Produção de motos no Brasil em 2022 quebra recorde que vem desde 2015
Alta em relação a 2021 chegou a 18,2%, mesmo com queda expressiva em dezembro
As fabricantes de motocicletas instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM) produziram 1.413.222 motocicletas no acumulado de 2022. O levantamento foi divulgado pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo). Na comparação com outros anos, o resultado foi positivo.
Os números revelaram que o volume de produção registrado no ano passado foi 18,2% superior ao registrado em 2021, quando 1.195.149 motocicletas deixaram as linhas montagem nacionais. Isso também representou o melhor resultado para o segmento desde 2014, que registrou a produção de 1.517.662 unidades.
Na avaliação do presidente da Abraciclo, Marcos Fermanian, esses números comprovam a retomada de crescimento do segmento após enfrentar um primeiro bimestre de 2022 mais complicado devido à pandemia da covid-19 que voltou a atingir a cidade de Manaus (AM). “Depois disso, o ritmo de produção cresceu mês a mês para atender ao consumidor que passou a utilizar a motocicleta como instrumento de trabalho, evitar a aglomeração no transporte público ou ter maior agilidade e mobilidade nos centros urbanos”, afirmou.
O volume final ficou bem próximo da projeção revisada, que era de 1.420.000 unidades e crescimento de 18,8%. Falando em projeções, a Abraciclo também divulgou a expectativa de produção nacional de motos para 2023. A entidade e suas associadas esperam que este ano se encerre com um total de 1.550.000 unidades produzidas em território nacional. Caso isso se confirme, será um crescimento de 9,7% sobre o registrado no ano passado.
“Após três anos de pandemia, estamos aumentando a produção para atender ao crescimento da demanda do mercado, que retoma gradativamente aos volumes anteriores. Por outro lado, estamos atentos a possíveis incertezas econômicas, consequência da elevação dos custos globais de produção, da definição da política do novo governo, do andamento das reformas política e administrativa, do fator Custo Brasil, entre outros”, analisa Fermanian.
Por outro lado, os números de produção apenas do mês de dezembro de 2022 foram negativos. No último mês de 2022, foram fabricadas 85.117 motocicletas, volume 11,5% maior ao registrado em dezembro de 2021 (76.359 unidades) e 34,1% menor em relação a novembro de 2022 (129.216 motocicletas). “A retração era esperada devido às férias coletivas que já estavam programadas”, explica o presidente da Abraciclo. “Nesse período, as fábricas aproveitam para realizar serviços de manutenção e instalar novos equipamentos nos centros de produção”, enfatiza.
As exportações totalizaram 55.338 unidades em 2022, o que corresponde a uma elevação de 3,5% na comparação com o ano anterior (53.476 motocicletas). A projeção revisada era embarcar 59.000 unidades para o exterior. De acordo com levantamento do portal de estatísticas de comércio exterior Comex Stat, que registra os embarques totais de cada mês, analisados pela Abraciclo, a Colômbia foi o principal destino, com 15.686 unidades e 27,6% do volume exportado. Em segundo lugar, ficou a Argentina (13.538 motocicletas e 23,8% das exportações), seguida pelos Estados Unidos (12.211 unidades e 21,5%).
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