Mercedes-AMG S 63 E Performance traz V8 híbrido de 802 cv com torque surreal
Sedã de luxo esportivo tem colossais 145,82 kgfm de torque e acelera de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos
Presente no mercado internacional desde 2020, o Mercedes-Benz Classe S W223 continua como o sedã mais luxuoso e ocupando lugar de destaque na gama da marca das três estrelas. Agora eis mais um modelo: o Mercedes-AMG S 63 E Performance, a versão esportiva que chega com potência acima dos 700 cv graças a uma nova motorização híbrida, o que faz dele o Classe S mais potente já feito pela fabricante.
A estreia da variante AMG do Classe S acontece dois meses depois do C63 S E Performance, que traz tecnologia herdada da Fórmula 1 e potência de 680 cv. Mas falando do coração do S 63 E Performance, ele combina seu motor V8 4.0 biturbo de 611 cv a 5.500 rpm e 91,77 kgfm a 2.500 rpm de torque a outro propulsor elétrico de 95 cv e 32,63 kgfm montado no eixo traseiro, que pode ter picos de 188 cv por 10 segundos. De forma combinada, o motor híbrido entrega nada menos do que 802 cv de potência e colossais 145,82 kgfm de torque.
Essa ficha técnica de respeito é o suficiente para o sedã de luxo esportivo acelerar de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos, enquanto a velocidade máxima é de 290 km/h quando equipado com o kit AMG Driver Package – de série nos Estados Unidos e um opcional à parte na Europa. E por falar no mercado do velho continente, sem esse kit a máxima fica limitada em 250 km/h por lá. O V8 é atrelado a um câmbio automático de 9 marchas, enquanto o propulsor elétrico é integrado a uma transmissão de duas velocidades para deslocamento em modo 100% EV.
Há ainda diferencial traseiro de deslizamento limitado controlado eletronicamente, assim como uma bateria de alto desempenho de 13,1 kWh, que fica instalada na porção traseira do carro, logo acima do eixo traseiro. Vale lembrar que, apesar de ser híbrido, o S 63 E Performance foca o uso do motor elétrico para ser usado em força total, sem se preocupar com a autonomia elétrica – que é de 33 km. A tração é enviada para as quatro rodas, enquanto o eixo traseiro esterça em até 2,5 graus, ajudando em manobras de estacionamento ou mesmo no contorno de curvas em alta velocidade.
Outros destaques ficam por conta da suspensão a ar regulável, que pode rebaixar a altura em 1,02 cm em velocidades acima de 121 km/h. Soma também o sistema de estabilização de rolagem ativa que reduz a rolagem da carroceria do carro em curvas. Detalhe ainda que o sedã traz coxins ativos do motor, que podem suavizar ou endurecer a conexão entre o motor V8 e a carroceria, dependendo das condições de direção. Para deixar o sedã esportivo de luxo mais rígido, a Mercedes-AMG instalou uma barra estabilizadora de alumínio sob o V8, além de uma travessa nos pontos de fixação da suspensão e suportes de alumínio diagonais na traseira.
Para segurar os 2.595 kg de peso em ordem de marcha, o AMG S 63 E Performance vem equipado com freios dotados de discos de 15,7 polegadas na frente e discos de 15 polegadas na traseira. Como é padrão em carros esportivos, freios com compostos de cerâmica fazem parte de um pacote opcional.
O design não poderia passar despercebido no Classe S mais potente da história, que supera a potência até do Mercedes-Maybach S650, que tem um V12 6.0 de 630 cv. Enquanto o luxuoso Maybach aposta num estilo cheio de cromados e pintura em duas cores, o AMG S 63 E Performance tem estilo levemente mais agressivo, trazendo grade dianteira com filetes verticais e o logotipo da AMG no canto direito. O para-choque também muda ao ostentar entradas de ar maiores nas extremidades, enquanto que na traseira há quatro saídas de escapamento.
Galeria: Mercedes-AMG S 63 E Performance 2023
Indo para o interior temos o mesmo padrão de acabamento de alto nível das versões “comuns” do Classe S, mas com detalhes em preto ou em fibra de carbono no painel, além de volante AMG com botões que permitem 4 níveis de recuperação de frenagem. Tem ainda o sistema multimídia MBUX com gráficos de performance exclusivos da AMG e também do motor híbrido. No mais, é o Classe S que você conhece: com painel de instrumentos 100% digital e filetes de LED que decoram toda a cabine.
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