Em novembro, a Honda apresentou globalmente a nova XL 750 Transalp. A marca trouxe de volta o nome da lendária linha de aventureiras de média cilindrada que ofereceu no passado. Além disso, pretende oferecer uma alternativa mais off-road a modelos como a NC 750X, que tem a mesma cilindrada, mas é tratada como crossover pela empresa.
Outro diferencial dessa nova Honda XL 750 Transalp, é que ela utiliza o mesmo conjunto motriz da também ressuscitada Honda CB 750 Hornet. Mas para nós brasileiros, a novidade ainda não tem previsão de chegar por aqui, assim como a nova esportiva com a qual compartilha o motor. Ou será que tem?
O INPI, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial, revelou novas patentes registradas no Brasil e uma delas chamou a atenção: A Honda Motor Co., LTD. (JP), nome oficial da Honda como empresa mundialmente, registrou por aqui os desenhos bem detalhadas para uma nova moto. E tal moto era ninguém menos que a nova XL 750 Transalp.
Mas, como sempre, fica a ressalva de que a marca pode ter a intenção de apenas proteger os desenhos da aventureira contra cópias indevidas por aqui. Vale lembrar que a Honda Motos do Brasil está em uma briga judicial com a Shineray por conta de uma moto da última que estaria copiando a Honda Biz. A Shineray inclusive, respondeu em comunicado oficial que "a Honda Biz não é original o suficiente para ter exclusividade".
A nova Honda XL 750 Transalp foi revelada em novembro trazendo o motor bicilíndrico de 755 cm3, com oito válvulas, comando único no cabeçote e com separação 270 graus entre os ciclos de combustão. É o mesmo da CB 750 Hornet. O propulsor entrega 92 cv de potência a 9.500 rpm e 7,65 kgfm de torque a 7.250 rpm. Apesar de o diâmetro e curso de pistões serem os mesmos da Hornet, a Honda diz que o acerto da nova Transalp é diferente da esportiva, sendo mais voltada para viagens do que picos de potência. O propulsor da Transalp também está acoplado a uma embreagem assistida que nem a Hornet.
O chassi de aço pesa apenas 18,3 kg e é do tipo diamante com uma subestrutura integrada. A suspensão dianteira traz garfo telescópico invertidos com tubos de 43 mm de diâmetro. Atrás, tem um sistema Pro-Link com amortecedor único, mas ambos possuem ajuste de pré-carga. A frenagem é executada por um par de pinças de dois pistões na frente com discos de 310 mm de diâmetro. Atrás, faz uso de um pinça de um pistão e disco de 256 mm. Nas medidas, a nova Honda XL 750 Transalp tem uma distância entre-eixos de 1.560 mm e um peso de 208 kg. A distância ao solo é de 210 mm e a altura do assento é de 850 mm.
A Honda XL 750 Transalp 750 conta com acelerador eletrônico, o que também significa que vem com modos de condução selecionáveis. São cinco à escolha do condutor: Sport, Standard, Rain e Gravel, além de um quinto modo customizável. As ajudas eletrônicas incluem controle de tração e controle de empinada. Há ainda a opção de ABS off-road, que permite desligar o sistema antitravamento do freio traseiro.
A nova Honda Transalp recebe iluminação LED completa, assim como um painel de instrumentos digital com tela TFT de 5 polegadas colorida. Ela conta com conectividade via Bluetooth. A XL 750 Transalp também apresenta a tecnologia de Sinalização de Parada de Emergência nos indicadores traseiros quando há uma frenagem muito forte, algo encontrado nas motos mais caras da Honda aqui no Brasil.
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