Nas lojas, SUVs dominaram vendas em 2022 com Creta destaque
Mas o mais vendido foi o Onix em recuperação de um 2021 difícil
O varejo foi responsável por 50,51% dos 1.957.699 automóveis e comerciais leves emplacados no Brasil em 2022. Este desempenho representou uma retração de mais de 6 pontos percentuais na comparação com 2021 (56,77%). A Fiat, com 17,29% de marketshare, repetiu a liderança do ano anterior. Muito próxima, a Chevrolet (16,37%) foi a 2ª, com a Toyota (14,91%) subindo de 5ª para 3ª e VW (11,81%) e Hyundai (10,73%) na sequência.
Líder entre 2015 e 2020 e 2º colocado em 2021, o Chevrolet Onix (58.083) retomou a posição de honra entre os automóveis. Mas não foi fácil: o Creta, novamente o líder entre os SUVs / crossovers, ficou menos de 1,6 mil unidades atrás (56.493) – o modelo da Hyundai teve mais de 90% de seus registros na modalidade. Com 47.471 unidades, o Chevrolet Tracker, 11º há um ano, completou o pódio.
Atrás do VW T-Cross (42.002), o Chevrolet Onix Plus (39.060) foi o único sedã entre os dez primeiros. Campeão geral no ano passado, o Hyundai HB20 (37.273) caiu para o sexto lugar com o aumento de sua participação nas vendas diretas. Em seus primeiros anos completos, Fiat Pulse (37.200) e Toyota Corolla Cross (36.217) vieram na sequência. Com o VW Nivus (32.201) em 10º, tivemos seis SUVs / crossovers na parte de cima da tabela.
Entre os modelos de entrada, o Renault Kwid (35.878) novamente ficou à frente do Fiat Mobi (24.742). 19º, o Honda City Hatch (14.992) foi o melhor estreante. Assim como no ano anterior, os BMW 320i (4.394) e X1 (3.090) foram os únicos representantes premium no top 50. Mesmo aposentado em dezembro de 2021, o Honda Civic (1.971) ainda ficou à frente de modelos como o Renault Captur (1.738), um dos que tiveram um 2022 para esquecer.
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
2022 |
1º |
CHEVROLET ONIX |
58.083 |
68,13% |
85.252 |
2º |
HYUNDAI CRETA |
56.493 |
90,17% |
62.651 |
3º |
CHEVROLET TRACKER |
47.471 |
67,04% |
70.806 |
4º |
VW T-CROSS |
42.002 |
64,28% |
65.341 |
5º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
39.060 |
51,91% |
75.243 |
6º |
HYUNDAI HB20 |
37.273 |
38,72% |
96.255 |
7º |
FIAT PULSE |
37.200 |
73,63% |
50.522 |
8º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
36.217 |
85,20% |
42.506 |
9º |
RENAULT KWID |
35.878 |
62,52% |
57.388 |
10º |
VW NIVUS |
32.201 |
81,60% |
39.463 |
11º |
TOYOTA COROLLA |
31.400 |
73,22% |
42.887 |
12º |
FIAT MOBI |
24.742 |
34,01% |
72.756 |
13º |
FIAT ARGO |
24.078 |
37,61% |
64.016 |
14º |
NISSAN KICKS |
22.774 |
58,42% |
38.983 |
15º |
TOYOTA YARIS HATCH |
20.877 |
78,44% |
26.614 |
16º |
HONDA CITY |
19.387 |
87,60% |
22.132 |
17º |
VW GOL |
17.093 |
23,54% |
72.606 |
18º |
JEEP RENEGADE |
15.655 |
30,46% |
51.398 |
19º |
HONDA CITY HATCH |
14.992 |
93,03% |
16.115 |
20º |
JEEP COMPASS |
14.986 |
23,58% |
63.564 |
21º |
HONDA HR-V |
14.440 |
93,74% |
15.404 |
22º |
TOYOTA SW4 |
12.802 |
93,32% |
13.718 |
23º |
HYUNDAI HB20S |
10.818 |
42,43% |
25.497 |
24º |
FIAT CRONOS |
10.574 |
25,37% |
41.680 |
25º |
RENAULT DUSTER |
10.387 |
45,78% |
22.690 |
26º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
10.087 |
63,91% |
15.783 |
27º |
VW TAOS |
9.690 |
82,56% |
11.737 |
28º |
FIAT FASTBACK |
8.678 |
87,75% |
9.889 |
29º |
CAOA CHERY TIGGO 8 |
7.941 |
76,07% |
10.439 |
30º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
7.653 |
79,28% |
9.653 |
31º |
VW POLO |
7.111 |
86,79% |
8.193 |
32º |
CAOA CHERY TIGGO 7 |
6.947 |
78,27% |
8.876 |
33º |
CITROËN C3 |
5.547 |
51,20% |
10.834 |
34º |
NISSAN VERSA |
5.038 |
88,98% |
5.662 |
35º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
5.035 |
59,12% |
8.517 |
36º |
BMW 320I |
4.394 |
89,51% |
4.909 |
37º |
CHEVROLET SPIN |
3.932 |
22,07% |
17.816 |
38º |
JEEP COMMANDER |
3.474 |
15,54% |
22.355 |
39º |
BMW X1 |
3.090 |
88,82% |
3.479 |
40º |
RENAULT SANDERO |
2.862 |
26,82% |
10.673 |
41º |
VW VIRTUS |
2.765 |
49,15% |
5.626 |
42º |
PEUGEOT 208 |
2.710 |
9,06% |
29.918 |
43º |
MITSUBISHI ECLIPSE CROSS |
2.310 |
62,01% |
3.725 |
44º |
CAOA CHERY TIGGO 3X |
2.024 |
55,36% |
3.656 |
45º |
HONDA CIVIC |
1.971 |
98,75% |
1.996 |
46º |
CITROËN C4 CACTUS |
1.762 |
9,55% |
18.450 |
47º |
RENAULT CAPTUR |
1.738 |
57,80% |
3.007 |
48º |
MITSUBISHI PAJERO |
1.649 |
84,30% |
1.956 |
49º |
FIAT GRAND SIENA |
1.388 |
33,52% |
4.141 |
50º |
CHEVROLET EQUINOX |
1.376 |
77,83% |
1.768 |
Já entre os comerciais leves tivemos uma nova líder. Terceira colocada nos últimos dois anos, a Fiat Strada (37.160) assumiu a 1ª posição com quase 2,3 mil unidades à frente da Toyota Hilux (34.886), nº 1 na categoria entre 2016 e 2020. Em ano fraco, a Fiat Toro (19.889) caiu da 1ª para a 3ª posição. A Ford Ranger, com 7.827 unidades, repetiu a 4ª colocação do último ranking.
A vantagem superior a 6,6 mil unidades em relação à Mitsubishi L200 (7.592), no entanto, caiu para apenas 235 unidades. Sexta, a Fiat Fiorino (7.357) foi novamente a 1ª dentre os modelos totalmente voltados para o trabalho. Principal aposta da Ford no ano passado, a Maverick emplacou apenas 505 unidades na modalidade.
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
2022 |
1º |
FIAT STRADA |
37.160 |
33,04% |
112.456 |
2º |
TOYOTA HILUX |
34.886 |
71,77% |
48.606 |
3º |
FIAT TORO |
19.889 |
40,13% |
49.567 |
4º |
FORD RANGER |
7.827 |
54,73% |
14.302 |
5º |
MITSUBISHI L200 |
7.592 |
47,96% |
15.831 |
6º |
FIAT FIORINO |
6.325 |
30,19% |
20.954 |
7º |
CHEVROLET S10 |
4.974 |
18,34% |
27.128 |
8º |
NISSAN FRONTIER |
4.507 |
51,99% |
8.669 |
9º |
VW AMAROK |
3.749 |
62,36% |
6.012 |
10º |
RENAULT MASTER |
3.378 |
33,70% |
10.023 |
11º |
KIA K2500 |
2.679 |
99,70% |
2.687 |
12º |
RENAULT OROCH |
2.550 |
21,21% |
12.022 |
13º |
PEUGEOT EXPERT |
2.149 |
60,21% |
3.569 |
14º |
CITROËN JUMPY |
1.699 |
61,80% |
2.749 |
15º |
VW / MAN EXPRESS |
1.481 |
69,63% |
2.127 |
16º |
IVECO DAILY 35-150 |
1.262 |
89,31% |
1.413 |
17º |
FORD TRANSIT |
1.054 |
51,04% |
2.065 |
18º |
IVECO DAILY |
952 |
99,48% |
957 |
19º |
VW SAVEIRO |
886 |
3,78% |
23.422 |
20º |
EFFA V21 |
720 |
100,00% |
720 |
21º |
FIAT DUCATO |
570 |
30,83% |
1.849 |
22º |
HYUNDAI HR |
548 |
84,83% |
646 |
23º |
FORD MAVERICK |
505 |
36,54% |
1.382 |
24º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 314 |
478 |
100,00% |
478 |
25º |
IVECO DAILY 30-130 |
451 |
97,20% |
464 |
26º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 315 |
425 |
100,00% |
425 |
27º |
PEUGEOT PARTNER |
410 |
19,03% |
2.154 |
28º |
EFFA V22 |
270 |
100,00% |
270 |
29º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 416 |
254 |
99,61% |
255 |
30º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
150 |
100,00% |
150 |
31º |
FIAT SCUDO |
84 |
8,13% |
1.033 |
32º |
JAC V260 |
71 |
100,00% |
71 |
33º |
PEUGEOT BOXER |
68 |
72,34% |
94 |
34º |
FOTON AUMARK 3.5-14DT |
67 |
100,00% |
67 |
35º |
FOTON AUMARK 1039 |
62 |
100,00% |
62 |
36º |
CITROËN JUMPER |
61 |
76,25% |
80 |
37º |
RAM 1500 |
58 |
4,64% |
1.251 |
38º |
JEEP GLADIATOR |
56 |
43,08% |
130 |
39º |
EFFA V25 |
51 |
100,00% |
51 |
40º |
RAM 3500 |
45 |
2,04% |
2.204 |
41º |
BYD T3 |
37 |
100,00% |
37 |
42º |
KIA UK2500 |
36 |
100,00% |
36 |
44º |
FORD F150 |
29 |
85,29% |
34 |
45º |
CHEVROLET SILVERADO |
25 |
100,00% |
25 |
46º |
JAC IEV750 |
23 |
100,00% |
23 |
47º |
EFFA K01 |
16 |
100,00% |
16 |
48º |
RAM 2500 |
9 |
0,86% |
1.046 |
49º |
TOYOTA BANDEIRANTE |
9 |
64,29% |
14 |
50º |
VW KOMBI |
8 |
88,89% |
9 |
Em dezembro
Responsável por 46,11% dos 202.176 automóveis e comerciais leves registrados no mês passado, o varejo chegou ao 6º mês seguido atrás das vendas diretas. A Chevrolet, com 17,59% de participação, assumiu a liderança. Preferida em outubro e novembro, a Fiat (15,47%) também foi superada pela Toyota (16,24%). VW (12,56%) e Hyundai (10,14%) completaram as cinco primeiras posições.
No ranking de automóveis tivemos uma dobradinha da Chevrolet, com o Onix (6.043) à frente do Tracker (5.725). Preferido entre agosto e novembro, o Hyundai Creta (5.719) praticamente teve um empate técnico na disputa pelo 2º lugar. O pódio, vale ressaltar, teve os mesmos integrantes do mês anterior, apenas com ordens trocadas.
Considerando o 4º lugar do VW Nivus (3.414), o Toyota Corolla Cross (3.404) em 5º, o Fiat Fastback (3.083) em 8º, o Honda HR-V (3.030) em 9º e o VW T-Cross (2.902) em 10º, tivemos 70% do top 10 com SUVs / crossovers – este é o 5º mês seguido em que o segmento mais aquecido do mercado tem pelo menos 60% de predomínio da parte de cima da tabela. Sexto, o Chevrolet Onix Plus (3.321) tirou do Toyota Corolla (3.198) a liderança entre os sedãs.
Mesmo com maior foco nas vendas diretas, o novo Citroën C3 (1.326) novamente garantiu lugar entre os vinte primeiros. Menos dependente da modalidade (9,4%), o Peugeot 208 (168) foi apenas o 43º. Entre os cinquenta primeiros, apenas três modelos tiveram 100% de seus registros na modalidade: o Mercedes GLA (149), o Porsche Cayenne (124) e o Kia Stonic (120).
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
DEZ.22 (A) |
1º |
CHEVROLET ONIX |
6.043 |
63,54% |
9.511 |
2º |
CHEVROLET TRACKER |
5.725 |
69,12% |
8.283 |
3º |
HYUNDAI CRETA |
5.719 |
87,02% |
6.572 |
4º |
VW NIVUS |
3.414 |
71,78% |
4.756 |
5º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
3.404 |
87,42% |
3.894 |
6º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
3.321 |
41,36% |
8.030 |
7º |
TOYOTA COROLLA |
3.198 |
73,86% |
4.330 |
8º |
FIAT FASTBACK |
3.083 |
90,38% |
3.411 |
9º |
HONDA HR-V |
3.030 |
94,75% |
3.198 |
10º |
VW T-CROSS |
2.902 |
46,94% |
6.182 |
11º |
HYUNDAI HB20 |
2.759 |
39,58% |
6.970 |
12º |
RENAULT KWID |
2.600 |
51,15% |
5.083 |
13º |
FIAT PULSE |
2.572 |
64,00% |
4.019 |
14º |
VW POLO |
2.413 |
83,58% |
2.887 |
15º |
NISSAN KICKS |
2.362 |
64,41% |
3.667 |
16º |
TOYOTA YARIS HATCH |
2.097 |
65,10% |
3.221 |
17º |
FIAT ARGO |
1.687 |
25,04% |
6.737 |
18º |
HONDA CITY HATCH |
1.447 |
96,02% |
1.507 |
19º |
CITROËN C3 |
1.326 |
40,54% |
3.271 |
20º |
TOYOTA SW4 |
1.304 |
94,49% |
1.380 |
21º |
FIAT MOBI |
1.258 |
17,33% |
7.258 |
22º |
JEEP COMPASS |
1.189 |
19,52% |
6.092 |
23º |
JEEP RENEGADE |
1.168 |
21,55% |
5.420 |
24º |
VW TAOS |
1.131 |
75,65% |
1.495 |
25º |
HONDA CITY |
1.120 |
84,59% |
1.324 |
26º |
FIAT CRONOS |
1.106 |
24,05% |
4.598 |
27º |
VW GOL |
1.030 |
11,24% |
9.166 |
28º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
1.013 |
50,55% |
2.004 |
29º |
HYUNDAI HB20S |
939 |
32,16% |
2.920 |
30º |
RENAULT DUSTER |
920 |
40,56% |
2.268 |
31º |
BMW 320i |
691 |
92,75% |
745 |
32º |
CHEVROLET SPIN |
555 |
22,82% |
2.432 |
33º |
CAOA CHERY TIGGO 7 |
548 |
62,27% |
880 |
34º |
CAOA CHERY TIGGO 8 |
539 |
75,38% |
715 |
35º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
455 |
66,04% |
689 |
36º |
NISSAN VERSA |
400 |
82,99% |
482 |
37º |
CHEVROLET EQUINOX |
297 |
83,43% |
356 |
38º |
MITSUBISHI PAJERO |
243 |
69,63% |
349 |
39º |
VW VIRTUS |
238 |
29,90% |
796 |
40º |
JEEP COMMANDER |
237 |
10,39% |
2.281 |
41º |
MITSUBISHI ECLIPSE CROSS |
217 |
76,41% |
284 |
42º |
RENAULT SANDERO |
206 |
15,09% |
1.365 |
43º |
PEUGEOT 208 |
168 |
9,40% |
1.787 |
44º |
KIA SPORTAGE |
165 |
97,63% |
169 |
45º |
AUDI Q3 |
159 |
59,11% |
269 |
46º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
153 |
84,53% |
181 |
47º |
MERCEDES GLA |
149 |
100,00% |
149 |
48º |
PORSCHE CAYENNE |
124 |
100,00% |
124 |
49º |
KIA STONIC |
120 |
100,00% |
120 |
50º |
CITROËN C4 CACTUS |
119 |
15,70% |
758 |
Entre os comerciais, a Toyota Hilux (4.004) interrompeu um domínio de seis meses da Fiat Strada (3.182). Mais uma vez distante da briga pela liderança, a Fiat Toro (1.090) novamente viu a aproximação da Ford Ranger (958). Em outro mês fraco, a Chevrolet S10 (199) foi apenas a 13ª colocada, atrás da van Ford Transit (215).
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
DEZ.22 (A) |
1º |
TOYOTA HILUX |
4.004 |
69,24% |
5.783 |
2º |
FIAT STRADA |
3.182 |
34,70% |
9.169 |
3º |
FIAT TORO |
1.090 |
25,37% |
4.296 |
4º |
FORD RANGER |
958 |
60,10% |
1.594 |
5º |
MITSUBISHI L200 |
731 |
46,00% |
1.589 |
6º |
NISSAN FRONTIER |
393 |
41,59% |
945 |
7º |
FIAT FIORINO |
392 |
19,42% |
2.019 |
8º |
VW AMAROK |
374 |
42,12% |
888 |
9º |
RENAULT OROCH |
279 |
23,41% |
1.192 |
10º |
RENAULT MASTER |
251 |
28,08% |
894 |
11º |
KIA K2500 |
225 |
99,56% |
226 |
12º |
FORD TRANSIT |
215 |
38,74% |
555 |
13º |
CHEVROLET S10 |
199 |
5,90% |
3.374 |
14º |
VW SAVEIRO |
162 |
5,36% |
3.024 |
15º |
PEUGEOT EXPERT |
143 |
77,72% |
184 |
16º |
CITROËN JUMPY |
134 |
88,16% |
152 |
17º |
IVECO DAILY |
114 |
100,00% |
114 |
18º |
VW / MAN EXPRESS |
92 |
61,33% |
150 |
19º |
FORD MAVERICK |
72 |
56,25% |
128 |
20º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 315 |
64 |
100,00% |
64 |
21º |
EFFA V21 |
59 |
100,00% |
59 |
22º |
PEUGEOT PARTNER |
34 |
14,47% |
235 |
23º |
FIAT SCUDO |
30 |
12,71% |
236 |
24º |
RAM 1500 |
24 |
21,43% |
112 |
25º |
EFFA V22 |
21 |
100,00% |
21 |
26º |
FORD F150 |
11 |
68,75% |
16 |
27º |
FIAT DUCATO |
10 |
90,91% |
11 |
28º |
IVECO DAILY 30-130 |
10 |
100,00% |
10 |
29º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
8 |
100,00% |
8 |
30º |
EFFA V25 |
7 |
100,00% |
7 |
31º |
FOTON AUMARK 3.5-14DT |
4 |
100,00% |
4 |
32º |
JAC V260 |
4 |
100,00% |
4 |
33º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 314 |
4 |
100,00% |
4 |
34º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 416 |
4 |
100,00% |
4 |
35º |
CITROËN JUMPER |
3 |
100,00% |
3 |
36º |
FOTON AUMARK 1039 |
3 |
100,00% |
3 |
37º |
IVECO DAILY 35-150 |
3 |
100,00% |
3 |
38º |
JAC IEV330P |
3 |
100,00% |
3 |
39º |
JEEP GLADIATOR |
3 |
50,00% |
6 |
40º |
RAM CLASSIC |
3 |
0,99% |
304 |
41º |
CHEVROLET SILVERADO |
2 |
100,00% |
2 |
42º |
IVECO DAILY 30S13 |
2 |
100,00% |
2 |
43º |
KIA UK2500 |
2 |
100,00% |
2 |
44º |
RAM 2500 |
2 |
1,45% |
138 |
45º |
RAM 3500 |
2 |
0,44% |
452 |
46º |
CHEVROLET C10 |
1 |
100,00% |
1 |
47º |
FORD F250 |
1 |
100,00% |
1 |
48º |
FORD RANCHERO |
1 |
100,00% |
1 |
49º |
GMC HUMMER EV |
1 |
100,00% |
1 |
50º |
GMC SIERRA |
1 |
100,00% |
1 |
Fonte: Fenabrave
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