Há um ano o Brasil recebia a nova Renault Master reestilizada, que acabou ganhando o mesmo visual do modelo europeu. E falando no velho continente, o novo veículo comercial leve foi flagrado nos últimos dias rodando em testes na neve com bastante camuflagem, o que adianta que estamos diante de uma nova geração do modelo.
A atual geração do Renault Master já sente os sinais da idade, pois acumulada nada menos do que 10 anos na Europa. Com isso a marca francesa já trabalha na nova geração da Master que, a julgar pelas primeiras imagens, está ainda em sua fase inicial de testes. A camuflagem cobre uma boa parte do furgão, mas podemos apostar que o modelo já está em sua versão de produção, já que aparentemente não há painéis falsos visíveis presos na carroceria – aqueles que visam disfarçar as formas finais de um veículo de testes.
Olhando com mais cuidado, tanto os faróis quanto as lanternas também parecem já ser componentes de produção. No entanto, por estarem ainda bastante camuflados fica difícil dizer qual é a sua forma final. O que podemos adiantar é que o furgão ou van deverá herdar a atual linguagem visual da Renault, caracterizada principalmente pelos faróis mais recortados e design mais arredondado.
Porém, o modelo comercial deverá ter novidades na motorização. Atualmente a Renault já conta com uma versão movida a bateria do Master, que na versão comercializada atualmente no mercado europeu traz uma pequena bateria de 55 kWh, o que é suficiente para rodar cerca de 190 quilômetros, isso de acordo com o padrão WLTP. Não é um número muito expressivo, mas o furgão é usado na Europa para as chamadas entregas locais. A boa notícia é que seu sucessor poderá surgir com uma bateria consideravelmente maior, o que vai aumentar sua autonomia e consequentemente sua capacidade de rodar em entregas entre cidades.
Como você deve imaginar, a Master com motor elétrico não será o motor mais popular do furgão. Assim como no Brasil, na Europa as vans e furgões a diesel ainda dominam as vendas entre veículos comerciais leves. Desta forma, o novo Renault Master deverá contar ao menos com uma versão movida a diesel – apesar das normas de emissões cada vez mais rígidas no continente. O modelo atual é vendido com um motor 2.3 turbodiesel que entrega até 180 cavalos, que deverá ser mantido para a nova geração.
Existem rumores que o novo Master poderá ganhar ainda uma variante movida a hidrogênio. A Renault chegou a apresentar no passado o Master H2-TECH como um projeto piloto de veículo comercial com célula de combustível, assim, é possível que o novo modelo comercial tenha novidades acerca disso.
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