Ao mesmo tempo em que a eletrificação caminha a passos rápidos em alguns mercados mundo afora, os sistemas com direção autônoma nível 3 estão ainda em fase de implementação. A exceção é a Honda, que desde 2021 já oferece comercialmente a tecnologia de direção autônoma nível 3 no Japão. Porém, a marca nipônica apresentou novidades para os sistemas de segurança Honda Sensing, que deverão equipar cada vez mais os carros da marca.
De acordo com o comunicado da fabricante japonesa, os sistemas de segurança Sensing 360 e Sensing Elite (uma evolução do já conhecido Honda Sensing) estarão cada vez mais presentes em seus carros nos próximos anos. A meta da Honda é equipar todos os seus veículos com o Sensing 360 até 2030, isso nos chamados “principais mercados”.
A próxima geração do Sensing 360 começará a rodar na China em 2022 e nos Estados até o final da década, trazendo hardware e software aprimorados para reduzir chances de acidentes por meio de detecção precisa de condições adversas que podem ocorrer com o motorista e ao redor do veículo. O sistema traz de alerta de desembarque (acende uma luz no retrovisor) para avisar que um veículo ou uma bicicleta está passando ao lado, bem como alerta de atenção do motorista, alerta de colisão, assistente de manutenção em faixa e mais.
No caso do sistema Sensing Elite, que é o sistema de assistência mais completo da marca japonesa, ele inclui agora um recurso mais avançado de direção autônoma em engarrafamentos, funções novas e aprimoradas para condução em rodovias, estacionamento automático, saída de garagens e mais. Está previsto ainda para ambos os sistemas (Sensing 360 e Elite) um recurso de detecção de motocicletas.
Outro ponto que vale destacar além dos novos recursos, é o sistema de inteligência artificial IA, que acumula dados e experiências com o tempo. Com isso, a marca japonesa afirma que o sistema tem sua capacidade de reconhecer ambientes mais complexos e lidar com situações inéditas de direção aumentadas a cada dia. Assim, a próxima geração do Honda Sensing Elite vai aproveitar de todas as informações acumuladas com o tempo.
Os sistemas com tecnologia de Nível 3, que no caso da Honda é o Sensing Elite, ele promete uma condução do carro sem as mãos e pode-se tirar os olhos da estrada, embora o motorista deva estar pronto para assumir o controle a qualquer momento. No caso da Honda, o sistema serve como uma assistência de "handsfree" para o tráfego congestionado dos grandes centros, uma vez que só está disponível abaixo a velocidades de até 50 km/h. Mas é preciso estar a pelo menos 29 km/h antes de poder acioná-lo.
Todas essas atualizações da Honda fazem parte da estratégia global da Honda, que busca reduzir pela metade até 2030 as mortes por colisões no trânsito envolvendo motocicletas e automóveis Honda. O sistema de assistência a condução Sensing estreou na Honda em 2014 com o utilitário CR-V 2015.
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