Quando chega a hora de um carro passar pelos testes de segurança de algum órgão, com certeza este é um momento de certa tensão para alguns fabricantes. E quando estamos falando do Euro NCAP, que testa a segurança dos carros vendidos na Europa, a missão é ainda mais rigorosa. E ficará ainda mais difícil alcançar a nota máxima de 5 estrelas, pois a entidade anunciou que vai atualizar seus critérios a partir de 2026 – que entrarão em vigor em 2030.
De acordo com o site Motor.es, o Euro NCAP vai atualizar seus critérios nos testes de segurança com base nas tecnologias que vêm avançando entre as fabricantes de veículos, que de forma contínua colocam novos equipamentos de segurança a cada carro lançado no mercado. E o “alvo” principal do órgão que avalia o nível de segurança de carros e também de pedestres serão os assistentes de condução, que também aos poucos começam a aparecer em carros na faixa pouco acima dos R$ 100 mil no Brasil, à exemplo do VW Nivus e Hyundai HB20.
Porém como na Europa essas tecnologias de assistência estão presentes há mais tempo, sua aplicação está em outro nível e já são peça chave para a mobilidade e para a segurança rodoviária. E isso principalmente porque a condução assistida e autônoma sem supervisão já é mais próxima da realidade europeia. Por isso mesmo é que o Euro NCAP resolveu analisar de forma mais aprofundada o funcionamento desses sistemas, algo já em avaliação desde 2018. A análise está adaptada aos quatro momentos de um acidente: segurança durante a condução, prevenção de acidentes (segurança ativa), proteção contra impactos (segurança passiva) e segurança pós-colisão.
Vale lembrar que o órgão europeu divulgará mais detalhes de seus novos critérios de segurança a partir de 2026. Além disso, o plano é que os protocolos de testes sejam atualizados a cada três anos. É importante destacar ainda que os novos critérios que serão lançados a partir de 2030 vão compreender ainda testes virtuais que, segundo a entidade, têm por objetivo melhorar a proteção dos pedestres. Além disso, os carros elétricos também serão alvo das análises mais rigorosas. Veja abaixo:
Segundo o site, o Euro NCAP também dará atenção especial para a segurança de motocicletas, scooters e também veículos comerciais pesados – trio que que cada vez mais está envolvido em acidentes de trânsito com graves desfechos para motoristas e passageiros no velho continente. Com isso, o órgão está desenvolvendo cenários de testes específicos que vão além dos automóveis.
A entidade está intensificando ainda esforços para contribuir com o programa "Visão Zero" da União Europeia, que visa prevenir mortes e lesões graves em acidentes de trânsito até 2030. Para isso, a entidade também estudará a fisionomia de passageiros e motoristas para melhorar a segurança a bordo de futuros veículos.
Fonte: Motor.es
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Latin NCAP: Citroën Aircross falha gravemente em segurança
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Argentina quer acabar com multas por radar após 'efeito zero' na segurança
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Cotado para o Brasil, Kia K3 alcança nota máxima em teste de segurança
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Citroën Basalt vai bem e alcança 4 estrelas em teste de segurança