Completando seu 2º ano fora da União Europeia, o Reino Unido registrou uma leve queda nas vendas de veículos novos em 2022. De acordo com a SMTT (Society of Motor Manufacturers and Traders), entidade que representa os fabricantes no mercado local, no ano passado foram comercializadas 1.614.063 unidades, 2% a menos do que em 2021.
Segundo o Best Selling Cars Blog, este foi o pior desempenho anual desde 1992. O resultado só não foi pior por grande contribuição dos modelos elétricos que, com quase 270 mil unidades comercializadas, cresceram cerca de 40%. A Volkswagen, com 131.850 unidades, repetiu a liderança conquistada no ano anterior graças essencialmente às vendas de dezembro.
Isso porque a Ford (126.826), quarta colocada em 2021, vinha à frente até novembro por uma margem mínima. Com 110.144 unidades, a Audi foi a 3ª colocada pelo 2º ano seguido. Atrás da BMW (108.624), a Toyota (102.181) jamais havia tido uma participação de mercado similar (6,3%). O destaque negativo coube à Mercedes (80.910), dona da maior retração no top 10 (-17%). Em situação oposta, a chinesa MG (51.050) cresceu quase 67%.
POS. |
MARCA |
2022 |
% MERCADO 2022 |
2021 |
% MERCADO 2021 |
% VAR. 2022/2021 |
POS. 2021 |
1º |
VOLKSWAGEN |
131.850 |
8,2% |
147.826 |
9,0% |
-10,8% |
1º |
2º |
FORD |
126.826 |
7,9% |
116.305 |
7,1% |
9,0% |
4º |
3º |
AUDI |
110.144 |
6,8% |
117.953 |
7,2% |
-6,6% |
2º |
4º |
BMW |
108.624 |
6,7% |
116.577 |
7,1% |
-6,8% |
3º |
5º |
TOYOTA |
102.181 |
6,3% |
100.895 |
6,1% |
1,3% |
5º |
6º |
KIA |
100.191 |
6,2% |
90.817 |
5,5% |
10,3% |
8º |
7º |
VAUXHALL |
83.691 |
5,2% |
91.452 |
5,6% |
-8,5% |
7º |
8º |
MERCEDES-BENZ |
80.910 |
5,0% |
97.945 |
5,9% |
-17,4% |
6º |
9º |
HYUNDAI |
80.419 |
5,0% |
69.680 |
4,2% |
15,4% |
9º |
10º |
NISSAN |
76.711 |
4,8% |
68.494 |
4,2% |
12,0% |
10º |
11º |
TESLA |
54.622 |
3,4% |
34.853 |
2,1% |
56,7% |
17º |
12º |
PEUGEOT |
52.264 |
3,2% |
61.106 |
3,7% |
-14,5% |
11º |
13º |
MG |
51.050 |
3,2% |
30.600 |
1,9% |
66,8% |
18º |
14º |
SKODA |
48.848 |
3,0% |
55.561 |
3,4% |
-12,1% |
12º |
15º |
MINI |
45.854 |
2,8% |
45.756 |
2,8% |
0,2% |
15º |
16º |
LAND ROVER |
43.180 |
2,7% |
53.111 |
3,2% |
-18,7% |
13º |
17º |
VOLVO |
36.506 |
2,3% |
48.260 |
2,9% |
-24,4% |
14º |
18º |
RENAULT |
32.285 |
2,0% |
29.836 |
1,8% |
8,2% |
20º |
19º |
CITROËN |
28.487 |
1,8% |
30.204 |
1,8% |
-5,7% |
19º |
20º |
DACIA |
27.221 |
1,7% |
17.568 |
1,1% |
54,9% |
- |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
ACUMULADO |
1.614.063 |
100,0% |
1.647.181 |
100,0% |
-2,0% |
|
Já na disputa entre os modelos tivemos um fato histórico: com 42.704 unidades, boa parte delas resultado de cinco lideranças ao longo do ano, o Nissan Qashqai, aproveitando-se da nova geração e do aumento da capacidade produtiva no Reino Unido, se tornou o 1º representante de origem asiática a conquistar a posição de honra por lá.
Preferido no ano anterior, o Vauxhall Corsa (35.910) perdeu 12% de seus compradores e por muito pouco não foi superado por um Tesla Model Y (35.551) que teve um desempenho fora do comum no último mês de 2022. O Ford Puma (35.088), oitavo colocado em 2021, saltou quatro posições para se garantir como o melhor representante da marca norte-americana.
A Ford ainda emplacou outros dois modelos no top 10: o Kuga (26.549) e o Fiesta (25.070), preferido até 2020 e que havia ficado fora do pelotão em 2021. Líder em janeiro, o Kia Sportage (29.655) encerrou o ano numa inédita 6ª posição. Logo na sequência, o Hyundai Tucson (27.839) garantiu sua 1ª participação no top 10 à frente do VW Golf (26.558).
POS. |
MARCA |
2022 |
% MERCADO 2022 |
2021 |
% MERCADO 2021 |
% VAR. 2022/2021 |
POS. 2021 |
1º |
NISSAN QASHQAI |
42.704 |
2,6% |
29.922 |
1,8% |
42,7% |
7º |
2º |
VAUXHALL CORSA |
35.910 |
2,2% |
40.914 |
2,5% |
-12,2% |
1º |
3º |
TESLA MODEL Y |
35.551 |
2,2% |
|
- |
- |
- |
4º |
FORD PUMA |
35.088 |
2,2% |
28.697 |
1,7% |
22,3% |
8º |
5º |
MINI |
32.387 |
2,0% |
31.792 |
1,9% |
1,9% |
3º |
6º |
KIA SPORTAGE |
29.655 |
1,8% |
27.611 |
1,7% |
7,4% |
9º |
7º |
HYUNDAI TUCSON |
27.839 |
1,7% |
|
- |
- |
- |
8º |
VW GOLF |
26.558 |
1,6% |
30.240 |
1,8% |
-12,2% |
6º |
9º |
FORD KUGA |
26.549 |
1,6% |
|
- |
- |
- |
10º |
FORD FIESTA |
25.070 |
1,6% |
|
- |
- |
- |
O último mês de 2022 marcou o 5º crescimento seguido das vendas de veículos novos no Reino Unido. De acordo com a SMTT, em dezembro foram comercializadas 128.462 unidades, pouco mais de 18% acima do registrado no mesmo período de 2021.
Na disputa entre as montadoras, a Tesla (16.368) conquistou sua 3ª liderança desde a chegada ao mercado – as outras duas vezes foram em abril de 2020 e em dezembro de 2021. A Mini (5.008), 8ª colocada, foi a única no top 10 com retração. Em baixa de 21%, a Mercedes (4.346) ficou fora do pelotão de cima pelo 2º mês seguido. Destaque negativo, a Vauxhall (3.335) perdeu quase metade de seus compradores.
POS. |
MARCA |
DEZ.22 |
% MERCADO 2022 |
DEZ.21 |
% MERCADO 2021 |
% VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
TESLA |
16.368 |
12,7% |
9.612 |
8,9% |
70,3% |
2º |
VOLKSWAGEN |
13.118 |
10,2% |
8.854 |
8,2% |
48,2% |
3º |
BMW |
9.523 |
7,4% |
6.420 |
5,9% |
48,3% |
4º |
AUDI |
8.941 |
7,0% |
7.647 |
7,0% |
16,9% |
5º |
NISSAN |
7.878 |
6,1% |
6.365 |
5,9% |
23,8% |
6º |
FORD |
7.676 |
6,0% |
4.973 |
4,6% |
54,4% |
7º |
TOYOTA |
6.835 |
5,3% |
6.078 |
5,6% |
12,5% |
8º |
MINI |
5.008 |
3,9% |
5.924 |
5,5% |
-15,5% |
9º |
HYUNDAI |
4.740 |
3,7% |
4.740 |
4,4% |
0,0% |
10º |
RENAULT |
4.666 |
3,6% |
2.019 |
1,9% |
131,1% |
11º |
MERCEDES-BENZ |
4.346 |
3,4% |
5.508 |
5,1% |
-21,1% |
12º |
SKODA |
4.175 |
3,2% |
3.665 |
3,4% |
13,9% |
13º |
VOLVO |
3.742 |
2,9% |
3.443 |
3,2% |
8,7% |
14º |
KIA |
3.450 |
2,7% |
2.903 |
2,7% |
18,8% |
15º |
VAUXHALL |
3.335 |
2,6% |
6.097 |
5,6% |
-45,3% |
16º |
PORSCHE |
3.055 |
2,4% |
2.221 |
2,0% |
37,6% |
17º |
MG |
2.927 |
2,3% |
1.126 |
1,0% |
159,9% |
18º |
LAND ROVER |
2.592 |
2,0% |
2.669 |
2,5% |
-2,9% |
19º |
MAZDA |
2.168 |
1,7% |
1.174 |
1,1% |
84,7% |
20º |
SEAT |
1.966 |
1,5% |
1.032 |
1,0% |
90,5% |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
|
TOTAL |
128.462 |
... |
108.596 |
... |
18,3% |
No ranking de modelos tivemos uma inédita dobradinha da Tesla, com o Model Y (10.664) líder pela 2ª vez no ano, repetindo o feito de março, e com o Model 3 (5.704) em 2º, mas em queda superior a 40% frente a dezembro de 2021, quando foi o preferido. O Nissan Qashqai, com 3.506 unidades, marcou presença no pódio pelo 4º mês consecutivo.
Quarto colocado, o Mini (3.319) amargou queda de quase 30% no período. Com 2.325 unidades, o VW T-Roc completou o top 5 marcando presença na lista dos mais vendidos pela 5ª vez nos últimos seis meses. Apenas uma unidade à frente do Ford Puma (1.782), o elétrico Nissan Leaf (1.783) apareceu pela 1ª vez no ano no top 10.
POS. |
MODELO |
DEZ.22 |
% MERCADO 2022 |
DEZ.21 |
% MERCADO 2021 |
% VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
TESLA MODEL Y |
10.664 |
8,3% |
- |
- |
- |
2º |
TESLA MODEL 3 |
5.704 |
4,4% |
9.612 |
8,9% |
-40,7% |
3º |
NISSAN QASHQAI |
3.506 |
2,7% |
2.122 |
2,0% |
65,2% |
4º |
MINI |
3.319 |
2,6% |
4.625 |
4,3% |
-28,2% |
5º |
VW T-ROC |
2.325 |
1,8% |
- |
- |
- |
6º |
TOYOTA YARIS |
2.020 |
1,6% |
- |
- |
- |
7º |
VOLVO XC40 |
1.869 |
1,5% |
1.755 |
1,6% |
6,5% |
8º |
FORD FIESTA |
1.814 |
1,4% |
- |
- |
- |
9º |
NISSAN LEAF |
1.783 |
1,4% |
1.578 |
1,5% |
13,0% |
10º |
FORD PUMA |
1.782 |
1,4% |
1.827 |
1,7% |
-2,5% |
Observação:
- Números de dezembro/21 indisponíveis para os modelos Tesla Model Y, VW T-Roc, Toyota Yaris e Ford Fiesta.
Fonte: SMMT, Best Selling Cars Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Com nova geração lá fora, Nissan Kicks tem R$ 13.000 de bônus no Brasil
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
"Será uma picape emocionante", diz Nissan sobre nova Frontier
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Teste Nissan Sentra Advance 2025: chega de SUV, por favor
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Os 10 SUVs automáticos mais baratos do Brasil