Hoje com uma linha restrita a somente três modelos (City Hatch, City Sedan e HR-V), a Honda terá um 2023 bem mais animado, com quatro lançamentos já confirmados. Um deles será o inédito ZR-V, SUV de porte médio que ficará entre o HR-V e o CR-V, entrando exatamente no segmento de Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos. Enquanto a estreia por aqui não acontece, a marca segue realizando os trabalhos de tropicalização.
Desta vez, quem pegou o Honda ZR-V rodando foi o jornalista João Anacleto, do canal A Roda. O utilitário usa uma camuflagem mais leve, com adesivos por toda a carroceria ao invés dos panos pretos. Por uma ironia do destino, é a mesma unidade que foi fotografada no final de novembro, como mostra a placa de identificação.
Alguns detalhes indicam que esta é a versão Sport disponível nos EUA e México. Um exemplo é a saída única de escapamento, que só aparece nesta configuração, ficando escondida embaixo do carro nas variantes mais caras. É o mesmo caso do desenho das rodas. O ZR-V vendido na América do Norte é equipado com o motor 2.0 aspirado de quatro cilindros, entregando 160 cv de potência e 19 kgfm de torque, sempre combinado a um câmbio automático do tipo CVT.
Como o ZR-V chegará ao Brasil importado do México, os flagras do modelo acabam confirmando que esta será uma das motorizações do SUV médio. O que ainda é uma mistério é se o carro desembarcará com mais alguma opção de motor. Em outros mercados, como Japão e Europa, é vendido com o 1.5 turbo de 182 cv e o 2.0 híbrido de 184 cv do Civic híbrido.
O ZR-V foi desenvolvido para criar uma ponte entre o HR-V e o CR-V. Este último era o SUV médio da marca, porém ele cresceu consideravelmente com o passar do tempo e, na geração atual, tem 4,69 metros de comprimento e 2,70 m de entre-eixos. Em comparação, o novo modelo tem 4,53 m e um entre-eixos de 2,65 m.
Com quatro lançamentos prometidos para o ano que vem, começando pelo Civic Hybrid, o Honda ZR-V deve aparecer nas lojas por volta do 2º trimestre, deixando o CR-V Hybrid e o esportivo Civic Type R para a segunda metade de 2023. Como o HR-V atualmente alcança os R$ 184.500 na versão topo de linha e o Jeep Compass, o SUV médio mais vendido atualmente, passa de R$ 200 mil em praticamente todas as configurações, o ZR-V deve chegar por um preço por volta de R$ 220 mil.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo City 2025: Honda separa sedã e hatch; veja os preços e o que muda
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Flagra: novo Honda HR-V 2026 já roda em testes no Brasil
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
SUVs em setembro: Honda ZR-V tem recorde de vendas
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Novo Honda WR-V 2025: 1º flagra no Brasil mostra SUV em testes finais