Entre as principais marcas que vendem picapes grandes nos Estados Unidos, só faltava a Ram mostrar uma caminhonete totalmente elétrica. Quase três anos depois dos primeiros rumores aparecerem, finalmente podemos conhecer a Ram 1500 Revolution BEV Concept, um protótipo apresentado na Consumer Electronics Show (CES) e que antecipa o modelo de produção previsto para 2024.
Como é um conceito, a Ram aproveitou para mostrar um design bem diferente e desconversar sobre qualquer informação relacionada à motorização ou performance. O que foi revelado é que tem dois motores elétricos, posicionado em cada eixo e dentro de um módulo desenhado para acomodar uma série de propulsores, com a Ram dando a dica sobre “futuras aplicações de alta-performance”. A Revolution tem esterçamento nas quatro rodas com até 15° de articulação e um sistema DC de 800 volts que pode suportar recargas rápidas de até 350 kilowatts. Nas condições ideais, é possível recuperar 160 km de autonomia em cerca de 10 minutos.
O que só foi revelado depois é que a versão de produção pode ter uma variante com motor a combustão. Em uma entrevista com os jornalistas na CES, Carlos Tavares, CEO da Stellantis, disse que o plano é equipar a picape com um motor a gasolina usado como extensor de autonomia – ou seja, um gerador para as baterias. É algo que Mike Koval Jr, CEO da RAM, havia dito há um ano, explicando que ajudaria a aumentar a autonomia da picape em comparação à concorrência, citando que uma caminhonete para trabalho precisa de um alcance maior. Ainda assim, Koval diz que a versão puramente elétrica é a prioridade neste momento.
A 1500 Revolution Concept é construída com a plataforma Stellantis STLA com uma construção de carroceria sobre chassi e longarinas. Está com rodas de 24” com o logo iluminado da Ram no meio, só que tem espaço o suficiente nas caixas de roda para usar um pneu off-road de 35”. A Ram faz questão de destacar estes pontos, principalmente a sua construção, como uma forma de cutucar a Chevrolet Silverado EV, por ser uma picape monobloco.
Visualmente, a Ram 1500 Revolution BEV mostra alguns pontos interessantes de design que podem ser usados nos próximos modelos da marca. O balanço dianteiro é mais curto e descartou a grade, usando a área para colocar o nome da empresa iluminado e esticar os faróis de LED. Apesar da cara futurista, ainda é um desenho que poderia aparecer no modelo de produção. O teto parece ser bem baixo por conta do tamanho dos vidros e da linha de cintura, que sobe em direção à coluna C.
Tem uma caçamba bem funcional, com portas de abertura lateral e que pode usar um extensor, aumentando ainda mais a capacidade de carga. Uma das fotos mostra que ainda é possível rebater o painel traseiro e a Ram diz que, movendo os bancos e rebatendo o painel traseiro, é possível levar objetos de até 5 metros de comprimento na caçamba. A traseira mostra um estilo bem diferente para as laternas, formando um L invertido em LED.
O interior mostra bem como é um conceito. Para começar, as portas traseiras são do tipo suicida (abrindo para o lado oposto), algo que não estará na versão final. Tem seis lugares, com uma terceira fileira mais apertada e sem o assento central da segunda fileira. A Ram diz que tem um sistema modular chamado Ram Track, permitindo reposicionar os bancos e consoles no assoalho reto, criando mais espaço para carga ou para levar mais pessoas.
Claro que a Ram colocou o máximo de tecnologia que podia. Tem uma gigantesca tela central para a central multimídia, posicionada na vertical e que tem 28 polegadas. O volante pode ser recolhido e conta com controles capacitivos. A fabricante fala de outras funções como head-up display com realidade aumentada, inteligência artificial avançada, comandos de voz com assistente virtual e até um modo especial da cabine que muda a posição dos bancos, iluminação, som e outros detalhes com o toque de um botão.
Os espelhos laterais foram substituídos por câmeras e, quando a picape está dando ré, pode mostrar uma visão panorâmica da traseira ao combinar as imagens de todas as câmeras ao redor do veículo. Tem até uma função que faz com que a Revolution 1500 siga o motorista quando ele estiver andando na frente do veículo. Como é de se imaginar, a caminhonete inclui sistemas autônomos de nível 3. Até o carregador é especial, com um pequeno robô chamado Ram Charger plugando na tomada automaticamente.
“A Ram Revolution representa muitas coisas importantes para a marca Ram”, disse Koval. “Claro, nossa Ram 1500 Revolution BEV Concept serve como uma direção para o nosso futuro eletrificado. Ainda assim, a Ram Revolution também é nossa filosofia em que nós redefinimos o segmento de picapes, com série constante de anúncios e iniciativas conforme embarcamos em nossa jornada de eletrificação.”
Apesar disso tudo, a Ram não deixa claro se a Revolution é uma picape próxima da produção ou algo mais abstrato. Teremos mais informações no futuro, pois a picape elétrica deve ser apresentada por completo ainda este ano, iniciando a produção em 2024.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
RAM 1500 com emblemático motor V8 HEMI tem última unidade produzida
Volkswagen Polo ganhará visual inspirado no Nivus em 2026; veja projeção
RAM 1500 RHO: flagra mostra versão de 548 cv da picape já no Brasil
BYD supera Ford e encosta na Stellantis em vendas globais no 3º trimestre
RAM 1500 Classic sai de linha e se despede do mercado após 15 anos
Primeiras impressões Lexus UX 300h: um híbrido contra Audi e BMW
Ranking: veja os 20 carros mais vendidos dos EUA em 2024 até agora