ZF anuncia "ônibus" autônomo e elétrico para operação nos EUA
Veiculo de transporte de passageiros pode rodar sozinho em situações de tráfego normal
A ZF já trabalha há alguns anos em sistemas de transportes de passageiros autônomos. Porém, até hoje, seus veículos eram restritos a rodar em faixas dedicadas para não sofrer interferência do tráfego normal. No entanto, durante a Consumer Electronics Show (CES), feira de tecnologia que está acontecendo nos EUA, a empresa anunciou uma evolução.
A ZF mostrou na CES a nova geração deu seu veículo autônomo de transporte de passageiros, que já tem autonomia nível 4. Isso significa que ele é capaz de se guiar sozinho, mas ainda mantém uma interface de controle para humanos, caso seja necessário manobrá-lo em uma situação mais específica. A nova geração, ao contrário da anterior, pode andar na rua normalmente, não dependendo apenas de faixas dedicadas.
Junto ao veículo, a ZF ainda anunciou uma parceria com a Beep, empresa de serviços de mobilidade, de forma a começar sua atuação nos EUA. Ainda não há data para o início das operações dessa parceria por lá, mas o mercado norte-americano já possui algumas empresas trabalhando com transporte autônomo, como a Uber, em cidades específicas e circulando com autorizações especiais.
Hoje, a Beep já atende com veículos autônomos alguns condomínios fechados e parques para o transporte de passageiros em curta distância e entregas "last mile". Algumas cidades já usam seu serviço também como alternativa de transporte público nas regiões mais centrais de grandes áreas metropolitanas dos EUA, principalmente no estado da Flórida.
A ZF não detalhou especificamente como seu sistema autônomo trabalha, dizendo apenas que o seu sistema de transporte autônomo faz uso de câmeras, radares, lidar e até áudio para monitorar o ambiente ao seu redor. O sistema de condução em si, utiliza inteligência artificial para decidir as manobras necessárias e tomar decisões mais seguras. O conjunto destas soluções visa a substituição total de um motorista.
A ZF afirmou que a nova geração de seu veículo terá opções mais simples para circular em faixas dedicadas e as capazes de rodar em trânsito normal. O veículo em si tem capacidade para levar até 22 passageiros, sendo 15 deles sentados. Também terá duas opções de baterias: 50 kWh ou 100 kWh. A autonomia, segundo a ZF, pode chegar a 128 km e a velocidade máxima é de 40 km/h, sendo que uma atualização futura aumentará este número para 80 km/h.
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