Os dados de emplacamentos em queda para outubro já adiantavam que o mês não seria muito positivo para a indústria de motocicletas nacional. Os números divulgados pela Abraciclo mostraram que as fabricantes associadas produziram menos no mês passado do que em setembro.
A queda foi de 1,6%, com 137.346 unidades fabricadas em outubro contra 139.622 motocicletas feitas em setembro. Apesar da retração, o mês passado não foi totalmente negativo. O resultado de outubro superou em 26,6% o resultado registrado em igual período de 2021, quando 108.456 motos saíram das linhas de montagem nacionais associadas à Abraciclo.
Ainda segundo dados da associação, esse é o terceiro melhor resultado do ano e só foi superado pelos meses de agosto (145.852 motocicletas) e setembro (139.622 unidades). É, também, o maior volume de produção para o mês desde 2014 (144.596 unidades). Na avaliação do presidente da Abraciclo, Marcos Fermanian, a indústria segue em expansão e mantém o ritmo de crescimento para atender aos consumidores. “A motocicleta caiu no gosto do brasileiro que hoje a utiliza como veículo principal ou alternativo nos deslocamentos”, diz. “Além disso, é utilizada como instrumento de trabalho para os que atuam nos serviços de entrega e para aqueles que querem complementar a sua renda”, explica.
No acumulado do ano, 1.198.889 motocicletas saíram das linhas de montagem brasileiras, volume 19,3% superior ao registrado no mesmo período de 2021 (1.005.014 unidades). Esse é também o melhor resultado para os dez primeiros meses do ano desde 2014. Naquele período, foram fabricadas 1.311.123 motocicletas. Além disso, o acumulado de 2022 já superou o total de 2021, que foi de 1.195.149 unidades. A projeção para este ano é que sejam fabricadas 1.420.000 motocicletas.
Voltz EV1 Sport na Fábrica da marca em Manaus (AM)
As motocicletas de baixa cilindrada lideraram o ranking de licenciamentos. Segundo levantamento realizado pela Abraciclo, os modelos com até 160 cilindradas responderam por 82,1% dos emplacamentos, com 98.794 unidades. Em segundo lugar, ficaram as motocicletas de 161 a 449 cilindradas, com 17.741 unidades (14,8% dos licenciamentos). Os modelos acima de 450 cilindradas registraram 3.738 emplacamentos, o que corresponde a 3,1% do total.
Nos dez primeiros meses do ano, foram licenciadas 1.106.523 motocicletas, volume 18% superior ao registrado no mesmo período de 2021 (937.971 unidades). Esse é o melhor resultado desde 2014, quando 1.190.031 motocicletas foram vendidas no varejo.
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