Mitsubishi reduz preço de peças em 50% com remanufatura em fábrica
Programa Mit Renova atende diversos modelos e anos, inclusive os mais antigos
A Mitsubishi quer mudar a sua imagem no Brasil. Por anos criticada pelo alto preço de manutenção de seus carros, cada vez mais processos e programas são divulgados para reduzir o custo para ter um Mitsubishi na garagem e isso inclui também os modelos mais antigos, como Pajero TR4 e as gerações anteriores da picape L200.
Um dos programas é o Mit Renova. Existe desde 2002 e em 2008 começou a fazer o processo de remanufatura em peças para qualquer modelo e ano de carros da Mitsubishi, nacionais ou importados. O foco são peças mais caras, como transmissão, motores, turbos e caixas de direção, por exemplo. São conjuntos mais caros para substituição, principalmente quando falamos de modelos mais antigos e importados.
As peças são coletadas na rede de concessionários. Em um reparo de transmissão, por exemplo, no lugar do cliente esperar sua peça reparada, a Mitsubishi já tem um conjunto pronto para a substituição. A peça com defeito volta para a fábrica de Catalão (GO) e, se possível, é reparada com componentes originais e espera um novo cliente. A peça remanufaturada tem a mesma garantia de 1 ano de uma peça nova, mas mais barata. Veja exemplos abaixo:
PREÇO NOVA | PREÇO MIT RENOVA | DIFERENÇA | |
Conjunto bico injetor (Pajero Full 2007 em diante) | R$ 6.166,19 | R$ 1.091,41 | R$ 5.074,78 |
Caixa e braço de direção hidráulica (L200 Triton Sport) | R$ 9.303,62 | R$ 4.054,49 | R$ 5.249,13 |
Conjunto turbocompressor (L200 Triton Sport) | R$ 5.867,92 | R$ 3.034,60 | R$ 2.833,32 |
Clara Corrêa, Gerente Executiva de Pós-Venda da HPE, reforça que o Mit Renova também tem um papel social. Em tempos de discussões sobre o papel do automóvel e das grandes empresas no meio-ambiente, ter menos componentes descartados é um avanço, principalmente com o reaproveitamento de grandes peças, como motores e transmissões. Ao mesmo tempo, oferece ao cliente uma forma mais acessível de fazer a manutenção do Mitsubishi, sem perder a garantia e qualidade, nem mesmo o valor de revenda.
Segundo Clara, hoje existe estoque do Mit Renova desde a gerações anteriores da L200, por volta de 2010, até diversos componentes para o Pajero TR4, por exemplo. Modelos importados como Pajero Full também podem ser atendidos sem problemas pelo programa. Em 2022, quase 7 mil peças passaram pelo processo de remanufatura em Catalão (GO) e foram encaminhadas aos concessionários.
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