Conhecemos a Honda como uma marca que guarda bem seus segredos. Ao mesmo tempo, quando resolve falar, revela praticamente tudo de uma só vez. Diferente de outras montadoras, a empresa japonesa já divulgou tudo o que irá apresentar em 2023 para o Brasil, com um catálogo bem variado.
O Civic terá um lançamento duplo, com a chegada do sedã híbrido e do hatch esportivo, o tão esperado Type R. Em SUVs, a Honda terá um concorrente para o Jeep Compass, o ZR-V, baseado no Civic e importado do México. Na linha superior, o CR-V volta ao Brasil também híbrido em nova geração, recentemente apresentada no exterior. Veja um pouco sobre cada um.
Um dos primeiros lançamentos de 2023, na verdade já está atrasado. Prometido para 2022, o Honda Civic e:HEV virá importado da Tailândia e alguns processos atrasaram sua apresentação. Esperado para janeiro, o Civic híbrido terá um sistema parecido com o Accord e:HEV, mas com um motor 2.0 aspirado com menos potência para ser mais econômico. Dois motores elétricos movimentam o sedã a maior parte do tempo.
Em testes anteriores, o Accord registrou mais de 18 km/litro na cidade conosco, nos levando a acreditar que o Civic poderá ter números superiores. Porém não será barato, esperado para uma faixa acima dos R$ 200 mil, com pacote bem completo de equipamentos, incluindo piloto automático adaptativo, assistente de faixa e alerta de colisão com frenagem automática, entre outros itens.
A Honda colocará um novo SUV acima do HR-V. Chamado ZR-V, podemos o chamar de "SUV do Civic". Usa a mesma plataforma do sedã em sua 11ª geração e divide diversos elementos, principalmente no interior. É produzido no México e deverá ter o mesmo motor 2.0 aspirado que é aplicado nos Estados Unidos.
O SUV médio está de olho no mercado de Jeep Compass e Toyota Corolla Cross. Acabará ocupando o lugar do Civic nas lojas inclusive na faixa de preços. A julgar pelos últimos flagras e informações, o ZR-V terá apenas o 2.0 aspirado enquanto o 1.5 turbo não foi aplicado nem nos EUA e, híbrido, a marca fala apenas no Civic e CR-V por enquanto. Chega no segundo semestre.
O SUV terá mais uma chance no Brasil. A nova geração foi apresentada no exterior em julho e já roda em testes por aqui. Será o terceiro híbrido da Honda no Brasil, com um conjunto composto pelo 2.0 aspirado e mais dois motores elétricos na transmissão. O já conhecido sistema e:HEV não precisa de fonte externa e tem bom consumo principalmente na cidade.
O CR-V ocupará a posição de carro topo de linha da Honda no Brasil. Com o Accord ainda não confirmado, podemos esperar o pacote mais completo de equipamentos, inclusive sistemas de segurança ativa e itens de conforto. Deverá ser o último dos lançamentos no Brasil, a considerar a demanda nos outros mercados e sua apresentação recente.
Para a alegria dos fãs, o Honda Civic Type R está confirmado. É a primeira vez que um esportivo desta tão icônica versão desembarca oficialmente no Brasil, com 330 cv no 2.0 turbo. Com câmbio manual de 6 marchas, obviamente fará a briga com o Toyota GR Corolla, um hatch com uma receita bem semelhante.
Não será barato, obviamente, muito menos muitas unidades serão importadas. O Civic Type R está mais para um modelo de imagem para a Honda no Brasil, que tem um bom histórico com o Civic Si em três gerações diferentes.
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