Faltam apenas dois meses para acabar o ano, mas o calendário de lançamentos da Toyota segue guardando importantes novidades. A próxima estreia, já adiantada em teasers pela marca, acontecerá no próximo dia 16 e promete agitar o segmento global de veículos híbridos. Detalhes ainda são desconhecidos, tendo em visto o nível de segredo mantido pela empresa, mas todos os rumores indicam que será a próxima geração do Prius.

Nas imagens, além de confirmar a data da apresentação, a Toyota mostra a silhueta da novidade, que remete diretamente ao conhecido design do híbrido. Os teasers revelam também detalhes da dianteira, especialmente o formato recortado dos faróis. Nesse sentido, inclusive, a inspiração virá de lançamentos recentes, principalmente os modelos da linha bZ, todos focados em eletrificação.

Galeria: Toyota Hybrid 2023 - Teaser

Do ponto de vista técnico, tudo aponta para chegada da quinta geração do sistema híbrido da marca, o chamado Toyota Hybrid System (THS). O conjunto está disponível tanto com motor 1.8 quanto com propulsor 2.0, variando conforme cada versão. Em outros modelos, como Corolla e Corolla Cross, a tecnologia recebeu otimizações importantes e incorporou ganhos em desempenho, dirigibilidade e eficiência. O mesmo será aplicado no novo Prius.

O Prius, em particular, receberá ainda mais aprimoramentos e promete bater recorde de consumo. Especulações indicam que o modelo poderá superar os 40 km/l de acordo com o padrão japonês de medição. Para efeito de comparação, o modelo atual na versão mais eficiente consegue fazer 37,2 km/l pelo mesmo ciclo. Convém lembrar, porém, que a medição japonesa é um tanto mais otimista que os padrões ocidentais. Ainda assim, serão números excelentes.

O lançamento acontecerá primeiro no Japão e, na sequência, o novíssimo Prius ganhará alcance internacional. No Brasil, o híbrido deixou de ser vendido em 2021. Quem sabe o retorno aconteça com a nova geração.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com