A Copa do Mundo finalmente começou e isto não significa que a indústria automotive ficará parada, nem mesmo a nacional. Tivemos uma despedida importante com o lançamento do Volkswagen Gol Last Edition, a série final do hatchback - tão importante que a Chevrolet fez uma homenagem à rival. O compacto encerrará a produção em dezembro, substituído pelo Polo Track.
Enquanto isso, a GM aproveitou a última semana antes do lançamento da nova Chevrolet Montana para revelar que a picape terá o motor 1.2 turbo do Tracker. O tema dos motores turbo continuou com o Compass norte-americano, que aposentou o 2.4 Tigershark aspirado para receber um 2.0 turbo de 203 cv.
Na parte das motos, a Honda apresentou a nova CB 300F Twister para o Brasil. Por fim, a Fiat comemorou o resultado do Pulse Abarth, versão esportiva do SUV compacto, que vendeu 350 unidades em três dias, o que corresponde a metade da produção prevista para este ano.
O Jeep Compass vendido nos Estados Unidos é um pouco diferente do resto do mundo. Até a linha 2022, o SUV médio ainda apostava no motor 2.4 Tigershark aspirado, aquele que equipou a Fiat Toro por um período bem curto. Isto muda na linha 2023, com o fim do 2.4 Porém, ao contrário do Brasil ou da Europa, a versão norte-americana não terá o 1.3 turbo, e sim o 2.0 turbo do Wrangler, mas com a potência reduzida para 203 cv. É uma mudança interessante e existem rumores de que este propulsor pode vir para cá, equipando Compass e Commander.
Poucos dias depois de aparecer em imagens de registro, a Honda confirmou que a CB 300F será a nova Twister para o mercado brasileiro. Não é o mesmo modelo vendido na Índia, tendo sido desenvolvido para o Brasil. A novidade, como diz o nome, é a adoção de um motor de maior cilindrada, agora de 395,3 cm³, entregando 24,7 cv. O lançamento será em dezembro.
Agora é oficial. O Volkswagen Gol está para sair de linha e a série de despedida iniciou as vendas. O Gol Last Edition custava R$ 95.990 e diferencia-se por alguns detalhes como a faixa preta na traseira ou o emblema de roda orbital na coluna C. "Custava"? Sim, pois todas as 650 unidades feitas para o mercado brasileiro já foram vendidas.
Mostrando o espírito esportivo, a Chevrolet fez um post inesperado nas suas redes sociais, dando os parabéns ao Volkswagen Gol pelos seus 42 anos de carreira no Brasil. Foi uma boa despedida para o rival, mesmo que tenham disputado espaço no mercado por pouco tempo - quando o Onix assumiu a liderança, o Gol já havia mudado de estratégia e a Volkswagen trabalhava no Polo.
O ano ainda não acabou. Dezembro será o mês de uma apresentação importante, com a nova geração da Chevrolet Montana. A fabricante confirmou que mostrará a picape no dia 1º de dezembro, em uma live no YouTube. Enquanto isso, divulgou mais uma informação, confirmando que a caminhonete terá somente o motor 1.2 turbo do Tracker em toda a linha, porém sem revelar a potência ou outros dados.
A volta da Abarth ao Brasil parece ter sido um bom negócio para a Fiat. Apenas três dias depois de apresentar o Pulse Abarth, o SUV compacto teve mais de 350 unidades vendidas. Segundo a Stellantis, isto é metade do volume de produção previsto para este ano, mostrando que havia um público esperando pelo utilitário com motor 1.3 turbo.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Jeep Compass: desconto de R$ 30.000 na Black Friday para segurar liderança
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são básicos
Jeep Compass 2025 tem desconto de R$ 30.000 na versão Sport
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Brasil foi o segundo maior mercado do Jeep Compass no mundo em 2023
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Jeep oferece grande desconto em seu SUV, mas com uma condição