A nova geração da Chevrolet Montana foi revelada no começo deste mês, trazendo um design alinhado à atual identidade visual usada pela fabricante no exterior e que estreou por aqui na picape. Até agora foram mostradas as versões LTZ e Premier, mas a General Motors já trabalha nas configurações mais simples do modelo, como a Montana LT 2024, que foi flagrada rodando sem disfarces em São Paulo.
O flagra foi registrado pelo jornalista João Anacleto e publicado em seu instagram (@janacletos), que avistou a nova Montana LT 2024 rodando em testes em São Caetano do Sul (SP), bem próximo da fábrica da GM no ABC paulista. A nova Montana já teve suas primeiras 2.000 unidades reservadas em apenas um dia (na data de apresentação da picape), isso somente com as versões LTZ e Premier sendo oferecidas, com as primeiras entregas acontecendo em fevereiro. Mas como você deve saber, a gama de versões do modelo será maior.
A julgar por este flagra, a nova Montana LT não terá grandes mudanças em relação a LTZ, que ficará posicionada logo acima. As maiores diferenças serão as rodas de liga-leve menores, provavelmente um jogo de 16 polegadas com pneus 215/60 no lugar das rodas aro 17 com pneus 215/55 e que aqui serão pintadas num tom de cinza mais escurecido. A versão mais simples também se difere pela falta do acabamento em plástico na base das portas – presentes na LTZ e Premier, o que acaba deixando a Montana LT com um visual menos encorpado.
Neste flagra não foi possível visualizar a dianteira e nem o interior da picape. Porém, podemos apostar que, caso a Chevrolet siga a mesma lógica do Tracker LT, a nova Montana LT deverá ter a grade frontal inferior sem acabamento cromado – que deverá estar presente apenas na parte superior que se conecta com as luzes diurnas de LED. Os faróis deverão ser iguais ao da LTZ, ou seja, com luzes halógenas, enquanto as luzes DRL acima deverão ficar para não modificar o visual da picape.
Por dentro podemos esperar também alguma simplificação, perdendo o acabamento bicolor em preto e marrom da LTZ, passando a adotar painel e painéis de porta provavelmente apenas em preto ou com variações de cinza. Os bancos certamente adotarão um revestimento em tecido, enquanto o volante deverá perder a base achatada e o acabamento em couro. As saídas de ar, acabamento no console central e manopla de câmbio devem manter os detalhes prateados.
No pacote de equipamentos, deverá contar ainda com a central multimídia MyLink com tela de 8 polegadas integrada ao desenho do painel de instrumentos, trazendo suporte a Android Auto e Apple CarPlay. Resta saber se manterá o Wi-Fi nativo e o sistema OnStar. Pelas imagens de flagra, parece que a Montana LT perderá os sensores de estacionamento traseiros, mantendo provavelmente apenas a câmera de ré – recurso bem necessário em uma picape. Boa notícia que a capota marítima segue presente, sendo estranho se a GM retirasse, pois a fabricante aposta na vedação da caçamba e no seu uso como um porta-malas como destaques.
Entre os equipamentos de série, podemos esperar também algo nos moldes do Tracker LT, como 6 airbags, controles de estabilidade e tração, botão de partida, chave presencial, ar-condicionado manual (igual a LTZ), câmera de ré, som com seis alto-falantes, uma entrada USB na frente e duas para o banco traseiro, piloto automático e conjunto elétrico de vidros, travas e retrovisores.
A nova geração da Montana será uma picape maior que as duas anteriores, medindo 4,72 metros de comprimento e cerca de 1,80 m de largura, enquanto a caçamba tem capacidade para 874 litros. Para efeito de comparação, a Fiat Toro tem 4,94 m de comprimento (+ 22 cm) e 1,84 m de largura, enquanto a caçamba carrega 937 litros. Como os flagras tinham adiantado, a nova Montana está bem mais próxima da Oroch com seus 4,71 m, porém tem mais espaço para carga, pois a picape da Renault leva 683 litros.
O motor da Montana LT 2024 será o mesmo 1.2 turbo da LTZ e Premier, que entrega até 133 cv de potência e 21,4 kgfm de torque. Porém, vale lembrar que de acordo com a Chevrolet, traz uma calibração específica para a picape, trabalhando em uma faixa de rotação mais baixa, o que reduz os ruídos na cabine e as emissões de poluentes. O câmbio é automático de 6 marchas na LTZ e Premier, que deverá estar disponível também na LT. A transmissão manual de 6 velocidades deve aparecer apenas na configuração mais simples da Montana, que poderá se chamar LS ou mesmo não ter sobrenome.
Com a Montana LTZ custando R$ 134.490 e a Montana Premier R$ 140.490 (ao menos nesse primeiro momento de pré-venda), podemos pegar de referência o Tracker LT, que custa R$ 10.700 a menos que o LTZ. Assim, podemos ter uma ideia do valor da nova Montana LT 2024, que poderá chegar com valor abaixo dos R$ 130 mil.
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