BMW e Mercedes-Benz travaram disputa acirrada pelo título de montadora premium alemã mais vendida de 2022. Os números recentemente divulgados confirmam vantagem para a marca bávara e revelam diferença de apenas 56.792 unidades entre as duas. Na prática, a BMW emplacou 2.100.692 exemplares, enquanto a Mercedes entregou cerca de 2.043.900 veículos.
Os números foram ligeiramente menores em relação ao ano anterior. A BMW, por exemplo, recuou aproximadamente 5,1%, enquanto a Mercedes caiu 1,0%. Os números da Audi, também integrante da chamada trinca de luxo alemã, não foram divulgados. Ainda assim, é certo que ficou em terceiro lugar, levando em conta balanços que já vinham sendo apresentados.
No caso da BMW, as vendas de veículos híbridos e elétricos aumentaram 35,6% no ano passado, totalizando 372.956 unidades. já na Mercedes, modelos eletrificados somaram 319.200 unidades vendidas, o que representou aumento de 19%. Incluindo as vendas da Smart, quase todos carros de passageiros vendidos pela Mercedes-Benz em 2022 foram alimentados por bateria (44% vendas gerais de unidades de varejo).
A Mini, controlada pela BMW, registrou pequeno declínio de 3,0% em comparação com 2021. O modelo Cooper SE foi o modelo mais vendido da marca, com um total de 43.744 unidades entregues (aumento de mais de 25% em comparação com 2021). No total, BMW e Mini entregaram 215.755 carros movidos a bateria, 107,7% a mais do que no ano anterior.
Rolls-Royce teve seu melhor ano em 2022
A Rolls-Royce foi a única marca automotiva do grupo BMW a registrar aumento nas entregas no ano passado. Na verdade, 2022 foi o melhor ano em toda a história da marca de luxo, com 6.021 carros entregues a novos clientes. A Mercedes-Maybach, por sua vez, também teve um ano recorde com 21.600 unidades entregues aos clientes, um aumento de 37% em relação a 2021.
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