A nova Chevrolet Montana 2024 foi flagrada mais uma vez rodando em testes, mas dessa vez em uma configuração inédita equipada com transmissão manual. Antes mesmo de revelar a picape no início deste ano nas versões LTZ e Premier, a fabricante já tinha confirmado que a nova geração da picape contaria com opção de câmbio manual na gama.
O flagra foi publicado no perfil do Instagram do jornalista João Anacleto (@janacletos), que recebeu as fotos feitas pelo seguidor Marcelo Alves. Embora a Montana apareça nas diversas fotos ainda camuflada, uma das imagens revela sua cabine, onde podemos ver a alavanca de câmbio manual de 6 marchas. Podemos conferir ainda outros detalhes, como os bancos de tecido com costuras brancas e uma nova padronagem na parte central. Já o acabamento prateado será mantido nos raios do volante (que não tem base achatada), na base da saída de ar e no console central. Os apoios de braço nas portas parecem ser em cinza claro.
Embora não seja possível cravar, a nova versão da Montana com câmbio manual deverá se chamar LS ou mesmo nem ter um sobrenome. Falando do visual da nova variante básica da caminhonete, é esperado que ela tenha a grade frontal inferior mais simples, sem acabamento prateado. Para não ficar com visual tão espartano, é esperado que seja mantido ao menos o acabamento cromado da grade superior que conecta as luzes diurnas de LED. Os faróis serão halógenos, enquanto o teto terá rack sem o acabamento prateado das versões mais caras.
Já as rodas serão menores, provavelmente um jogo de 16 polegadas com pneus 215/60. Embora seja uma versão mais simples, a GM vai manter a capota marítima, já que o recurso é um dos principais apelos de venda da picape, que segundo a marca traz “um sistema inédito de vedação na caçamba”. A ideia é fazer com que a caçamba funcione como um porta-malas gigante, oferecendo maior nível de proteção no transporte de objetos, evitando a intrusão de água e poeira.
Confirmada com motor 1.2 turbo de até 133 cv e 21,4 kgfm de torque em todas as versões, a Chevrolet já havia conformado que a nova Montana seria uma das mais rápidas na prova do 0 a 100 km/h na versão manual. Como comparação, temos apenas a Renault Oroch 1.6 manual, que acelera de 0 a 100 km/h em 11,8 segundos declarados. A Toro não conta com opção de transmissão manual.
No pacote de equipamentos, a nova Montana 2024 manual terá a central multimídia MyLink com tela de 8 polegadas integrada ao desenho do painel de instrumentos, como podemos ver na imagem, que deverá somar a conexão via Android Auto e Apple CarPlay, mas poderá perder o Wi-Fi nativo e o sistema OnStar. Fica a dúvida ainda se a Montana básica vai perder os sensores de estacionamento traseiros, mas trazendo ao menos a câmera de ré – solução que a Chevrolet já usa no Onix LT. Vale dizer que seria útil ter ao menos um dos dois itens, bastante necessários para uma picape.
No restante da lista de itens de série, podemos esperar um pacote semelhante ao Tracker 1.0 Turbo automático, versão mais básica do SUV. Assim, a Montana manual poderá ter 6 airbags, assistente de partida em rampa, controles de estabilidade e tração, luzes DRL, computador de bordo, sistema MyLink com tela LCD de 8”, painel de instrumentos com tela central TFT, som com 4 alto-falantes, sistema Isofix para fixação de cadeirinhas, grade frontal com detalhes cromados, rack de teto preto, câmera de ré, piloto automático, chave presencial para acesso e partida, faróis automáticos e partida sem chave.
Fonte: João Anacleto
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