A Consumer Electronics Show (CES) segue revelando ao mundo diversas novidades de tecnologia, inclusive um sistema de projeção de informações no para-brisa enorme, o famoso head-up display, que foi apresentado pela BMW em seu conceito iVision Dee. O chefe da marca bávara ainda foi além e disse que as telas que compõem a central multimídia de um carro nos dias de hoje estão com os dias contados.
O sistema head-up display do carro conceito BMW i Vision Dee é grande mesmo, já que ocupa toda a extensão do para-brisa do veículo. De forma geral, o conceito ainda adianta o que está por vir na próxima geração de carros elétricos da marca bávara. A questão é que a BMW está levando a sério a questão de usar esse enorme sistema de head-up display no lugar das telas convencionais usadas em seus carros, com o CEO da empresa acreditar que os displays digitais usados hoje devem sumir da indústria.
Durante entrevista coletiva na CES 2023, realizada em Las Vegas, nos Estados Unidos, o CEO da BMW, Oliver Zipse, disse que está “absolutamente convencido” de que as grandes telas instaladas na parte central dos painéis dos carros vão desaparecer em breve. Zipse enxerga os displays digitais como uma grande distração para os motoristas, fora que até mesmo leis podem forçar as montadoras a mudar o design do interior dos carros para abandonar as telas como solução. “Em 10 anos, isso acabou”, afirmou o chefe da marca bávara.
No entanto, vale dizer que essa afirmação é um tanto ousada, dando a impressão que a BMW quer revolucionar a indústria com sua nova tecnologia de head-up display, embora ainda não sabemos o que os motoristas vão achar da tecnologia. A previsão é que o sistema de projeção de informações em todo o para-brisa venha com os próximos carros da BMW com a plataforma Neue Klasse em meados da década. Os primeiros modelos previstos são um sedã (sucessor do Série 3) e um crossover.
"Com nossa tecnologia, todos no carro podem ver as mesmas informações, até mesmo as pessoas atrás", disse o chefe de design da BMW, Domagoj Dukec, ao Automotive News recentemente. Oliver Zipse, por sua vez, acrescentou ainda que este novo sistema head-up display é um “salto quântico em termos de design, tecnologia e sustentabilidade”, referindo-se também aos veículos elétricos baseados na Neue Klasse.
O entendimento da BMW acerca das grandes telas que equipam os carros hoje em dia é até compreensível, sobretudo com a afirmação de que “se você tiver que olhar para baixo para operar seu carro, achamos que é um grande erro”. Por outro lado, cada vez mais os últimos lançamentos vêm equipados com telas cada vez maiores, algo que ocorre por conta da crescente demanda. Com isso, não dá para garantir que a indústria automotiva esteja pronta para abandonar essa tendência em apenas 10 anos, como prevê o executivo da BMW.
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