A General Motors (GM) tem muito a comemorar nos Estados Unidos, pois recuperou sua posição de fabricante mais vendida na terra do tio Sam em 2022. A marca é celebrada porque o grupo tinha perdido o posto em 2021 para a Toyota depois de cerca de 90 anos na liderança no país, algo que tinha ocorrido por conta da falta de componentes na indústria, assim a Toyota acabou conseguindo vender mais veículos nos EUA.
Segundo informações da Reuters, a GM agora conseguiu recuperar o tempo perdido, pois enquanto as vendas da Toyota devem cair aproximadamente 10% em relação a 2021, a General Motors se viu em um cenário bem diferente, com um aumento expressivo em suas vendas nos Estados Unidos. A situação da GM é muito melhor que a média, pois alcançou 3% de aumento nas vendas ano a ano, emplacando o total de 2.274.088 veículos ao longo de 2022.
Para efeito de comparação, as vendas da Toyota caíram 9,6%, o que significa 2.108.458 veículos emplacados nos EUA no ano passado, ou 223.804 unidades a menos do que em 2021. O cenário é ainda pior porque o resultado nas vendas da marca japonesa são piores do que a média. Segundo a Reuters, as vendas de automóveis no mercado norte-americano devem cair 8% em 2022 em comparação ao ano anterior.
A GM passou por dificuldades, mas aos poucos tudo foi dando certo para a empresa. A fabricante de Detroit abriu uma fábrica de produção de células de bateria em Ohio, assim finalmente conseguiu fabricar veículos elétricos em maiores quantidades, algo que a montadora queria fazer desde o final de 2020 e o começo de 2021. Além disso, a GM seguiu revelando novos modelos a combustão, além de outros atualizados, à exemplo da nova geração da picape média Colorado, uma versão mais potente da Silverado e o inédito SUV Trax.
A Toyota, por sua vez, até teve boas novidades em relação a novos modelos no mercado, como a nova geração do tradicional híbrido Prius e o esperado esportivo GR Corolla Hatch. No entanto, a marca nipônica está ficando para trás em relação a oferta de carros 100% elétricos. Atualmente é comercializado nos EUA somente um carro movido a bateria no país, o SUV BZ4x.
Fonte: The Drive
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Picapes médias recebem notas ruins em teste de colisão nos EUA
Hildebrand & Wolfmüller, a mãe de todas as motos, teve um fim melancólico
Já dirigimos: Chevrolet Colorado nos adianta o que esperar da nova S10
Bugatti atinge um novo recorde de velocidade, mas há um porém
Nova Chevrolet S10 inicia vendas nos EUA pelo equivalente a R$ 161,8 mil
Ford Capri EV terá produção reduzida após 'estreia amarga' no mercado
GM explica motivo da nova Chevrolet S10 não ter motor diesel nos EUA