Lançado em novembro, o Gol Last Edition é a série de despedida do hatch que já foi o carro mais vendido do Brasil por 27 anos. Foram apenas 1.000 unidades produzidas desta série especial, sendo que apenas 650 unidades ficaram no Brasil. Todas as unidades já estão esgotadas e foram vendidas ao preço de R$ 95.990, mas o Gol Last Edition já aparece no mercado com valor bem mais alto em classificados.
Uma breve busca no site de classificados da Webmotors já revela algumas unidades do Volkswagen Gol Last Edition à venda com um sobrepreço considerável em relação aos valores praticados pela marca, o que obviamente era previsto de acontecer. Para se ter uma ideia, o menor preço encontrado para a série especial nos anúncios da plataforma é de R$ 130.000 para uma unidade localizada em São Paulo (SP). Mas há carros de R$ 140.000 em uma loja em Goiânia, passando por outra de R$ 150.000 em Brasília – que curiosamente está descrita com 5.000 km rodados, mas deve ser erro de anúncio.
Porém o Gol Last Edition mais caro encontrado na plataforma custa nada menos do R$ 159.770, ou seja quase R$ 160 mil na série especial – uma diferença de R$ 63.780 para o preço praticado em seu lançamento. É quase o preço de um Renault Kwid Zen (R$ 66.590), que atualmente é o carro mais barato do Brasil. Este Gol Last Edition de R$ 159.770 está à venda em uma loja no sul do Brasil, em Uruguaiana (RS).
Essa unidade do sul do país é até mais cara que o Gol Last Edition leiloado pela própria Volkswagen, que foi arrematado por R$ 154.000. A unidade simbólica leiloada foi a de número 0042/1000, algarismo que faz referência ao tempo de produção do carro no nosso mercado). Além do carro, o vencedor do leilão levou para casa um card único com o sketch do Gol Last Edition e pôster físico do seu NFT assinado por JC Pavone, Head de Design VW América do Sul.
Embora a série especial Last Edition marque a despedida do hatch em nosso mercado, o último Gol de fato a sair da linha de montagem foi uma versão básica 1.0 na cor Cinza Platinum, que saiu da linha de montagem da fábrica de Taubaté (SP) no último dia 23 de dezembro. Resta saber se a VW vai guardá-lo em seu acervo ou vendê-lo como um Gol normal.
O Gol Last Edition foi lançado especialmente para marcar a despedida do hatch do mercado após 42 anos de atuação. Foram somente 1.000 unidades produzidas, sendo 650 exemplares destinados ao Brasil e 350 enviados para mercados latino-americanos onde o compacto também fez sucesso, como Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai. Em comum, todas têm pintura vermelho Sunset combinada a partes em preto brilhante, com destaque para o teto pintado na cor escura.
Na cabine o destaque fica para os bancos combinando tecido cinza e preto, além de costuras vermelhas – também presentes na alavanca do câmbio e o volante com revestimento de couro. A numeração da edição especial é posicionada no painel, logo acima do porta-luvas. Entre os itens de série, há central multimídia Composition Touch, computador de bordo, espelhos laterais com ajuste elétrico, ar-condicionado e mais.
Apesar da proposta com visual mais esportivo, sob o capô está o motor 1.0 MPI de três cilindros, que rende 84 cv de potência e 10,4 kgfm de torque, sempre com câmbio manual de 5 marchas. É o mesmo conjunto mecânico que equipava a linha Gol e Voyage.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ranking mostra quais foram os carros usados mais vendidos de agosto
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Gol e Strada foram os usados mais vendidos em julho; veja o ranking
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
VW Gol foi o usado mais vendido no primeiro semestre: veja os 50 primeiros
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Mercado de usados cai em maio com Gol na frente: veja os 50 mais vendidos