A General Motors segue com sua estratégia agressiva em eletrificação, tanto que já apresentou neste ano dois modelos importantes: o Equinox EV e o Blazer EV, ambos SUVs 100% elétricos que têm até passaporte carimbado para o Brasil. Porém embora a fabricante aposte muito na eletrificação, a montadora não dará as costas para os carros a combustão, algo confirmado por um executivo da empresa.
Quem confirmou isso foi o atual presidente da GM, Mark Reuss, durante entrevista à Fox Business. O executivo afirmou ao canal norte-americano que a General Motors não está pronta para abandonar os segmentos tradicionais em que atua, já que muitas marcas do grupo ainda dominam as vendas entre carros a combustão com uma grande margem. Ou seja, não faria sentido a montadora deixar de lado os segmentos de mercado onde ainda tem lucro.
"A era do ICE [motor de combustão interna, traduzido do inglês] ainda não acabou", disse Reuss à Fox Business. "Não vamos abandonar nossos segmentos de motores de combustão interna. Temos a liderança em picapes com a GMC e Chevrolet. Conseguimos isso em nossas picapes de médio porte, nossas picapes de tamanho grande e além".
Caso você não acompanhe muito a indústria automobilística, saiba que um movimento comum de fabricantes é o fortalecimento da gama de carros a combustão para continuar obtendo lucro e, assim, conseguir investir em veículos elétricos. Quando falamos especificamente da GM, a empresa quer investir cerca de US$ 35 bilhões em veículos 100% elétricos, bem como tecnologias autônomas até meados da década.
Para quem não se lembra, a CEO da fabricante, Mary Barra, declarou em fevereiro deste ano que a GM tinha o plano de entregar nada menos do que 400 mil veículos elétricos na América do Norte até 2023, número que aumenta para 1 milhão até 2025. Mas como a indústria automotiva está em rápida mudança (e ainda com problemas de abastecimento de componentes), a GM acabou sendo forçada a mudar suas previsões, já que durante uma teleconferência de resultados do 3º trimestre de 2022 em 25 de outubro, a CEO mudou o cronograma para o 1º semestre de 2024 para a primeira meta, o que significa 6 meses depois do inicialmente planejado.
Ainda durante a entrevista à Fox Business, Mark Reuss comentou quando espera que os investimentos em veículos elétricos comecem a trazer dinheiro novo, algo que está previsto para 2025. “Depois começamos a ganhar dinheiro com EVs e a estrutura de margem se torna muito boa”, finaliza. Por fim, vale dizer ainda que a GM tem planos ambiciosos para o mercado de elétricos, pois a empresa quer ultrapassar a Tesla até 2025, algo que deverá ser feito usando a marca Chevrolet.
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