Após criar expectativa com a divulgação de teasers e detalhes preliminares, a Toyota oficializa nesta quarta-feira (16) a apresentação do todo-novo Prius 2023. Quinta geração da história do híbrido, a nova linhagem estreia primeiro na variante plug-in (a versão híbrida tradicional será revelada logo mais) e incorpora importantes avanços técnicos e dinâmicos. Adota também linguagem visual totalmente nova e inspirada no SUV elétrico bZ4X.
A dianteira chama atenção pelo estilo pontiagudo, faróis bem recortados integrados à grade e ampla abertura inferior no para-choque. Nas laterais, o formato tradicional da carroceria é o mesmo, mas agora mais dinâmico e arrojado. A Toyota também decidiu aplicar ousadia em alguns elementos e, entre as novidades, escondeu as maçanetas traseiras na coluna. Atrás, as lanternas são interligadas e envoltas em fundo preto contrastante com a pintura da carroceria.
No geral, a Toyota diz que o Prius 2023 ficou menor, mais baixo e mais largo que o anterior, além de ter a distância entre-eixos ligeiramente ampliada em 50 milímetros. A altura foi reduzida também em 50 milímetros, enquanto o comprimento total caiu 46 milímetros. Já em largura, o híbrido cresceu 22 milímetros.
No interior, o modelo adota linguagem de estilo Island Architecture. No geral, o layout lembra o painel do crossover bZ4X, incluindo posicionamento da central multimídia e comandos gerais, além do design do volante e do quadro de instrumentos digital.
Para a Europa, o Prius 2023 será oferecido somente na versão PHEV, ou seja, híbrido do tipo plug-in. O conjunto mecânico é protagonizado pelo motor 2.0 de quatro cilindros a gasolina e entrega 223 cv de potência. É um salto e tanto na comparação com o propulsor 1.8 usado até então, com apenas 122 cv. A bateria, instalada sob o banco traseiro, também é nova e conta com 13,6 quilowatts-hora, contra 8,8 kWh do modelo anterior.
Segundo a Toyota, o alcance apenas no modo elétrico é "50% maior do que a geração atual". Ou seja, aproximadamente 94,15 quilômetros (contra 63 km do carro atual). As especificações técnicas da versão híbrida convencional serão reveladas em breve.
Por aqui, a Toyota deixou de oferecer o Prius em 2021, mas confirmou na época que estuda trazer o modelo de volta em outro momento. A oportunidade surge justamente agora com a nova geração, mais eficiente e arrojada. Estratégia interessante seria lançar o modelo na variante PHEV, para gerar diferenciação em relação ao Corolla Hybrid tradicional.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota Prius cresce 138% e mostra força dos híbridos diante dos elétricos
Yamaha R15 ABS e Crosser ABS chegam renovadas para 2025
Novo Toyota Prius PHEV faz 200 km/l segundo teste oficial na Europa
VW Polo dispara e Hyundai HB20S é destaque: confira mais vendidos na 1ª quinzena de novembro
Nova geração do Toyota Prius é registrada no Brasil; será que vem?
ADX 2025 é um Honda ZR-V com motor 1.5 turbo e banho de loja da Acura
Novo Toyota Prius estreia versão híbrida HEV que faz até 32,6 km/litro