Nas lojas, SUVs dominaram vendas em 2022 com Creta destaque
Mas o mais vendido foi o Onix em recuperação de um 2021 difícil
O varejo foi responsável por 50,51% dos 1.957.699 automóveis e comerciais leves emplacados no Brasil em 2022. Este desempenho representou uma retração de mais de 6 pontos percentuais na comparação com 2021 (56,77%). A Fiat, com 17,29% de marketshare, repetiu a liderança do ano anterior. Muito próxima, a Chevrolet (16,37%) foi a 2ª, com a Toyota (14,91%) subindo de 5ª para 3ª e VW (11,81%) e Hyundai (10,73%) na sequência.
Líder entre 2015 e 2020 e 2º colocado em 2021, o Chevrolet Onix (58.083) retomou a posição de honra entre os automóveis. Mas não foi fácil: o Creta, novamente o líder entre os SUVs / crossovers, ficou menos de 1,6 mil unidades atrás (56.493) – o modelo da Hyundai teve mais de 90% de seus registros na modalidade. Com 47.471 unidades, o Chevrolet Tracker, 11º há um ano, completou o pódio.
Atrás do VW T-Cross (42.002), o Chevrolet Onix Plus (39.060) foi o único sedã entre os dez primeiros. Campeão geral no ano passado, o Hyundai HB20 (37.273) caiu para o sexto lugar com o aumento de sua participação nas vendas diretas. Em seus primeiros anos completos, Fiat Pulse (37.200) e Toyota Corolla Cross (36.217) vieram na sequência. Com o VW Nivus (32.201) em 10º, tivemos seis SUVs / crossovers na parte de cima da tabela.
Entre os modelos de entrada, o Renault Kwid (35.878) novamente ficou à frente do Fiat Mobi (24.742). 19º, o Honda City Hatch (14.992) foi o melhor estreante. Assim como no ano anterior, os BMW 320i (4.394) e X1 (3.090) foram os únicos representantes premium no top 50. Mesmo aposentado em dezembro de 2021, o Honda Civic (1.971) ainda ficou à frente de modelos como o Renault Captur (1.738), um dos que tiveram um 2022 para esquecer.
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
2022 |
1º |
CHEVROLET ONIX |
58.083 |
68,13% |
85.252 |
2º |
HYUNDAI CRETA |
56.493 |
90,17% |
62.651 |
3º |
CHEVROLET TRACKER |
47.471 |
67,04% |
70.806 |
4º |
VW T-CROSS |
42.002 |
64,28% |
65.341 |
5º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
39.060 |
51,91% |
75.243 |
6º |
HYUNDAI HB20 |
37.273 |
38,72% |
96.255 |
7º |
FIAT PULSE |
37.200 |
73,63% |
50.522 |
8º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
36.217 |
85,20% |
42.506 |
9º |
RENAULT KWID |
35.878 |
62,52% |
57.388 |
10º |
VW NIVUS |
32.201 |
81,60% |
39.463 |
11º |
TOYOTA COROLLA |
31.400 |
73,22% |
42.887 |
12º |
FIAT MOBI |
24.742 |
34,01% |
72.756 |
13º |
FIAT ARGO |
24.078 |
37,61% |
64.016 |
14º |
NISSAN KICKS |
22.774 |
58,42% |
38.983 |
15º |
TOYOTA YARIS HATCH |
20.877 |
78,44% |
26.614 |
16º |
HONDA CITY |
19.387 |
87,60% |
22.132 |
17º |
VW GOL |
17.093 |
23,54% |
72.606 |
18º |
JEEP RENEGADE |
15.655 |
30,46% |
51.398 |
19º |
HONDA CITY HATCH |
14.992 |
93,03% |
16.115 |
20º |
JEEP COMPASS |
14.986 |
23,58% |
63.564 |
21º |
HONDA HR-V |
14.440 |
93,74% |
15.404 |
22º |
TOYOTA SW4 |
12.802 |
93,32% |
13.718 |
23º |
HYUNDAI HB20S |
10.818 |
42,43% |
25.497 |
24º |
FIAT CRONOS |
10.574 |
25,37% |
41.680 |
25º |
RENAULT DUSTER |
10.387 |
45,78% |
22.690 |
26º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
10.087 |
63,91% |
15.783 |
27º |
VW TAOS |
9.690 |
82,56% |
11.737 |
28º |
FIAT FASTBACK |
8.678 |
87,75% |
9.889 |
29º |
CAOA CHERY TIGGO 8 |
7.941 |
76,07% |
10.439 |
30º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
7.653 |
79,28% |
9.653 |
31º |
VW POLO |
7.111 |
86,79% |
8.193 |
32º |
CAOA CHERY TIGGO 7 |
6.947 |
78,27% |
8.876 |
33º |
CITROËN C3 |
5.547 |
51,20% |
10.834 |
34º |
NISSAN VERSA |
5.038 |
88,98% |
5.662 |
35º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
5.035 |
59,12% |
8.517 |
36º |
BMW 320I |
4.394 |
89,51% |
4.909 |
37º |
CHEVROLET SPIN |
3.932 |
22,07% |
17.816 |
38º |
JEEP COMMANDER |
3.474 |
15,54% |
22.355 |
39º |
BMW X1 |
3.090 |
88,82% |
3.479 |
40º |
RENAULT SANDERO |
2.862 |
26,82% |
10.673 |
41º |
VW VIRTUS |
2.765 |
49,15% |
5.626 |
42º |
PEUGEOT 208 |
2.710 |
9,06% |
29.918 |
43º |
MITSUBISHI ECLIPSE CROSS |
2.310 |
62,01% |
3.725 |
44º |
CAOA CHERY TIGGO 3X |
2.024 |
55,36% |
3.656 |
45º |
HONDA CIVIC |
1.971 |
98,75% |
1.996 |
46º |
CITROËN C4 CACTUS |
1.762 |
9,55% |
18.450 |
47º |
RENAULT CAPTUR |
1.738 |
57,80% |
3.007 |
48º |
MITSUBISHI PAJERO |
1.649 |
84,30% |
1.956 |
49º |
FIAT GRAND SIENA |
1.388 |
33,52% |
4.141 |
50º |
CHEVROLET EQUINOX |
1.376 |
77,83% |
1.768 |
Já entre os comerciais leves tivemos uma nova líder. Terceira colocada nos últimos dois anos, a Fiat Strada (37.160) assumiu a 1ª posição com quase 2,3 mil unidades à frente da Toyota Hilux (34.886), nº 1 na categoria entre 2016 e 2020. Em ano fraco, a Fiat Toro (19.889) caiu da 1ª para a 3ª posição. A Ford Ranger, com 7.827 unidades, repetiu a 4ª colocação do último ranking.
A vantagem superior a 6,6 mil unidades em relação à Mitsubishi L200 (7.592), no entanto, caiu para apenas 235 unidades. Sexta, a Fiat Fiorino (7.357) foi novamente a 1ª dentre os modelos totalmente voltados para o trabalho. Principal aposta da Ford no ano passado, a Maverick emplacou apenas 505 unidades na modalidade.
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
2022 |
1º |
FIAT STRADA |
37.160 |
33,04% |
112.456 |
2º |
TOYOTA HILUX |
34.886 |
71,77% |
48.606 |
3º |
FIAT TORO |
19.889 |
40,13% |
49.567 |
4º |
FORD RANGER |
7.827 |
54,73% |
14.302 |
5º |
MITSUBISHI L200 |
7.592 |
47,96% |
15.831 |
6º |
FIAT FIORINO |
6.325 |
30,19% |
20.954 |
7º |
CHEVROLET S10 |
4.974 |
18,34% |
27.128 |
8º |
NISSAN FRONTIER |
4.507 |
51,99% |
8.669 |
9º |
VW AMAROK |
3.749 |
62,36% |
6.012 |
10º |
RENAULT MASTER |
3.378 |
33,70% |
10.023 |
11º |
KIA K2500 |
2.679 |
99,70% |
2.687 |
12º |
RENAULT OROCH |
2.550 |
21,21% |
12.022 |
13º |
PEUGEOT EXPERT |
2.149 |
60,21% |
3.569 |
14º |
CITROËN JUMPY |
1.699 |
61,80% |
2.749 |
15º |
VW / MAN EXPRESS |
1.481 |
69,63% |
2.127 |
16º |
IVECO DAILY 35-150 |
1.262 |
89,31% |
1.413 |
17º |
FORD TRANSIT |
1.054 |
51,04% |
2.065 |
18º |
IVECO DAILY |
952 |
99,48% |
957 |
19º |
VW SAVEIRO |
886 |
3,78% |
23.422 |
20º |
EFFA V21 |
720 |
100,00% |
720 |
21º |
FIAT DUCATO |
570 |
30,83% |
1.849 |
22º |
HYUNDAI HR |
548 |
84,83% |
646 |
23º |
FORD MAVERICK |
505 |
36,54% |
1.382 |
24º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 314 |
478 |
100,00% |
478 |
25º |
IVECO DAILY 30-130 |
451 |
97,20% |
464 |
26º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 315 |
425 |
100,00% |
425 |
27º |
PEUGEOT PARTNER |
410 |
19,03% |
2.154 |
28º |
EFFA V22 |
270 |
100,00% |
270 |
29º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 416 |
254 |
99,61% |
255 |
30º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
150 |
100,00% |
150 |
31º |
FIAT SCUDO |
84 |
8,13% |
1.033 |
32º |
JAC V260 |
71 |
100,00% |
71 |
33º |
PEUGEOT BOXER |
68 |
72,34% |
94 |
34º |
FOTON AUMARK 3.5-14DT |
67 |
100,00% |
67 |
35º |
FOTON AUMARK 1039 |
62 |
100,00% |
62 |
36º |
CITROËN JUMPER |
61 |
76,25% |
80 |
37º |
RAM 1500 |
58 |
4,64% |
1.251 |
38º |
JEEP GLADIATOR |
56 |
43,08% |
130 |
39º |
EFFA V25 |
51 |
100,00% |
51 |
40º |
RAM 3500 |
45 |
2,04% |
2.204 |
41º |
BYD T3 |
37 |
100,00% |
37 |
42º |
KIA UK2500 |
36 |
100,00% |
36 |
44º |
FORD F150 |
29 |
85,29% |
34 |
45º |
CHEVROLET SILVERADO |
25 |
100,00% |
25 |
46º |
JAC IEV750 |
23 |
100,00% |
23 |
47º |
EFFA K01 |
16 |
100,00% |
16 |
48º |
RAM 2500 |
9 |
0,86% |
1.046 |
49º |
TOYOTA BANDEIRANTE |
9 |
64,29% |
14 |
50º |
VW KOMBI |
8 |
88,89% |
9 |
Em dezembro
Responsável por 46,11% dos 202.176 automóveis e comerciais leves registrados no mês passado, o varejo chegou ao 6º mês seguido atrás das vendas diretas. A Chevrolet, com 17,59% de participação, assumiu a liderança. Preferida em outubro e novembro, a Fiat (15,47%) também foi superada pela Toyota (16,24%). VW (12,56%) e Hyundai (10,14%) completaram as cinco primeiras posições.
No ranking de automóveis tivemos uma dobradinha da Chevrolet, com o Onix (6.043) à frente do Tracker (5.725). Preferido entre agosto e novembro, o Hyundai Creta (5.719) praticamente teve um empate técnico na disputa pelo 2º lugar. O pódio, vale ressaltar, teve os mesmos integrantes do mês anterior, apenas com ordens trocadas.
Considerando o 4º lugar do VW Nivus (3.414), o Toyota Corolla Cross (3.404) em 5º, o Fiat Fastback (3.083) em 8º, o Honda HR-V (3.030) em 9º e o VW T-Cross (2.902) em 10º, tivemos 70% do top 10 com SUVs / crossovers – este é o 5º mês seguido em que o segmento mais aquecido do mercado tem pelo menos 60% de predomínio da parte de cima da tabela. Sexto, o Chevrolet Onix Plus (3.321) tirou do Toyota Corolla (3.198) a liderança entre os sedãs.
Mesmo com maior foco nas vendas diretas, o novo Citroën C3 (1.326) novamente garantiu lugar entre os vinte primeiros. Menos dependente da modalidade (9,4%), o Peugeot 208 (168) foi apenas o 43º. Entre os cinquenta primeiros, apenas três modelos tiveram 100% de seus registros na modalidade: o Mercedes GLA (149), o Porsche Cayenne (124) e o Kia Stonic (120).
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
DEZ.22 (A) |
1º |
CHEVROLET ONIX |
6.043 |
63,54% |
9.511 |
2º |
CHEVROLET TRACKER |
5.725 |
69,12% |
8.283 |
3º |
HYUNDAI CRETA |
5.719 |
87,02% |
6.572 |
4º |
VW NIVUS |
3.414 |
71,78% |
4.756 |
5º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
3.404 |
87,42% |
3.894 |
6º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
3.321 |
41,36% |
8.030 |
7º |
TOYOTA COROLLA |
3.198 |
73,86% |
4.330 |
8º |
FIAT FASTBACK |
3.083 |
90,38% |
3.411 |
9º |
HONDA HR-V |
3.030 |
94,75% |
3.198 |
10º |
VW T-CROSS |
2.902 |
46,94% |
6.182 |
11º |
HYUNDAI HB20 |
2.759 |
39,58% |
6.970 |
12º |
RENAULT KWID |
2.600 |
51,15% |
5.083 |
13º |
FIAT PULSE |
2.572 |
64,00% |
4.019 |
14º |
VW POLO |
2.413 |
83,58% |
2.887 |
15º |
NISSAN KICKS |
2.362 |
64,41% |
3.667 |
16º |
TOYOTA YARIS HATCH |
2.097 |
65,10% |
3.221 |
17º |
FIAT ARGO |
1.687 |
25,04% |
6.737 |
18º |
HONDA CITY HATCH |
1.447 |
96,02% |
1.507 |
19º |
CITROËN C3 |
1.326 |
40,54% |
3.271 |
20º |
TOYOTA SW4 |
1.304 |
94,49% |
1.380 |
21º |
FIAT MOBI |
1.258 |
17,33% |
7.258 |
22º |
JEEP COMPASS |
1.189 |
19,52% |
6.092 |
23º |
JEEP RENEGADE |
1.168 |
21,55% |
5.420 |
24º |
VW TAOS |
1.131 |
75,65% |
1.495 |
25º |
HONDA CITY |
1.120 |
84,59% |
1.324 |
26º |
FIAT CRONOS |
1.106 |
24,05% |
4.598 |
27º |
VW GOL |
1.030 |
11,24% |
9.166 |
28º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
1.013 |
50,55% |
2.004 |
29º |
HYUNDAI HB20S |
939 |
32,16% |
2.920 |
30º |
RENAULT DUSTER |
920 |
40,56% |
2.268 |
31º |
BMW 320i |
691 |
92,75% |
745 |
32º |
CHEVROLET SPIN |
555 |
22,82% |
2.432 |
33º |
CAOA CHERY TIGGO 7 |
548 |
62,27% |
880 |
34º |
CAOA CHERY TIGGO 8 |
539 |
75,38% |
715 |
35º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
455 |
66,04% |
689 |
36º |
NISSAN VERSA |
400 |
82,99% |
482 |
37º |
CHEVROLET EQUINOX |
297 |
83,43% |
356 |
38º |
MITSUBISHI PAJERO |
243 |
69,63% |
349 |
39º |
VW VIRTUS |
238 |
29,90% |
796 |
40º |
JEEP COMMANDER |
237 |
10,39% |
2.281 |
41º |
MITSUBISHI ECLIPSE CROSS |
217 |
76,41% |
284 |
42º |
RENAULT SANDERO |
206 |
15,09% |
1.365 |
43º |
PEUGEOT 208 |
168 |
9,40% |
1.787 |
44º |
KIA SPORTAGE |
165 |
97,63% |
169 |
45º |
AUDI Q3 |
159 |
59,11% |
269 |
46º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
153 |
84,53% |
181 |
47º |
MERCEDES GLA |
149 |
100,00% |
149 |
48º |
PORSCHE CAYENNE |
124 |
100,00% |
124 |
49º |
KIA STONIC |
120 |
100,00% |
120 |
50º |
CITROËN C4 CACTUS |
119 |
15,70% |
758 |
Entre os comerciais, a Toyota Hilux (4.004) interrompeu um domínio de seis meses da Fiat Strada (3.182). Mais uma vez distante da briga pela liderança, a Fiat Toro (1.090) novamente viu a aproximação da Ford Ranger (958). Em outro mês fraco, a Chevrolet S10 (199) foi apenas a 13ª colocada, atrás da van Ford Transit (215).
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
DEZ.22 (A) |
1º |
TOYOTA HILUX |
4.004 |
69,24% |
5.783 |
2º |
FIAT STRADA |
3.182 |
34,70% |
9.169 |
3º |
FIAT TORO |
1.090 |
25,37% |
4.296 |
4º |
FORD RANGER |
958 |
60,10% |
1.594 |
5º |
MITSUBISHI L200 |
731 |
46,00% |
1.589 |
6º |
NISSAN FRONTIER |
393 |
41,59% |
945 |
7º |
FIAT FIORINO |
392 |
19,42% |
2.019 |
8º |
VW AMAROK |
374 |
42,12% |
888 |
9º |
RENAULT OROCH |
279 |
23,41% |
1.192 |
10º |
RENAULT MASTER |
251 |
28,08% |
894 |
11º |
KIA K2500 |
225 |
99,56% |
226 |
12º |
FORD TRANSIT |
215 |
38,74% |
555 |
13º |
CHEVROLET S10 |
199 |
5,90% |
3.374 |
14º |
VW SAVEIRO |
162 |
5,36% |
3.024 |
15º |
PEUGEOT EXPERT |
143 |
77,72% |
184 |
16º |
CITROËN JUMPY |
134 |
88,16% |
152 |
17º |
IVECO DAILY |
114 |
100,00% |
114 |
18º |
VW / MAN EXPRESS |
92 |
61,33% |
150 |
19º |
FORD MAVERICK |
72 |
56,25% |
128 |
20º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 315 |
64 |
100,00% |
64 |
21º |
EFFA V21 |
59 |
100,00% |
59 |
22º |
PEUGEOT PARTNER |
34 |
14,47% |
235 |
23º |
FIAT SCUDO |
30 |
12,71% |
236 |
24º |
RAM 1500 |
24 |
21,43% |
112 |
25º |
EFFA V22 |
21 |
100,00% |
21 |
26º |
FORD F150 |
11 |
68,75% |
16 |
27º |
FIAT DUCATO |
10 |
90,91% |
11 |
28º |
IVECO DAILY 30-130 |
10 |
100,00% |
10 |
29º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
8 |
100,00% |
8 |
30º |
EFFA V25 |
7 |
100,00% |
7 |
31º |
FOTON AUMARK 3.5-14DT |
4 |
100,00% |
4 |
32º |
JAC V260 |
4 |
100,00% |
4 |
33º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 314 |
4 |
100,00% |
4 |
34º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 416 |
4 |
100,00% |
4 |
35º |
CITROËN JUMPER |
3 |
100,00% |
3 |
36º |
FOTON AUMARK 1039 |
3 |
100,00% |
3 |
37º |
IVECO DAILY 35-150 |
3 |
100,00% |
3 |
38º |
JAC IEV330P |
3 |
100,00% |
3 |
39º |
JEEP GLADIATOR |
3 |
50,00% |
6 |
40º |
RAM CLASSIC |
3 |
0,99% |
304 |
41º |
CHEVROLET SILVERADO |
2 |
100,00% |
2 |
42º |
IVECO DAILY 30S13 |
2 |
100,00% |
2 |
43º |
KIA UK2500 |
2 |
100,00% |
2 |
44º |
RAM 2500 |
2 |
1,45% |
138 |
45º |
RAM 3500 |
2 |
0,44% |
452 |
46º |
CHEVROLET C10 |
1 |
100,00% |
1 |
47º |
FORD F250 |
1 |
100,00% |
1 |
48º |
FORD RANCHERO |
1 |
100,00% |
1 |
49º |
GMC HUMMER EV |
1 |
100,00% |
1 |
50º |
GMC SIERRA |
1 |
100,00% |
1 |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Veja quais foram os 50 carros usados mais vendidos do Brasil em 2024
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Veja quais foram as picapes mais vendidas do Brasil em 2024
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
Ranking: os sedãs mais vendidos do Brasil em 2024
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
Fiat Strada líder e Chevrolet Tracker em destaque: mais vendidos na quinzena