Mercedes-Benz EQA será transformado em sedã elétrico de entrada
Novo modelo será lançado em 2024 com base na inédita plataforma MMA da marca, pensada para veículos EV
Apresentado em setembro de 2017 como um hatchback conceitual e produzido desde janeiro de 2021 como um SUV elétrico, o EQA deverá mudar de carroceria novamente dentro do portfólio da Mercedes-Benz. Prova disso são as imagens deste flagra, que pela primeira vez revelam protótipo da próxima geração rodando em testes. Como visto, o modelo mudará completamente e será transformado em sedã elétrico de entrada.
As imagens foram captadas nos arredores do centro de pesquisa e desenvolvimento da marca em Stuttgart, na Alemanha. Pelo que já é possível notar, a carroceria está praticamente pronta e apenas detalhes ainda são provisórios, como as lanternas. A silhueta é visível e coincide com teaser divulgado em outra ocasião pela Mercedes sobre seu próximo elétrico de entrada.
Galeria: Nova geração Mercedes EQA - Flagra
Nesse sentido, inclusive, o novo EQA ficará posicionado abaixo do futuro Classe C elétrico. A mudança em relação ao EQA atual será profunda e promete ir além da migração de carroceria. A plataforma será inteiramente nova e pensada desde o princípio para aplicação em elétricos dedicados. Assim, obedecerá a todos os padrões técnicos e dinâmicos esperados de veículo EV.
Mercedes-Benz EQA atual
Chamada de Arquitetura Modular Mercedes-Benz (MMA, em inglês), a plataforma deve estrear em 2024 (ano de lançamento do novo EQA). Será usada especialmente em veículos elétricos de porte compacto e médio. As fábricas de Rastatt, na Alemanha, e Kecskemét, na Hungria, foram escolhidas para abrigar a produção de modelos derivados dessa base. Atualmente composta por sete veículos, a linha de modelos de entrada da Mercedes será reduzida para para quatro nos próximos anos.
Já é certo também que os carros baseados em MMA adotarão novo sistema de entretenimento, chamado MB.OS. Será lançado primeiro nos EVs e só depois nos modelos equipados com motor a combustão, por volta de meados da década.
VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE
Fonte: Automedia
RECOMENDADO PARA VOCÊ
AMG G63 inspirado em Hamilton é o Classe G mais rápido da história
"China está anos à frente em veículos elétricos", diz ex-CEO da Stellantis
Papa recebe seu 1º carro elétrico: um Mercedes-Benz Classe G
Análise: Carlos Ghosn é quem pode salvar a Stellantis
Mercedes-AMG GT43 Coupé é um dos 4 cilindros mais caros já feitos
Teste BYD Song Plus Premium: visual renovado e potência turbinada
Mercedes-Benz CLA elétrico bate recorde do Porsche Taycan