Versões esportivas normalmente não são as mais vendidas, por atenderem a um nicho bem específico de clientes que buscam mais desempenho. Parece que o caso do Pulse Abarth será diferente. A Fiat revela que o SUV compacto preparado pela Abarth comercializou mais de 350 unidades em três dias, o que corresponde a metade da produção prevista para o resto de 2022, um bom resultado para reviver a submarca no país.
O Pulse Abarth foi apresentado pela Fiat na última quinta-feira (17), após uma longa campanha de teasers e até uma demonstração rápida para a imprensa antes de revelar o carro por completo. É o primeiro modelo da Abarth nesta nova fase no Brasil, além de ser o primeiro SUV feito pela divisão esportiva. Apesar da Stellantis tratar como uma marca separada, o carro é oferecido nas concessionárias da Fiat, com um espaço dedicado dentro da loja.
Por R$ 149.990, o Pulse Abarth é posicionado como a versão mais cara do utilitário dentro da linha, uma diferença de R$ 22.600 em comparação à configuração Impetus com motor 1.0 turbo. Traz os mesmos equipamentos, como painel de instrumentos digital, central multimídia com tela de 10 polegadas, frenagem automática de emergência, alerta de mudança de faixa e mais. Traz um equipamento inédito, com o freio de estacionamento eletrônico que estreou no Fastback.
Para provar que é um esportivo mesmo, o SUV deixou de lado o motor 1.0 turbo de 130 cv e 20,4 kgfm do resto da linha. No seu lugar entra o 1.3 turbo de 185 cv e 27,5 kgfm, o mesmo usado em modelos mais acima como Fastback e Toro, além dos Jeep Compass e Commander. A transmissão CVT dá lugar a uma caixa automática de 6 marchas e com conversor de torque.
Obviamente, transformar o carro em um esportivo vai além de colocar um motor mais potente. A Abarth fez calibrações específicas para o Pulse, mexendo na resposta do acelerador e na atuação do sistema MultiAir de comando de válvulas. A transmissão automática tem uma outra relação em comparação aos outros carros da Stellantis com este motor, e o modo Sport mexe na atuação do controle de estabilidade.
As alterações não param por aí. O conjunto de molas e amortecedores é exclusivo para o Pulse Abarth, sendo 13% mais firmes do que o resto da linha. A barra estabilizadora dianteira foi alargada em 20 mm no diâmetro. Os freios dianteiros usam os mesmos discos do Fastback Limited Edition, mudando a calibração. A traseira manteve os freios a tambor e a Fiat diz que não era necessário adotar discos.
Com o Pulse Abarth nas lojas, ficamos na expectativa pelos próximos modelos da divisão esportiva. A Stellantis apresentará o Abarth 500e hoje na Europa, que está confirmado para o Brasil e, segundo apurado por Motor1.com, existem planos para um Fastback Abarth no futuro – a versão Limited Edition by Abarth só traz um visual diferenciado, sem uma preparação.
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