Os brasileiros já conhecem a Ford como uma marca apenas de SUVs e picapes, além do Mustang, há alguns anos. Agora, com o fim próximo de Focus e Fiesta, a Europa seguirá o mesmo caminho e estratégia, com direito a novo slogan e um reposicionamento de produtos para diversos países.
A Ford diz que quer ser "mais americana" na Europa. Será uma forma de atrair os clientes europeus, oferecendo uma linha de produtos semelhante aos Estados Unidos, inclusive um catálogo completamente elétrico até 2023. Junto, um novo slogan para realmente mostrar qual a ideia da empresa: "Espírito Aventureiro", obviamente traduzido. E cada linha terá uma função.
O Mustang, único não-SUV ou picape, é o "Wild Performance". O Puma, um SUV compacto urbano, "Urban Escape", enquanto o Explorer, um SUV maior, será "Active Adventure" e a Ranger, "Ultimate Outdoor". O marketing da Ford na Europa trabalhará bastante cada proposta dos modelos locais seguindo essa linha. No Brasil, por exemplo, temos a Ranger, Maverick, Bronco Sport, Territory e esperamos ainda em 2023 a F-150 e o Mustang Mach-E, além da linha Transit entre os comerciais, inclusive elétrica e com câmbio automático.
A Ford terá apenas elétricos em sua linha a partir de 2030. O Mustang Mach-E já está na Europa em diversos países e abre tal proposta, com a chegada de um SUV compacto elétrico em 2024, o Puma. A Ford ainda produz na Europa, como na Alemanha, que fará modelos elétricos nos próximos anos, inclusive ainda não lançados, como um SUV médio e um SUV esportivo. Até 2026, serão apenas elétricos e híbridos plug-in nas lojas da marca na Europa, tendência que acompanha diversas outras montadoras.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nova Ranger Super Duty vem aí: Ford divulga teaser e confirma estreia
Yamaha oferece Fluo 2025 com taxa zero até o final do ano
Ford Capri EV terá produção reduzida após 'estreia amarga' no mercado
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
Ford aumenta produção e contrata para fábrica da Ranger na Argentina
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
Novo Ford Equator: irmão maior do Territory ganha versão híbrida de 367 cv