Após meses seguidos em baixa, as vendas de sedãs premium cresceram em outubro. Com 842 emplacamentos somados os modelos das duas categorias, a evolução frente ao mesmo período de 2021 (677) superou os 24%. Mesmo em comparação com setembro (627) houve uma alta de mais de 34%. O grande responsável pelos números positivos foi o vice-líder entre os médios.
Com 198 unidades – quase quatro vezes mais do que no mês anterior -, o Mercedes-Benz Classe C registrou seu melhor resultado com a nova geração. Preferido pelo 37º mês consecutivo, o BMW Série 3 (516) teve seu desempenho mais forte desde março (560) apesar de uma evolução modesta nos últimos doze meses (+2,8%).
Numa disputa interna da Audi pelo 3º lugar definida por apenas um emplacamento, o A4 (26) levou a melhor sobre o A5 (25). Apesar do resultado mais fraco desde março (5), o Mercedes CLA (18) voltou a vender mais do que o Audi A3 (10) e BMW Série 2 Gran Coupé. Com apenas 2 unidades, o Mercedes Classe A foi o lanterna.
Sedãs Médios Premium |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2022 |
OUT/22 |
SET/22 |
OUT/21 |
% OUT 22 |
% SET 22 |
VARIAÇÃO OUT/SET |
VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
BMW SÉRIE 3 |
4044 |
516 |
377 |
502 |
64,10% |
67,56% |
36,87% |
2,79% |
2º |
MERCEDES-BENZ CLASSE C |
892 |
198 |
52 |
4 |
24,60% |
9,32% |
280,77% |
4850,00% |
3º |
AUDI A4 |
155 |
26 |
36 |
22 |
3,23% |
6,45% |
-27,78% |
18,18% |
4º |
AUDI A5 |
243 |
25 |
26 |
27 |
3,11% |
4,66% |
-3,85% |
-7,41% |
5º |
MERCEDES-BENZ CLA |
368 |
18 |
21 |
20 |
2,24% |
3,76% |
-14,29% |
-10,00% |
6º |
AUDI A3 SEDAN |
390 |
10 |
29 |
5 |
1,24% |
5,20% |
-65,52% |
100,00% |
7º |
BMW SÉRIE 2 GRAN COUPÉ |
45 |
10 |
13 |
25 |
1,24% |
2,33% |
-23,08% |
-60,00% |
8º |
MERCEDES-BENZ CLASSE A SEDAN |
53 |
2 |
4 |
5 |
0,25% |
0,72% |
-50,00% |
-60,00% |
|
|
6190 |
805 |
558 |
610 |
100,00% |
100,00% |
44,27% |
31,97% |
Já entre os modelos mais caros o Panamera (13) conquistou a 10ª liderança seguida para a Porsche, mas desta vez com o modelo em queda de quase 24%. Empatados na 2ª posição, BMW Série 5 (7) e Mercedes Classe E (7) tiveram avanços frente a 2021. Quinto, o Porsche Taycan (3) teve seu desempenho mais fraco desde o final de 2020. Outubro também marcou o 1º emplacamento do elétrico Mercedes EQE.
Sedãs Grandes Premium |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2022 |
OUT/22 |
SET/22 |
OUT/21 |
% OUT 22 |
% SET 22 |
VARIAÇÃO OUT/SET |
VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
PORSCHE PANAMERA |
189 |
13 |
21 |
17 |
35,14% |
30,43% |
-38,10% |
-23,53% |
2º |
BMW SÉRIE 5 |
99 |
7 |
17 |
5 |
18,92% |
24,64% |
-58,82% |
40,00% |
3º |
MERCEDES-BENZ CLASSE E |
53 |
7 |
3 |
3 |
18,92% |
4,35% |
133,33% |
133,33% |
4º |
LEXUS ES |
21 |
3 |
2 |
6 |
8,11% |
2,90% |
50,00% |
-50,00% |
5º |
PORSCHE TAYCAN |
226 |
3 |
13 |
26 |
8,11% |
18,84% |
-76,92% |
-88,46% |
6º |
AUDI E TRON GT |
45 |
2 |
10 |
9 |
5,41% |
14,49% |
-80,00% |
-77,78% |
7º |
MERCEDES-BENZ EQE |
1 |
1 |
0 |
0 |
2,70% |
0,00% |
- |
- |
8º |
TESLA MODEL S |
25 |
1 |
3 |
1 |
2,70% |
4,35% |
-66,67% |
0,00% |
|
|
659 |
37 |
69 |
67 |
100,00% |
100,00% |
-46,38% |
-44,78% |
Fontes: Fenabrave / Abeifa
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Promoção premium: Mercedes-Benz tem CLA, Classe C e GLB com taxa zero
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Teste rápido Mercedes-Benz C300 EQBoost: o verdadeiro sedã médio premium
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são básicos
Novos Mercedes-Benz Classe C Coupé e Cabriolet chegam ao Brasil
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Oficial: BMW confirma nova geração do X3 para o Brasil em 2025