A Honda CG foi a primeira moto que marca produziu no Brasil em sua fábrica de Manaus (AM). Isso foi em 1976 e, desde então, a moto já acumulou mais de 14 milhões de unidades produzidas por aqui. Líder de vendas há décadas, a CG teve diversas versões emblemáticas, como ML e Turuna, por exemplo. Mas poucas tivéramo-nos sucesso duradouro como a Titan.
A Honda Motos do Brasil acaba de anunciar que CG Titan chegou ao marco de 500 mil unidades produzidas na linha de montagem manauara. Pode parecer pouco perto do total de CG fabricadas ao longo das décadas, mas vale lembrar que é também a versão mais cara e completa da moto mais vendida do Brasil. Hoje, uma Honda CG 160 Titan 2023 hoje não sai por menos de R$ 15.060. Vamos relembrar agora os grandes marcos da versão top de linha.
O nome CG Titan foi usado pela primeira vez em 1994, quando a moto ainda utilizava o motor 125. Ela marcou o início da produção da quarta geração da moto. Naquela época, para se diferenciar da terceira geração, a CG 125 Titan recebia um novo visual, com tanque mais arredondado, comandos redesenhados, alças para o garupa, novos freios e embreagem revisada. Ela ficou em produção até 1999.
Em 2000, foi apresentada a quinta geração da CG Titan, ainda com o motor 125 da Honda. A moto recebia sobrenomes dependendo dos equipamentos a partir 2002. A da foto acima, por exemplo, é uma KSE, que indicava ser uma unidade com partida elétrica e freios a tambor. A KS tinha partida a pedal e freios a tambor, enquanto a ESD tinha partida elétrica e freio a disco dianteiro. Foi a forma que a Honda encontrou para criar uma versão intermediária da Titan.
Em 2004 chegava a sexta geração da Honda CG e, com ela, uma Titan renovada. Naquele ano, a principal novidade foi a introdução do propulsor de 150 cilindradas, enquanto o 125 permanecia em linha para outras versões de entrada da moto. Apesar da cilindrada maior, ainda era carburada e tinha comando de válvulas acionado por varetas a partir do bloco do motor (OHV).
Apresentada como modelo 2009, a sétima geração da Honda CG manteve a Titan em linha. Naquele ano, a versão mais completa da moto manteve um motor de 150 cilindradas, porém o comando de válvulas acionado por corrente (OHC). Também recebeu pela primeira vez a injeção eletrônica de combustível. Com essa tecnologia foi possível introduzir o sistema flex, chamado de Mix, que fazia a moto ser capaz de rodar com etanol e gasolina. A CG Titan recebeu atualizações visuais para a oitava geração, que ficou em linha entre 2013 e 2014.
Em 2015, já como modelo 2016, foi apresentada a nona geração da Honda CG. A Titan recebia então rodas de liga leve, alças de garupa de alumínio e mais elementos visuais exclusivos para se firmar como a versão mais completa da moto dentro do catálogo brasileiro da Honda. Outra novidade importante foi a estreia do motor 160 que é usado até hoje.
A Honda CG 160 Titan 2023 foi apresentada em agosto e não teve grandes mudanças. Tanto a atual geração quanto o seu motor flex já estão com 7 anos nas costas e a marca vem desde então aplicando pequenas mudanças visuais apenas, sendo a maior delas apresentada em 2021 para o ano modelo 2022. A moto permanece até hoje sem oferecer uma versão com freios ABS, adotando apenas o sistema de freios com acionamento combinados, que é obrigatório por lei.
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