A ZF, famosa no Brasil por suas transmissões automáticas, amplia sua atuação com a nacionalização da produção do freio de estacionamento eletrônico (EPB - Electric Parking Brake). O componente passa a ser fabricado em sua planta de Limeira, interior de SP. Com isso, a ZF torna-se a primeira empresa do setor automotivo a produzir o freio de estacionamento elétrico no país.
Com o componente, que aqui no Brasil equipa modelos como Jeep Commander e Compass, a fabricante já ultrapassou a marca dos 200 milhões de unidades vendidas, colocando a ZF como líder global. Com o novo EPB brasileiro, a empresa ampliará seu fornecimento para montadoras no Brasil e Argentina.
Jeep Commander é equipado com o EPB da ZF
Mauricio Sica, Gerente Sênior de Engenharia da ZF, explicou a Motor1.com que inicialmente a produção nacional atenderá o mercado de SUV comercializados no Brasil, substituindo o componente que chegava importado do México e Europa. Com a nacionalização, a ZF conseguirá atender a demanda também para outros modelos, como sedãs, hatches e até caminhões leves.
Fábrica 4.0 da ZF em Limeira - SP
A produção do EPB é feita em uma nova linha instalada em Limeira. De acordo com a ZF, segue o mesmo padrão de modernidade das linhas de produção europeias, com processos totalmente automatizados e digitalizados. Parte dos componentes são feitos na unidade industrial da empresa em Engenheiro Coelho, interior de São Paulo, responsável pelos processos de fundição e usinagem.
A unidade já utiliza os conceitos da indústria 4.0, envolvendo robótica avançada, sensores e câmeras de visão de última geração para garantia de segurança no processo e qualidade final do produto.
Freio de estacionamento eletrônico produzido pela ZF no Brasil
A ZF também destaca que seu EPB é o mais compacto do mercado e possui alta densidade de potência. Sua capacidade de carga varia entre 13,5kN a 25kN - 1 KN equivale a 100 kgf (kilograma-força) e afirma ter o menor custo e peso aos concorrentes. Outro diferencial é a possibilidade de combinação de utilização de freios de serviço a disco ou tambor no eixo traseiro.
Acionamento do freio de estacionamento eletrônico é feito por botão
Como efeito colateral, onde cada grama reduzida conta, o EPB contribui na redução do peso total do carro ao eliminar componentes, como a tradicional alavanca manual de freio e cabos. Sua configuração é muito flexível, como por exemplo, ser acionado automaticamente assim que o carro for desligado, ou com a alavanca de câmbio na posição “P” ou ao se abrir qualquer porta.
Do mesmo modo, sua desativação também pode ser feita conforme determinação técnica de segurança da engenharia de cada marca. Um exemplo é a liberação do veículo apenas com o motor ligado, alavanca de câmbio na posição “D”, o pedal do freio acionado e com o cinto de segurança afivelado.
Outras vantagens citadas pela ZF são funções como a liberação imediata ao pisar no acelerador e a função "Hill Hold". Também conta com sensores de desgaste das pastilhas de freio que alertam o motorista para a manutenção e troca.
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