Além as fabricantes apresentarem conceitos e novas ideias, a Consumer Electronics Show (CES) deste ano também conta com várias empresas de tecnologia criando equipamentos para carros. A Harman, divisão de tecnologia automotiva da Samsung, também está participando da feira com uma série de produtos que estão prontos para serem adotados pelas montadoras. Entre elas está um novo head-up display com realidade auemntada, além de outras funções bem interessantes.
Batizado como Harman Ready Vision, o head-up display surge como uma alternativa para o crescente número de telas dentro dos carros modernos. Tem a forma de uma imagem colorida no para-brisa logo acima do painel de instrumentos, sem bordas e com uma área bem larga. Traz um software de realidade aumentada que, segundo a empresa, mostra “o conteúdo correto, no momento correto e no nível correto de detalhe visual.” Isto significa que a Harman quer que os motoristas só recebam as informações que precisam enquanto dirigem, de uma forma que seja simples de ler e entender.
Outra tecnologia interessante da empresa é o Harman Ready Care, descrito como o “primeiro interior de loop fechado da indústria”, que acompanha o nível de concentração e atenção do motorista. Usando uma inteligência artificial e machine learning, o sistema compara o comportamento do condutor entre os momentos de atenção e distração, dando alertas para ajudar o motorista a evitar situações perigosas na rua. Conta também com sensores que, sem fazer contato físico, mede os sinais vitais do condutor para determinar o seu bem-estar.
Outra função de segurança criada pela Harmon é um sensor de som e vibração, que trabalha junto com um microfono externo, detectando sons como a sirene de um veículo de emergência, vidro quebrando ou o impacto de um veículo em um acidente. Assim, o sensor avisa o motorista para que ele possa reagir de acordo. Os microfones externos também podem ser usados como meio de comunicação entre os passageiros e uma equipe de resgate.
As novas tecnologias da Harman apresentadas na CES estão prontas para serem adotadas pelas fabricantes e podem funcionar de forma independente, ou integradas com os sistemas já existentes nos veículos para melhorar ainda mais a sua segurança. Cada inovação foi desenvolvida para atender aos padrões da indústria automotiva.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Hyundai terá painéis com botões e descarta concentrar tudo nas telas
Após 12 anos, HB20 chega à Argentina com motor descartado no Brasil
GM: abandonar o Apple CarPlay foi a melhor decisão
Ram tem até R$ 68 mil de bônus e taxa 0% para as picapes Rampage e 3500
Câmara discute regras para carros autônomos, hoje proibidos no Brasil
Yamaha colabora com anime futurista Tokyo Override da Netflix
Hyundai explica câmbio de dupla embreagem do novo Creta e reforça garantia