No final de dezembro do ano passado a Chevrolet acabou por tirar de linha as versões com câmbio manual da Spin, que passou a ser comercializada apenas com transmissão automática desde então. Mas em abril deste ano a fabricante apresentou a linha 2023 da minivan e prometeu que as variantes com o pedal da embreagem voltariam – algo que acontece agora após atualizações no motor e câmbio devido as normas do Proconve L7.
De acordo com a General Motors, a transmissão manual de 6 marchas retorna para a gama da Spin nas versões LS e LT, sempre combinadas com 5 assentos, com as versões de 7 lugares sendo equipadas exclusivamente com câmbio automático de 6 velocidades. Tanto a Spin LS quanto a LT com caixa manual voltam para ocupar a faixa de entrada da minivan, visando atender principalmente clientes frotistas, segundo a fabricante.
“Entre os SUVs e crossovers aspirados, cerca de um quarto das vendas ainda são de configurações com transmissão manual, que costumam ter um custo de aquisição, manutenção e rodagem ligeiramente menor que as automáticas. No caso do Spin, esta economia é de aproximadamente 5%”, compara Gustavo Machado, gerente de Marketing de Produto da Chevrolet.
O motor continua sendo o famoso 1.8 de até 111 cv a 5.200 rpm e 17,7 kgfm de torque a 2.600 rpm, que pode trabalhar com transmissão manual ou automática de 6 marchas. A GM se reservou a dizer que as “evoluções mecânicas’ agregam o motor, transmissão, arquitetura eletrônica, sistemas de exaustão, indução e armazenamento e distribuição de combustível. De acordo com a montadora, as novidades resultaram na redução de emissões média de gases em até 43%, além de uma “melhor dirigibilidade ao veículo”.
Com o retorno das variantes com transmissão manual, a Chevrolet Spin 2023 passa a contar com oito versões no total: Spin LS manual, Spin LS automática, Spin LT manual, Spin LT automática, Spin LTZ, Spin Premier e Spin Activ. A configuração LT automática foi lançada em abril deste ano para atender principalmente quem trabalha com o transporte de passageiros, como táxi ou motoristas de aplicativo, enquanto a Spin LTZ voltou como uma opção intermediária na gama, sempre com 5 lugares.
Spin LS MT6 (5 lugares): grade frontal com detalhes em prata, rodas aro 15 com calotas, alerta de frenagem de emergência, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, airbag duplo, sistema de fixação de cadeiras para crianças (Isofix e Top Tether), regulagem de altura dos faróis, direção elétrica com regulagem de altura, ar-condicionado, travas e vidros elétricos "um toque” com abertura e fechamento pela chave e banco da segunda fileira corrediço.
Spin LS AT6 (5 lugares): igual a LS, mas com transmissão automática de 6 marchas.
Spin LT MT6 (5 lugares): grade frontal com detalhes em prata, rack de teto, rodas de alumínio aro 15, alerta de frenagem de emergência, controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em aclive, airbag duplo, sistema de fixação de cadeiras para crianças (Isofix e Top Tether), regulagem de altura dos faróis, direção elétrica progressiva com regulagem de altura, ar-condicionado, sensor de estacionamento, retrovisores, travas e vidros elétricos "um toque” com abertura e fechamento pela chave, banco da segunda fileira corrediço, volante multifuncional, multimídia MyLink com Android Auto e Apple CarPlay.
Spin LT AT6 (7 lugares): igual a LT, mas com transmissão automática de 6 marchas e controlador de velocidade de cruzeiro e limitador de velocidade.
Spin LTZ AT6 (5 lugares): grade frontal com moldura em preto brilhante, rack de teto, rodas de liga-leve aro 16 escurecidas, faróis com máscara negra e luz de posição em LED, lanternas escurecidas, bancos com revestimento que imita couro, alerta de frenagem de emergência, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, airbag duplo, sistema de fixação Isofix e Top Tether, regulagem de altura dos faróis, faróis de neblina, direção elétrica com regulagem de altura, ar-condicionado, câmera de ré e sensor de estacionamento.
Soma também retrovisores, travas e vidros elétricos "um toque” com abertura e fechamento pela chave, banco da segunda fileira corrediço, volante multifuncional com revestimento premium, multimídia MyLink com Android Auto e Apple CarPlay, além de controlador de velocidade de cruzeiro e limitador de velocidade.
Spin Premier AT6 (7 lugares): grade frontal cromada, rack de teto, rodas de liga-leve aro 16, faróis com luz de posição em LED, alerta de frenagem de emergência, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, airbag duplo, sistema de fixação Isofix e Top Tether, regulagem de altura dos faróis, faróis de neblina, direção elétrica com regulagem de altura, ar-condicionado, câmera de ré, sensor de estacionamento, sensor de chuva, faróis automáticos, retrovisores, travas e vidros elétricos "um toque” com abertura e fechamento pela chave e banco da segunda fileira corrediço.
Tem também volante multifuncional com revestimento premium, multimídia MyLink com Android Auto e Apple CarPlay, computador de bordo, controlador de velocidade de cruzeiro e limitador de velocidade, bancos e painéis de porta com revestimento premium e sistema OnStar.
Spin Activ AT6 (5 ou 7 lugares): pacote visual aventureiro (para-choques bicolor com detalhes em preto brilhante, assim como a grade frontal e retrovisores externos, molduras laterais de porta), além de rack de teto em forma de “U”, saias laterais, rodas de liga-leve exclusivas aro 16, faróis com máscara negra e luz de posição em LED, lanternas escurecidas e logotipo Chevrolet na cor preta, bancos com revestimento que imita couro, alerta de frenagem de emergência, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, airbag duplo, sistema de fixação Isofix e Top Tethe.
Soma ainda regulagem de altura dos faróis, faróis de neblina, direção elétrica com regulagem de altura, ar-condicionado, câmera de ré, sensor de estacionamento, sensor de chuva, faróis automáticos, retrovisores, travas e vidros elétricos "um toque” com abertura e fechamento pela chave, banco da segunda fileira corrediço, volante multifuncional com revestimento premium, multimídia MyLink com Android Auto e Apple CarPlay, computador de bordo, controlador de velocidade de cruzeiro e limitador de velocidade e sistema OnStar.
Versão | Preços |
Spin LS MT6 (5 lugares) | R$ 100.540 |
Spin LS MT6 (5 lugares) | R$ 106.560 |
Spin LT MT6 (5 lugares) | R$ 107.090 |
Spin LT AT6 (7 lugares) | R$ 113.260 |
Spin LTZ AT6 (5 lugares) | R$ 114.750 |
Spin Premier AT6 (7 lugares) | R$ 128.880 |
Spin Activ AT6 (5 lugares) | R$ 126.450 |
Spin Activ7 AT6 (7 lugares) | R$ 131.490 |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novas Chevrolet S10 e Spin 2025 chegam à Argentina por até R$ 360.000
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Comparativo Chevrolet Spin vs. Citroën C3 Aircross: experiência conta
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são básicos
Teste Chevrolet Spin Premier 2024: para quem precisa de 7 lugares
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Nova Chevrolet Spin 2025 parte de R$ 119.990 e custa mais que C3 Aircross