A chegada da Great Wall Motors (GWM) ao mercado brasileiro em 2022 foi um dos grandes acontecimentos do setor automotivo no ano por aqui. A gigante chinesa já está reformando a antiga fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP), agora em sua posse, para dar início à produção local de seus produtos.
O primeiro a chegar será o Haval H6, da subdivisão de SUVs da GWM. Nós já andamos no modelo, que chegará primeiramente importado diretamente da China. A Great Wall afirmou que todos os seus modelos no Brasil serão híbridos ou totalmente elétricos. Isso inclui os planos da marca em trazer para cá uma picape de porte médio que rivalizaria com a Toyota Hilux: a Poer.
No entanto, antes de a GWM Poer estrear por aqui, recebeu uma mudança para o mercado chinês no visual. A picape passou a ser oferecida em três configurações: uma de entrada mais voltada ao uso comercial, a segunda com apelos mais fora de estrada e equipamentos como snorkel, e a última parece ser uma configuração mais luxuosa e requintada.
Na versão de entrada, vale notar que a dianteira ganhou piscas de LED e novos abrigos para os faróis auxiliares instalados no parachoque. A grade está um pouco maior e com elementos entrelaçados. Por último, os faróis receberam projetor. Na traseira, as lanternas parecem redesenhadas, com lâmpadas de LED para marca o contorno quando estão acesas, ainda que piscas e luzes de ré ainda aparentem ser convencionais.
Na variante off-road, o destaque fica para o parachoque mais específico e preto, além do snorkel e outros elementos que deixam o visual mais agressivo. Sua grade é entrecortada por uma barra horizontal vazada e ainda tem extensores de para-lamas, estribos laterais e santantônio na caçamba.
Já a GWM Poer mais luxuosa traz rodas exclusivas e um visual mais requintado na dianteira. Por lá, ficam os destaques para os faróis com abrigos para lâmpadas de LED, a grade dividida por duas barras e com extensor até o capô e as luzes diurnas de LED com local específico no parachoque dianteiro.
No entanto, ainda há um choque de cultura. Na China, a GWM Poer tem uma capacidade de carga que não passa de 500 kg e as opções de motorização são sempre a gasolina, tratando-se de um 2.0 turbo que pode entregar 197 cv ou 224 cv de potência dependendo da configuração escolhida. Ou seja, nada de opção a diesel.
Quando a Great Wall deu o pontapé inicial a suas operações no Brasil, afirmou que todos os seus carros seriam ao menos híbridos, opção que não está disponível nem China. Quanto à picape, na época a empresa falou de um modelo que ainda estava sendo desenvolvido e que não estava sendo vendido nem em sua terra natal. Será que era da reestilização que a GWM estava falando?
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