Novo Android Auto é lançado com design refeito e tela dividida
Atualização começa a ser distribuída pra todos os usuários
Apresentada em setembro, a nova versão do Android Auto enfim começa a chegar a todos os usuários, após um período de testes para alguns usuários. A atualização foi desenvolvida para mudar o design do sistema, facilitando a navegação ao incluir uma tela dividida, fazendo com que o Google Maps esteja sempre sendo mostrado, apenas reduzindo o tamanho para mostrar outros aplicativos como música ou chamadas.
A nova interface do Android Auto é semelhante à do Apple CarPlay, dividindo a tela automaticamente entre o Google Maps ou Waze, e os demais aplicativos, de forma a não interromper a navegação, uma crítica constante dos usuários até então. Este layout mostra o que a Google chama de essencial para o motorista: navegação, música e mensagens de texto, mas também será possível mostrar outros aplicativos como clima, alarme e mais.
Como sempre, a atualização será feita para o aplicativo no smartphone, enquanto a central multimídia apenas rodará de acordo com o sistema no celular. Assim, basta atualizar o app para ter o novo design. O problema é que, pelo ritmo de atualização da Google, pode levar algumas semanas para que alguns usuários recebam o update.
Além do novo design, a Google atualizou a integração com o Google Assistente, que agora dá algumas sugestões de respostas ou acesso mais rápido a algumas funcionalidades, como compartilhar seu tempo de chegada com alguém ou acessar músicas ou podcasts. O display de músicas agora conta com uma barra de progresso para permitir escolher o trecho exato do áudio. E, pra quem usa muito o WhatsApp, será possível fazer chamadas pelo app, a começar com os modelos mais atual dos celulares da Samsung e da linha Pixel da Google.
As chaves digitais ainda estão ganhando espaço e poucas fabricantes usam esta função. Ainda assim, a Google atualizou o sistema para Android com uma função já disponível para a linha Pixel e para os iPhones, permitindo compartilhar a chave digital. Os usuários de smartphones da Samsung ou da Xiaomi ganharão esta mesma capacidade.
Por fim, a Google comentou sobre os carros que já contam com algumas tecnologias da empresa integrados na central multimídia, como Assistente e Maps. Recentemente, a Renault anunciou que terá o Waze em suas multimídias de alguns carros e a Google diz que o mesmo acontecerá com outras fabricantes no futuro. Outra parceira de longa data é a Volvo, que com o EX90 e o Polestar 3, terão o novo mapa HD. Chevrolet, GMC e Cadillac já anunciaram que terão alguns aplicativos nativos da Google, enquanto Ford e Lincoln adotarão o sistema em 2023.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BMW abastecerá carros na fábrica com óleo vegetal por razão óbvia
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Hyundai terá painéis com botões e descarta concentrar tudo nas telas
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
GM: abandonar o Apple CarPlay foi a melhor decisão
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Câmara discute regras para carros autônomos, hoje proibidos no Brasil