No final de abril, a Shineray apresentou para o mercado brasileiro a Ray 50, um novo ciclomotor que foi lançado por a partir de R$ 8.990. Ele levava o sobrenome Turbo, pois, segundo a marca, ele entregaria uma potência acima da média para a categoria. Mas turbo mesmo nunca teve.
E se você olhou para a foto acima da Shineray Ray 50 Turbo e o achou muito parecido com uma Honda Biz, não foi o único. A Honda também viu a similaridade das linhas e fez algo a respeito: processou. De acordo com os colegas do Motoo, a marca japonesa teria recebido ganho de causa em segunda instância. Ainda cabe recurso por parte da Shineray, mas a Ray 50 Turbo teve suas vendas suspensas e nem aparece mais no site da empresa.
Contatada pelo Motor1.com, a Shineray respondeu em comunicado oficial que "a Shineray do Brasil comunica que o presente caso está sendo discutido judicialmente. A pretensão da Honda e os argumentos da Shineray serão avaliados pelo Judiciário quando da prolação da sentença. A comercialização da Ray 50 está suspensa".
Por sua vez, a Honda foi mais detalhada em seu posicionamento: "a Honda atua sob o princípio de livre e justa concorrência e defende o direito à propriedade intelectual como forma de garantir um ambiente de negócios que favoreça à inovação, (...). Nossos veículos são fabricados a partir de extensas pesquisas de desenvolvimento e testes que garantem a qualidade e segurança dos usuários ao longo do tempo de vida do produto. Quando uma peça é copiada, não há garantia de que ela passou por todos os controles exigidos".
Sobre o processo em si, a empresa afirmou que "a Honda é proprietária de diversas patentes, todas registradas junto ao órgão governamental competente, incluindo o desenho industrial de motocicletas e suas peças. A fabricação, publicidade, oferta, montagem, distribuição e comercialização de produtos que violem estas patentes de Desenho Industrial constitui um grave descumprimento da legislação de propriedade intelectual vigente".
Logo em seu lançamento, a Shineray Ray 50 Turbo causou algumas polêmicas. Além da óbvia "homenagem" à Honda Biz, a moto trazia Turbo no nome, mas não tinha turbo. Na realidade, a marca nunca divulgou todos os detalhes técnicos do ciclomotor. Entre as similaridades com a Biz, opção de acabamento em dois tons, com carenagens brancas e assento e coluna interna na em tom bege.
As linhas com farol separado e piscas quase verticais no escudo, remetem demais ao produto da Honda. No único vídeo oficial de divulgação, era possível ver que o painel de instrumentos também se assemelha muito ao da Biz 110i. O vídeo mostrava ainda que a Ray 50 também tem gancho para sacolas, rodas de liga leve e freio a disco na dianteira.
O visível afogador no punho esquerdo mostra que o novo ciclomotor da Shineray deve ser alimentado por carburador. O vídeo ainda mostra que a moto não tem embreagem, levando a crer que se trata de uma transmissão semi-automática de 4 velocidades também usada em outros ciclomotores da Shineray, como o Jet 50, que desenvolve até 2,9 cv de potência.
Fonte: Motoo
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