Em 2022 o carro mais vendido do mercado brasileiro foi a Fiat Strada, que pelo segundo ano consecutivo conquista a posição de modelo mais emplacado no país. Segundo a Fenabrave, foram comercializados no Brasil 1.957.699 automóveis e comerciais leves no ano passado. Mas você sabe quais são os 25 carros mais vendidos e o quanto valorizaram ou desvalorizaram ao longo de 2022?
Como 2022 foi um ano de muita alta nos preços dos veículos, algo provocado principalmente por conta do fator pandemia, que por consequência acabou causando a crise no fornecimento de componentes eletrônicos na indústria, a KBB Brasil fez um levantamento para saber quanto os modelos mais vendidos no Brasil valorizaram ou desvalorizaram ao longo do ano passado.
Com base no levantamento da pesquisa, o carro que teve a maior variação de preço entre todos os 25 modelos foi o Fiat Mobi, que valorizou nada menos do que 6,31%. O segundo modelo que alcançou uma boa valorização no ano passado também é da Fiat, o Pulse, que valorizou 4,22%. Quem fecha o pódio dos mais valorizados no ranking é o Volkswagen T-Cross, chegando a 3,44%. Mas basta ver a tabela para notar que a maioria dos carros mais emplacados no mercado nacional desvalorizaram.
O carro que mais perdeu valor durante todo o ano de 2022 foi o Volkswagen Voyage, sedã compacto que saiu de linha no final de dezembro último. Assim, sua depreciação alcançou o patamar de nada menos do que -22,80%, quase o dobro de outros modelos também com alta desvalorização. Em seguida vem o VW Gol, também outro modelo que saiu de linha e que teve até direito a versão de despedida, a Last Edition. Segundo o levantamento, sua desvalorização chegou a -13,74%. Quem fecha como terceiro veículo mais desvalorizado é uma picape: a Chevrolet S10, que bateu -11,97%.
Vale lembrar quais foram os três carros de maior volume em todo o mercado no Brasil em 2022. A Fiat Strada despontou na liderança com 112.456 unidades vendidas, sendo seguida um pouco de longe pelo Hyundai HB20, que teve 96.255 carros emplacados. O terceiro carro mais vendido foi o Chevrolet Onix, este com 85.252 unidades. A pesquisa foi feita com base nos dados da tabela Molicar, considerando as versões de entrada de cada automóvel e comercial leve ano-modelo 2022.
Modelo |
Emplacamentos em 2022 |
Variação de preço em 2022 |
1 – Fiat Strada |
112.456 |
-0,44% |
2 – Hyundai HB20 |
96.255 |
-8,55% |
3 – Chevrolet Onix |
85.252 |
1,75% |
4 – Chevrolet Onix Plus |
75.243 |
1,64% |
5 – Fiat Mobi |
72.756 |
6,31% |
6 – VW Gol |
72.606 |
-13,74% |
7 – Chevrolet Tracker |
70.806 |
-2,34% |
8 – VW T-Cross |
65.341 |
3,44% |
9 – Fiat Argo |
64.016 |
-6,02% |
10 – Jeep Compass |
63.564 |
-3,25% |
11 – Hyundai Creta |
62.651 |
-6,61% |
12 – Renault Kwid |
57.388 |
1,97% |
13 – Jeep Renegade |
51.398 |
-5,23% |
14 – Fiat Pulse |
50.522 |
4,22% |
15 – Fiat Toro |
49.567 |
-10,71% |
16 – Toyota Hilux |
48.606 |
-4,71% |
17 – Toyota Corolla |
42.887 |
-9,09% |
18 – Toyota Corolla Cross |
42.506 |
-9,75% |
19 – Fiat Cronos |
41.680 |
-8,81% |
20 – VW Nivus |
39.463 |
1,46% |
21 – Nissan Kicks |
38.983 |
-1,35% |
22 – VW Voyage |
35.928 |
-22,80% |
23 – Peugeot 208 |
29.918 |
-11,69% |
24 – Chevrolet S10 |
27.128 |
-11,97% |
25 – Toyota Yaris hatch |
26.614 |
-9,12% |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Fiat Mobi 2025 fica até R$ 11.000 mais barato em promoção
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Hatches em agosto: VW Polo dispara nas vendas, mas Fiat Mobi cai
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são básicos
Em guerra de preços, Mobi e Kwid saem pelos mesmos R$ 63.990
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Fiat Mobi 2025 tem promoção com R$ 9.000 de desconto; veja itens de série