O Motor1.com Star Awards 2022 chegou ao fim e premiou modelos em diversas categorias nesta segunda edição. De 5 a 8 de dezembro, os colegas do Motor1.com dos Estados Unidos avaliaram 20 novos modelos que estrearam no ano passado e testaram um a um no sul da Califórnia para avaliar cuidadosamente seus pontos fortes e fracos.
Os modelos envolvidos concorreram a prêmios em diversas categorias: Melhor Picape, Melhor SUV, Melhor Veículo de Luxo, Melhor Custo/Benefício, Melhor Esportivo e Melhor Elétrico. Por fim, um prêmio especial foi concedido pelo diretor do site na categoria Escolha do Editor. Abaixo reunimos todos os vencedores e indicados.
A vencedora da categoria que engloba o principal segmento do mercado automotivo norte-americano foi a Ford F-150 Lightning. A picape elétrica com preço de tabela ao redor dos US$ 40.000 (embora os modelos mais equipados se aproximem dos US$ 80.000) conseguiu superar a concorrência interna da Ford Maverick e externa dos modelos GMC Hummer EV e Toyota Tundra, consagrando-se campeã.
Os colegas americanos apreciaram o estilo moderno e os detalhes associados às proporções clássicas que sempre definiram a F-150, a picape mais vendida do mundo. Elogios também para o desempenho do conjunto mecânico formado por 580 cv de potência e 107 kgfm de torque. Dados de fábrica iniciam aceleração de 0 a 100 km/h em 4 segundos e capacidade de reboque de 4,5 toneladas, além de 500 km de autonomia.
A nova geração do Kia Sportage foi escolhida como melhor SUV na premiação. Foram considerados vários fatores, incluindo a relação qualidade/preço, espaço, funcionalidade e desempenho oferecidos pelo powertrain. O SUV coreano desbancou os rivais Subaru Forester e Honda CR-V, além de modelos premium como BMW iX, Genesis GV70, Infiniti QX60, Jeep Grand Wagoneer e Range Rover.
Os críticos foram conquistados pelo estilo único e pessoal do novo Sportage, a boa oferta de espaço interno (em relação ao segmento) e a eficiência do conjunto híbrido de 230 cv e 17,5 km/l de consumo combinado no ciclo WLTP.
O carro de luxo de 2022 escolhido pelo Motor1.com US foi o Range Rover. O SUV inglês venceu adversários como Acura Integra, BMW iX, Genesis G90, Genesis GV70, Infiniti QX60, Jeep Grand Wagoneer e Lucid Air Grand Touring. Elogios foram concedidos para a direção superconfortável, aliada à força constante do motor 3.0 de 400 cv (considerada por nossos colegas como mais adequada ao carro do que o V8 biturbo mais potente).
Os equipamentos de altíssimo nível e todo conforto possível para passageiros e motorista foram outros elementos importantes na coroação da quinta geração do Range Rover.
Nesta categoria, foram considerados veículos com preço máximo de tabela de 40.000 dólares. Definido este primeiro critério, a redação analisou os modelos com melhor relação qualidade/preço, considerando também os equipamentos e a experiência de condução. A vencedora foi a picape Ford Maverick.
O modelo tem preço inicial em torno de 21 mil dólares, boa lista de equipamentos de série e motorização híbrida 2.5 com 194 cv de potência e consumo médio de 15,7 km/l. Elogios também para a carroceria, versatilidade no uso diário e espaço interno.
O Audi RS 3 foi o grande vencedor na categoria performance. Além do excelente desempenho garantido pelo motor 5 cilindros de 400 cv, o alemão deixou sua marca pelas sensações que transmite na pista, com acertos equilibrados e tração efetiva também graças ao RS Torque Splitter.
Destaque ainda para os freios de cerâmica de carbono, os pneus Pirelli Trofeo R e os amortecedores adaptativos, que permitem aproveitar o carro mesmo no uso diário. Na disputa, superou concorrentes como Hyundai Elantra N, Cadillac CT5-V Blackwing, Honda Civic Si e Lucid Air Grand Touring.
Novamente, a Ford F-150 Lightning levou a melhor e abocanhou o trofeu em mais um categoria. Foi elogiada não só pelo desempenho, mas também pelo impacto que terá nos Estados Unidos como modelo de propulsão EV no principal segmento do país, sendo capaz de mudar vários padrões em termos de performance, custos e força na comparação com picapes equivalente a gasolina. Na disputa, venceu GMC Hummer EV, BMW iX, Lucid Air e Hyundai Ioniq 5.
O Hyundai Ioniq 5 sem dúvidas foi o modelo que conseguiu conquistar a redação americana do Motor1.com. De acordo com o diretor editorial Jeff Perez, o coreano oferece "longo alcance, design retro-futurista inovador, conforto a bordo e muita diversão ao dirigir". Em particular, de acordo com Perez, "a alta visibilidade e a posição de condução elevada permitem-lhe ter imediatamente confiança ao volante do Hyundai".
Venceu a briga contra Acura Integra, Audi RS 3, Hyundai Elantra N e Cadillac CT5-V Blackwing.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Kia EV9 é o grande vencedor do World Car Awards 2024
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Kia EV9 desbanca 63 rivais e leva prêmio Carro das Mulheres Global 2024
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Finalistas do World Car Awards são anunciados no Salão de Genebra
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Novo Renault Scénic, agora SUV, é eleito Carro do Ano 2024 na Europa