Em mais um ano de alta, os SUVs e crossovers médios e grandes encerraram 2022 com 193.961 unidades emplacadas de acordo com os números oficiais divulgados pela Fenabrave e pela Abeifa, 13,6% a mais do que em 2021 (170.731). Este resultado representou quase 10% de todos os 1.957.699 automóveis e comerciais leves registrados no Brasil no ano passado.
Em seu 6º ano completo no mercado, o Jeep Compass (63.564), único entre os nove primeiros com diminuição do ritmo, se manteve à frente na faixa intermediária, mas desta vez com menor vantagem em relação ao Toyota Corolla Cross (42.506). Com isso, a participação de mercado do modelo produzido em Goiana (PE) caiu 9 pontos percentuais, mas ainda ficou em confortáveis 45%.
Em seu 1º ano cheio, o VW Taos foi o preferido por 11.737 consumidores, bem longe da briga do Jeep e do Toyota. O Caoa Chery Tiggo 7 (8.876), em seu 4º ano no mercado, mais do que dobrou as vendas de 2021 com o reforço da versão Pro. O Mitsubishi Eclipse Cross, com 3.725 unidades, foi a única novidade no top 5.
Oitavo no último ranking, o Hyundai Tucson (2.239) subiu duas colocações. Com versão reestilizada nas lojas, o Chevrolet Equinox (1.768) quintuplicou as vendas de 2021 e superou o Ford Bronco Sport (1.583). Atrás do Toyota RAV4 (1.084), o Ford Territory (978) completou o top 10 perdendo quase 60% de seus compradores.
Mesmo com nova geração, o Kia Sportage (873) encerrou 2022 em baixa (-27%). Valerá acompanhar com atenção o desempenho comercial dos chineses da BYD ao longo de 2023, modelos que tem feito muito sucesso em seu país de origem.
SUVs / Crossovers II |
|
||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2022 |
% 2022 |
TOTAL 2021 |
% 2021 |
% VARIAÇÃO 2022/2021 |
POS. 2021 |
1º |
JEEP COMPASS |
63564 |
45,07% |
70907 |
54,18% |
-10,36% |
1º |
2º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
42506 |
30,14% |
34249 |
26,17% |
24,11% |
2º |
3º |
VW TAOS |
11737 |
8,32% |
7732 |
5,91% |
51,80% |
3º |
4º |
CAOA CHERY TIGGO 7 |
8876 |
6,29% |
4016 |
3,07% |
121,02% |
4º |
5º |
MITSUBISHI ECLIPSE CROSS |
3725 |
2,64% |
2323 |
1,77% |
60,35% |
6º |
6º |
HYUNDAI TUCSON |
2239 |
1,59% |
1550 |
1,18% |
44,45% |
8º |
7º |
CHEVROLET EQUINOX |
1768 |
1,25% |
318 |
0,24% |
455,97% |
14º |
8º |
FORD BRONCO SPORT |
1583 |
1,12% |
1053 |
0,80% |
50,33% |
10º |
9º |
TOYOTA RAV4 |
1084 |
0,77% |
819 |
0,63% |
32,36% |
11º |
10º |
FORD TERRITORY |
978 |
0,69% |
2231 |
1,70% |
-56,16% |
7º |
11º |
KIA SPORTAGE |
873 |
0,62% |
1192 |
0,91% |
-26,76% |
9º |
12º |
PEUGEOT 3008 |
814 |
0,58% |
670 |
0,51% |
21,49% |
12º |
13º |
SUBARU XV |
278 |
0,20% |
205 |
0,16% |
35,61% |
16º |
14º |
HYUNDAI IX35 |
275 |
0,19% |
2597 |
1,98% |
-89,41% |
5º |
15º |
JAC E-JS4 |
233 |
0,17% |
36 |
0,03% |
547,22% |
19º |
16º |
SUBARU FORESTER |
191 |
0,14% |
174 |
0,13% |
9,77% |
17º |
17º |
KIA NIRO |
160 |
0,11% |
0 |
0,00% |
- |
- |
18º |
HONDA CR-V |
77 |
0,05% |
420 |
0,32% |
-81,67% |
13º |
19º |
JAC T60 |
52 |
0,04% |
172 |
0,13% |
-69,77% |
18º |
20º |
BYD SONG PLUS |
12 |
0,01% |
0 |
0,00% |
- |
- |
21º |
BYD YUAN PLUS |
8 |
0,01% |
0 |
0,00% |
- |
- |
22º |
MITSUBISHI ASX |
5 |
0,00% |
206 |
0,16% |
-97,57% |
15º |
23º |
DODGE JOURNEY |
2 |
0,00% |
1 |
0,00% |
100,00% |
23º |
24º |
SUBARU OUTBACK |
1 |
0,00% |
7 |
0,01% |
-85,71% |
20º |
|
|
141041 |
100,00% |
130878 |
100,00% |
7,77% |
|
Já entre os modelos maiores tivemos uma troca de líder: preferido nos últimos anos, o Toyota SW4 (13.718) foi superado com grande margem pelo Jeep Commander (22.355) em seu 1º ano completo. Vice em 2021, o Caoa Chery Tiggo 8 (10.439) praticamente repetiu o desempenho do ano anterior. Com 3.208 unidades, o Chevrolet Trailblazer foi o 4º colocado.
O Mitsubishi Pajero (1.956), que havia sido o 7º no ranking anterior, subiu duas posições. O ano foi bastante negativo para o Mitsubishi Outlander (1.087), que perdeu quase 2/3 de seus compradores. Sem contar com a versão reestilizada nas concessionárias, o VW Tiguan encerrou o ano com apenas 53 unidades vendidas, menos até do que o Jeep Wrangler (68).
SUVs / Crossovers III |
|
||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2022 |
% 2022 |
TOTAL 2021 |
% 2021 |
% VARIAÇÃO 2022/2021 |
POS. 2021 |
1º |
JEEP COMMANDER |
22355 |
42,24% |
3715 |
9,32% |
501,75% |
3º |
2º |
TOYOTA SW4 |
13718 |
25,92% |
13641 |
34,23% |
0,56% |
1º |
3º |
CAOA CHERY TIGGO 8 |
10439 |
19,73% |
10462 |
26,25% |
-0,22% |
2º |
4º |
CHEVROLET TRAILBLAZER |
3208 |
6,06% |
3320 |
8,33% |
-3,37% |
5º |
5º |
MITSUBISHI PAJERO |
1956 |
3,70% |
2080 |
5,22% |
-5,96% |
7º |
6º |
MITSUBISHI OUTLANDER / SPORT |
1087 |
2,05% |
2868 |
7,20% |
-62,10% |
6º |
7º |
JEEP WRANGLER |
68 |
0,13% |
214 |
0,54% |
-68,22% |
8º |
8º |
VW TIGUAN |
53 |
0,10% |
3415 |
8,57% |
-98,45% |
4º |
9º |
JEEP GRAND CHEROKEE |
24 |
0,05% |
15 |
0,04% |
60,00% |
12º |
10º |
FORD EXPLORER |
4 |
0,01% |
1 |
0,00% |
300,00% |
17º |
11º |
HYUNDAI SANTA FE |
3 |
0,01% |
7 |
0,02% |
-57,14% |
14º |
12º |
FORD EDGE |
2 |
0,00% |
41 |
0,10% |
-95,12% |
10º |
13º |
KIA SORENTO |
2 |
0,00% |
72 |
0,18% |
-97,22% |
9º |
14º |
LIFAN X80 |
1 |
0,00% |
2 |
0,01% |
-50,00% |
16º |
|
|
52920 |
100,00% |
39853 |
100,00% |
32,79% |
|
Após três meses seguidos em alta, o segmento de SUVs e crossovers médios e grandes perdeu fôlego no final de 2022. Somando os modelos das duas categorias, foram emplacadas em dezembro 18.673 unidades, 3,3% abaixo do registrado no mesmo período de 2021 (19.317). Na comparação com novembro (18.135), houve uma leve evolução (+3%).
Embora com desempenho pior do que há um ano, o Jeep Compass (6.092) superou a casa das 5 mil unidades pela 7ª vez no período. Também em baixa (-15%), o Toyota Corolla Cross (3.894) não sofreu qualquer ameaça na disputa pelo 2º lugar. O Volkswagen Taos (1.495) completou o pódio com seu 2º melhor desempenho em 2022, mas praticamente estável em relação a 2021.
Atrás do Caoa Chery Tiggo 7 (880), o Chevrolet Equinox (356) teve seu melhor desempenho desde outubro de 2020 (476). Top 5 nos últimos meses, o Mitsubishi Eclipse Cross (284) veio na sequência. O mês ainda marcou os primeiros emplacamentos do BYD Yuan Plus (8), nova aposta da marca chinesa por aqui, e novos registros do híbrido Kia Niro (6).
SUVs / Crossovers II |
||||||||
POS. |
MODELO |
DEZ/22 |
NOV/22 |
DEZ/21 |
% DEZ 22 |
% NOV 22 |
VARIAÇÃO DEZ/NOV |
VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
JEEP COMPASS |
6092 |
6407 |
6668 |
44,66% |
49,71% |
-4,92% |
-8,64% |
2º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
3894 |
3402 |
4581 |
28,55% |
26,39% |
14,46% |
-15,00% |
3º |
VW TAOS |
1495 |
1149 |
1462 |
10,96% |
8,91% |
30,11% |
2,26% |
4º |
CAOA CHERY TIGGO 7 |
880 |
672 |
213 |
6,45% |
5,21% |
30,95% |
313,15% |
5º |
CHEVROLET EQUINOX |
356 |
288 |
4 |
2,61% |
2,23% |
23,61% |
8800,00% |
6º |
MITSUBISHI ECLIPSE CROSS |
284 |
476 |
197 |
2,08% |
3,69% |
-40,34% |
44,16% |
7º |
KIA SPORTAGE |
169 |
57 |
78 |
1,24% |
0,44% |
196,49% |
116,67% |
8º |
TOYOTA RAV4 |
111 |
109 |
41 |
0,81% |
0,85% |
1,83% |
170,73% |
9º |
FORD BRONCO SPORT |
94 |
145 |
130 |
0,69% |
1,12% |
-35,17% |
-27,69% |
10º |
SUBARU XV |
77 |
9 |
0 |
0,56% |
0,07% |
755,56% |
- |
11º |
PEUGEOT 3008 |
54 |
72 |
24 |
0,40% |
0,56% |
-25,00% |
125,00% |
12º |
FORD TERRITORY |
52 |
54 |
71 |
0,38% |
0,42% |
-3,70% |
-26,76% |
13º |
JAC E-JS4 |
22 |
13 |
3 |
0,16% |
0,10% |
69,23% |
633,33% |
14º |
HYUNDAI TUCSON |
21 |
20 |
84 |
0,15% |
0,16% |
5,00% |
-75,00% |
15º |
HYUNDAI IX35 |
12 |
5 |
121 |
0,09% |
0,04% |
140,00% |
-90,08% |
16º |
SUBARU FORESTER |
12 |
1 |
1 |
0,09% |
0,01% |
1100,00% |
1100,00% |
17º |
BYD YUAN PLUS |
8 |
0 |
0 |
0,06% |
0,00% |
- |
- |
18º |
KIA NIRO |
6 |
8 |
0 |
0,04% |
0,06% |
-25,00% |
- |
19º |
JAC T60 |
1 |
2 |
15 |
0,01% |
0,02% |
-50,00% |
-93,33% |
|
|
13640 |
12889 |
13693 |
100,00% |
100,00% |
5,83% |
-0,39% |
Na faixa de cima, o Jeep Commander (2.281) completou 13 meses consecutivos no topo do ranking e o 5º com desempenho acima das 2 mil unidades. Vice, o Toyota SW4 (1.380) registrou queda de 12% frente a 2021. Bem menor, no entanto, do que os quase 44% de retração do Caoa Chery Tiggo 8 (715), terceiro colocado. Destaque para o Mitsubishi Pajero (349), que não vendia tanto desde dezembro de 2015 (379).
SUVs / Crossovers III |
||||||||
POS. |
MODELO |
DEZ/22 |
NOV/22 |
DEZ/21 |
% DEZ 22 |
% NOV 22 |
VARIAÇÃO DEZ/NOV |
VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
JEEP COMMANDER |
2281 |
2422 |
2185 |
45,32% |
46,17% |
-5,82% |
4,39% |
2º |
TOYOTA SW4 |
1380 |
1522 |
1568 |
27,42% |
29,01% |
-9,33% |
-11,99% |
3º |
CAOA CHERY TIGGO 8 |
715 |
776 |
1272 |
14,21% |
14,79% |
-7,86% |
-43,79% |
4º |
MITSUBISHI PAJERO |
349 |
186 |
96 |
6,93% |
3,55% |
87,63% |
263,54% |
5º |
CHEVROLET TRAILBLAZER |
296 |
335 |
289 |
5,88% |
6,39% |
-11,64% |
2,42% |
6º |
MITSUBISHI OUTLANDER / SPORT |
8 |
1 |
198 |
0,16% |
0,02% |
700,00% |
-95,96% |
7º |
JEEP WRANGLER |
4 |
4 |
16 |
0,08% |
0,08% |
0,00% |
-75,00% |
|
|
5033 |
5246 |
5624 |
100,00% |
100,00% |
-4,06% |
-10,51% |
Fontes: Fenabrave / Abeifa
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Jeep Commander muda na Índia após vendas fracas e rejeição do mercado
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Avaliação Jeep Commander Overland 1.3T: quando um Jeep deixa de ser um jipe?
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Promoção Jeep: Renegade, Compass e Commander até R$ 15,7 mil mais baratos
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Jeep Commander alcança 50.000 unidades vendidas no Brasil em dois anos