O ano de 2023 será bem eletrizante para a Volvo, quando a marca sueca fará dois lançamentos muito importantes para a reestruturação de seu portfólio rumo à eletrificação completa. Isto porque o XC90, o maior e mais caro veículo da empresa, ganhará um irmão 100% elétrico na forma do EX90. Só que também dará atenção para o lado oposto de seu portfólio, criando um utilitário inédito posicionado abaixo do XC40 e que será batizado como EX30.
É uma estratégia curiosa da Volvo por não mexer ainda no XC60, seu modelo mais vendido mundialmente, que trocará de geração apenas no ano que vem para enfim receber uma versão elétrica. Ao invés disso, os suecos focaram no seu carro mais lucrativo para também demonstrar a próxima geração de sistemas de segurança, como parte da promessa de zerar as mortes de seus passageiros nos próximos anos. E o EX30 será a forma de trazer mais clientes para a fabricante com uma opção mais acessível.
O XC40 Recharge tem funcionado bem como um carro elétrico “acessível” dentro do segmento premium, ainda mais porque a concorrência demorou para se mexer. A Mercedes-Benz está a mais tempo com o EQA, mas a Audi iniciou as vendas do Q4 e-tron há pouco tempo e a BMW acabou de lançar o iX1. Enquanto isso, a Volvo tem o XC40 e o C40 Recharge como uma opção mais estilosa com carroceria de SUV-cupê.
Só que não é bem a maneira ideal para atingir um público maior, pois ainda assim não é um carro barato. Para resolver isso, a Volvo quer aumentar sua ofensiva elétrica com um novo modelo de entrada, o EX30. Terá cerca de 4,2 metros de comprimento e utilizará a plataforma desenvolvida em conjunto com a Geely (dona da Volvo) para carros pequenos como o Smart #1. Se for aproveitar a mecânica do Smart, o EX30 deve contar com uma bateria de 66 kWh e com uma autonomia de até 440 km.
A estreia para o mercado global está confirmada para 2023, como parte do plano da Volvo de apresentar um novo carro elétrico por ano.
O maior SUV da Volvo ainda é o XC90 e estava ficando um pouco velho, pois foi lançado em 2015. Ao invés de criar uma nova geração com uma variante elétrica, a empresa adotou um plano diferente, criando o EX90. Podemos até dizer que é a próxima geração do XC90, porém totalmente elétrica, sem oferecer uma versão a combustão. Isto porque o modelo atual terá algumas alterações para continuar a ser vendido por mais alguns anos.
O EX90 foi apresentado este ano e até tem uma pré-venda na Europa, mas só começará a ser entregue para os clientes em 2023. Será um carro bem importante para a Volvo por mostrar a nova identidade de design, evoluindo alguns conceitos como os faróis “martelo de Thor” e eliminando a “grade” dianteira. Ainda estreia a plataforma SPA2, a nova geração da plataforma e, desta vez, feita somente para veículos elétricos.
Terá 5,04 metros de comprimento e um entre-eixos de 2,98 m, mostrando que continaurá a ser bem espaçoso e capacidade para 7 pessoas. Contará com uma bateria de 111 kWh e a Volvo estima que terá uma autonomia de 580 km. Por enquanto, terá uma versão de 408 cv e uma Performance de 517 cv. Também fará a estreia dos novos sistemas de segurança que a volvo desenvolveu, usando uma combinação de câmeras, radares, sensores e a tecnologia a laser LIDAR parar criar uma visão de 360° dentro e fora do carro.
Apesar da estreia global estar confirmada para 2023, o EX90 só chegará ao Brasil no 1º trimestre de 2024, como revelado pela própria Volvo. Além da necessidade de homologar o modelo, a fabricante dará prioridade para seus mercados de maior volume, como China, Europa e Estados Unidos.
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