Ar-condicionado do futuro? VW ID.7 reage até à posição do sol
Sistema é acionado automaticamente assim que a chave é detectada, mesmo antes de o motorista entrar no carro
Apresentado com bastante expectativa na última edição da Consumer Electronics Show (CES) em Las Vegas, nos Estados Unidos, o Volkswagen ID.7 promete trazer inovações importantes quando chegar ao mercado no final do ano. Entre elas, destaque para o sistema de ar-condicionado equipado com tecnologia inteligente de ventilação.
De acordo com a Volkswagen, o sistema de ar-condicionado de ação rápida é acionado automaticamente assim que a chave é detectada, mesmo antes de o motorista entrar no carro. Dessa forma, começa a liberar ar frio em dias dias quentes e vice-versa se a porta for aberta, distribuindo o ar de forma "rápida e em uma grande área por meio de movimentos horizontais dinâmicos". Uma vez que os passageiros estão sentados, o fluxo de ar pode ser redirecionado para o corpo ou para outra área.
Galeria: Volkswagen ID.7 Prototype
O ID.7 de produção terá ainda sistema de entretenimento de 15 polegadas com espaço de tela amplo e que sempre contará com um atalho para a função de controle climático. As saídas de ar inteligentes serão controladas digitalmente e a mudança de temperatura será feita usando os controles deslizantes de toque iluminados posicionados abaixo da tela.
Alternativamente, os controles de voz poderão ser usados para alterar as configurações. Por exemplo, o motorista poderá falar "Olá Volkswagen, minhas mãos estão frias" e automaticamente o ar quente será direcionado para o volante por aproximadamente 5 minutos.
Além disso, a função do volante aquecido será ativada. Se o ID.7 for conduzido por várias pessoas, as preferências individuais do usuário estarão disponíveis para eliminar o incômodo de ter que ajustar as configurações toda vez que uma pessoa diferente entrar no carro.
Outra inovação será a capacidade do sistema do ar-condicionado de reagir às condições climáticas do próprio ambiente. Na prática, um sensor instalado no pára-brisas irá detectar o ângulo incidente de luz solar em condições com altas temperaturas externas e alta intensidade solar. Dessa forma, se o sol brilhar fortemente em apenas um lado do veículo, o ar-condicionado começará automaticamente a soprar mais ar frio para a zona mais quente.
A Europa e a China serão os primeiros mercados a receber o VW ID.7 no final deste ano, com os Estados Unidos a partir de 2024. Na sequência, a linha ID. será ampliada com a chegada do inédito SUV ID.8, de tamanho equivalente ao Atlas, e os pequenos ID.1 ou ID.2.
VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Lendário motor VR6 da VW é aposentado após 34 anos
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
VW teria desistido de vender fábricas, segundo imprensa alemã
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
Volkswagen considera transferir produção do Golf da Alemanha para o México