As vendas diretas continuam mostrando sua enorme importância para o mercado brasileiro no atual cenário. Em outubro, 53,25% dos 168.414 automóveis e comerciais leves emplacados no país foram através da modalidade - este foi o 4º mês consecutivo em que o varejo foi superado. Com 25,83% de market share, a Fiat liderou pelo 26º mês seguido, com Chevrolet (17,21%) e VW (16,65%) completando o pódio.
No ranking de automóveis, o Fiat Mobi (5.366), preferido em setembro, foi superado por um Hyundai HB20 (6.216) que teve quase 70% de suas unidades fora do varejo e boa parte delas registrada nos últimos dias de outubro. O pódio, aliás, teve os mesmos integrantes do mês anterior, com o Fiat Argo (4.754) em 3º. Com 4.702 unidades, o Chevrolet Onix Plus voltou a ser o sedã nº 1.
Vice-líder no geral no mês passado, o Chevrolet Tracker (4.277) assumiu a posição de honra entre os SUVs / crossovers – líder em agosto e setembro, o Jeep Compass (4.122) foi o sétimo, mas bem próximo. Único no top 10 abaixo dos 50% de dependência da modalidade, o Chevrolet Onix (3.334) foi o oitavo. Líder entre junho e agosto, o VW Gol (2.078) caiu para o 13º lugar.
Entre os modelos premium tivemos apenas modelos da Volvo (XC40, XC90 e XC60) e da Audi (Q5, Q8 e Q3), com os representantes da marca sueca como a totalidade de suas unidades registradas na modalidade. City Hatch (67) e HR-V (139), ambos da Honda, foram os menos dependentes e concentraram cerca de 95% de seus emplacamentos no varejo.
POS. |
MODELO |
VENDAS DIRETAS |
% TOTAL |
OUT.22 (A) |
1º |
HYUNDAI HB20 |
6.216 |
68,43% |
9.084 |
2º |
FIAT MOBI |
5.366 |
79,60% |
6.741 |
3º |
FIAT ARGO |
4.754 |
71,73% |
6.628 |
4º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
4.702 |
63,94% |
7.354 |
5º |
CHEVROLET TRACKER |
4.277 |
50,34% |
8.496 |
6º |
VW VOYAGE |
4.220 |
99,79% |
4.229 |
7º |
JEEP COMPASS |
4.122 |
77,67% |
5.307 |
8º |
RENAULT KWID |
3.590 |
59,43% |
6.041 |
9º |
CHEVROLET ONIX |
3.334 |
42,92% |
7.768 |
10º |
JEEP RENEGADE |
3.104 |
78,44% |
3.957 |
11º |
FIAT CRONOS |
2.785 |
74,95% |
3.716 |
12º |
VW T-CROSS |
2.757 |
49,32% |
5.590 |
13º |
VW GOL |
2.078 |
67,05% |
3.099 |
14º |
JEEP COMMANDER |
1.811 |
85,75% |
2.112 |
15º |
FIAT PULSE |
1.616 |
37,49% |
4.311 |
16º |
CHEVROLET SPIN |
1.331 |
76,67% |
1.736 |
17º |
HYUNDAI HB20S |
1.249 |
57,96% |
2.155 |
18º |
PEUGEOT 208 |
1.076 |
87,34% |
1.232 |
19º |
RENAULT DUSTER |
1.065 |
55,67% |
1.913 |
20º |
CITROËN C3 |
1.057 |
40,34% |
2.620 |
21º |
VW NIVUS |
1.026 |
27,20% |
3.772 |
22º |
CITROËN C4 CACTUS |
1.023 |
87,36% |
1.171 |
23º |
TOYOTA COROLLA |
730 |
22,22% |
3.286 |
24º |
RENAULT LOGAN |
615 |
89,26% |
689 |
25º |
NISSAN KICKS |
572 |
21,97% |
2.604 |
26º |
TOYOTA YARIS HATCH |
523 |
23,20% |
2.254 |
27º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
518 |
35,58% |
1.456 |
28º |
FIAT FASTBACK |
455 |
16,00% |
2.843 |
29º |
RENAULT SANDERO |
451 |
76,70% |
588 |
30º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
400 |
12,40% |
3.225 |
31º |
HYUNDAI CRETA |
343 |
6,79% |
5.048 |
32º |
CHEVROLET TRAILBLAZER |
325 |
93,12% |
349 |
33º |
VOLVO XC40 |
264 |
100,00% |
264 |
34º |
VW VIRTUS |
223 |
58,38% |
382 |
35º |
PEUGEOT 2008 |
207 |
92,00% |
225 |
36º |
HONDA HR-V |
139 |
5,34% |
2.603 |
37º |
HONDA CITY |
126 |
11,08% |
1.137 |
38º |
VW TAOS |
109 |
11,02% |
989 |
39º |
FORD BRONCO |
85 |
48,57% |
175 |
40º |
VOLVO XC90 |
84 |
100,00% |
84 |
41º |
VOLVO XC60 |
77 |
100,00% |
77 |
42º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
76 |
18,40% |
413 |
43º |
TOYOTA SW4 |
72 |
8,29% |
869 |
44º |
HONDA CITY HATCH |
67 |
5,07% |
1.322 |
45º |
AUDI Q5 |
56 |
87,50% |
64 |
46º |
CHEVROLET EQUINOX |
55 |
19,03% |
289 |
47º |
MITSUBISHI ECLIPSE CROSS |
53 |
20,08% |
264 |
48º |
AUDI Q8 |
48 |
96,00% |
50 |
49º |
VW POLO |
48 |
6,49% |
740 |
50º |
AUDI Q3 |
47 |
20,98% |
224 |
Tradicional campeã geral da modalidade, a Fiat Strada (4.600) perdeu a posição de honra no mês passado para o HB20, mas se manteve no topo entre os comerciais leves, embora desta vez com vantagem bem reduzida sobre a VW Saveiro (4.312). O pódio foi completado pela Chevrolet S10 (1.927), com Toyota Hilux (1.491) e Fiat Fiorino (1.468) próximos.
POS. |
MODELO |
VENDAS DIRETAS |
% TOTAL |
OUT.22 (A) |
1º |
FIAT STRADA |
4.600 |
57,17% |
8.046 |
2º |
VW SAVEIRO |
4.312 |
96,96% |
4.447 |
3º |
FIAT TORO |
1.927 |
64,66% |
2.980 |
4º |
TOYOTA HILUX |
1.491 |
35,47% |
4.203 |
5º |
FIAT FIORINO |
1.468 |
77,06% |
1.905 |
6º |
CHEVROLET S10 |
1.328 |
81,72% |
1.625 |
7º |
RENAULT DUSTER OROCH |
1.158 |
80,25% |
1.443 |
8º |
MITSUBISHI L200 |
721 |
58,05% |
1.242 |
9º |
FORD RANGER |
600 |
42,77% |
1.403 |
10º |
RENAULT MASTER |
588 |
78,82% |
746 |
11º |
NISSAN FRONTIER |
333 |
55,32% |
602 |
12º |
RAM 3500 |
263 |
98,50% |
267 |
13º |
RAM 1500 |
198 |
96,59% |
205 |
14º |
FIAT SCUDO |
195 |
88,64% |
220 |
15º |
PEUGEOT EXPERT |
167 |
53,18% |
314 |
16º |
PEUGEOT PARTNER |
162 |
79,02% |
205 |
17º |
VW AMAROK |
160 |
37,04% |
432 |
18º |
FORD TRANSIT |
43 |
27,39% |
157 |
19º |
RAM CLASSIC |
40 |
97,56% |
41 |
20º |
VW / MAN EXPRESS |
37 |
29,60% |
125 |
21º |
CITROËN JUMPY |
25 |
19,38% |
129 |
22º |
RAM 2500 |
23 |
100,00% |
23 |
23º |
FORD MAVERICK |
21 |
52,50% |
40 |
24º |
JEEP GLADIATOR |
11 |
64,71% |
17 |
25º |
HYUNDAI HR |
7 |
33,33% |
21 |
26º |
FORD ETRANSIT |
5 |
100,00% |
5 |
27º |
FIAT DUCATO |
4 |
26,67% |
15 |
28º |
FORD F250 |
1 |
50,00% |
2 |
29º |
KIA K2500 |
1 |
0,39% |
257 |
30º |
PEUGEOT BOXER |
1 |
50,00% |
2 |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
VW domina SP, Creta líder no RJ: veja mais vendidos por estado em outubro
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
VW Polo dispara e Hyundai HB20S é destaque: confira mais vendidos na 1ª quinzena de novembro
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
SUVs em outubro: Jeep Compass lidera e Tiggo 7 tem recorde de vendas
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Sedãs em outubro: BYD King supera Nissan Sentra; veja o ranking