Ranking de vendas no varejo: Hyundai Creta foi o líder em outubro
Menos da metade das vendas no geral do mês passado foram em concessionárias
Em seu 4º mês consecutivo atrás das vendas diretas, o varejo representou em outubro 46,75% dos 168.474 automóveis e comerciais leves emplacados no país. Com 18,09% de participação, a Fiat retomou a liderança perdida para a Chevrolet (16,155%) em setembro. Toyota (14,74%), VW (11,16%) e Hyundai (10,82%) completaram as cinco primeiras colocações.
Com mais de 93% de suas unidades na modalidade, o Hyundai Creta (4.705) repetiu a liderança do mês anterior entre os automóveis, além da 7ª posição de honra consecutiva entre os SUVs / crossovers. O pódio, aliás, foi exatamente o mesmo de setembro, com o Chevrolet Onix (4.434) à frente do Chevrolet Tracker (4.219). Nº 1 nas vendas diretas, o Hyundai HB20 (2.868) venceu apertado o VW T-Cross (2.833) na disputa pelo 4º lugar.
Considerando a 6ª posição do Toyota Corolla Cross (2.825), a 7ª do VW Nivus (2.746) e a 8ª do Fiat Pulse (2.695), tivemos novamente 60% do top 10 composto por representantes do segmento mais aquecido do mercado. Chevrolet Onix Plus (2.652) e Toyota Corolla (2.556) foram os únicos sedãs presentes entre os vinte primeiros colocados.
12º, o Renault Kwid (2.451) foi o melhor entre os veículos de entrada. Com 2.388 unidades, o novato Fiat Fastback se aproximou de seu 1º top 10 vendendo mais do que o Fiat Argo (1.874), 15º. Representantes premium, Mercedes Classe C (198), Land Rover Discovery (108) e Porsche Macan (93) tiveram todas as suas unidades sem depender das vendas diretas.
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
OUT.22 (A) |
1º |
HYUNDAI CRETA |
4.705 |
93,21% |
5.048 |
2º |
CHEVROLET ONIX |
4.434 |
57,08% |
7.768 |
3º |
CHEVROLET TRACKER |
4.219 |
49,66% |
8.496 |
4º |
HYUNDAI HB20 |
2.868 |
31,57% |
9.084 |
5º |
VW T-CROSS |
2.833 |
50,68% |
5.590 |
6º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
2.825 |
87,60% |
3.225 |
7º |
VW NIVUS |
2.746 |
72,80% |
3.772 |
8º |
FIAT PULSE |
2.695 |
62,51% |
4.311 |
9º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
2.652 |
36,06% |
7.354 |
10º |
TOYOTA COROLLA |
2.556 |
77,78% |
3.286 |
11º |
HONDA HR-V |
2.464 |
94,66% |
2.603 |
12º |
RENAULT KWID |
2.451 |
40,57% |
6.041 |
13º |
FIAT FASTBACK |
2.388 |
84,00% |
2.843 |
14º |
NISSAN KICKS |
2.032 |
78,03% |
2.604 |
15º |
FIAT ARGO |
1.874 |
28,27% |
6.628 |
16º |
TOYOTA YARIS HATCH |
1.731 |
76,80% |
2.254 |
17º |
CITROËN C3 |
1.563 |
59,66% |
2.620 |
18º |
FIAT MOBI |
1.375 |
20,40% |
6.741 |
19º |
HONDA CITY HATCH |
1.255 |
94,93% |
1.322 |
20º |
JEEP COMPASS |
1.185 |
22,33% |
5.307 |
21º |
VW GOL |
1.021 |
32,95% |
3.099 |
22º |
HONDA CITY |
1.011 |
88,92% |
1.137 |
23º |
CAOA CHERY TIGGO 8 |
965 |
98,67% |
978 |
24º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
938 |
64,42% |
1.456 |
25º |
FIAT CRONOS |
931 |
25,05% |
3.716 |
26º |
HYUNDAI HB20S |
906 |
42,04% |
2.155 |
27º |
VW TAOS |
880 |
88,98% |
989 |
28º |
JEEP RENEGADE |
853 |
21,56% |
3.957 |
29º |
RENAULT DUSTER |
848 |
44,33% |
1.913 |
30º |
TOYOTA SW4 |
797 |
91,71% |
869 |
31º |
VW POLO |
692 |
93,51% |
740 |
32º |
CAOA CHERY TIGGO 7 |
458 |
95,02% |
482 |
33º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
429 |
94,08% |
456 |
34º |
BMW 320i |
409 |
90,09% |
454 |
35º |
CHEVROLET SPIN |
405 |
23,33% |
1.736 |
36º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
337 |
81,60% |
413 |
37º |
JEEP COMMANDER |
301 |
14,25% |
2.112 |
38º |
CHEVROLET EQUINOX |
234 |
80,97% |
289 |
39º |
MITSUBISHI ECLIPSE CROSS |
211 |
79,92% |
264 |
40º |
MERCEDES CLASSE C |
198 |
100,00% |
198 |
41º |
AUDI Q3 |
177 |
79,02% |
224 |
42º |
LAND ROVER DEFENDER |
163 |
95,32% |
171 |
43º |
VW VIRTUS |
159 |
41,62% |
382 |
44º |
PEUGEOT 208 |
156 |
12,66% |
1.232 |
45º |
BMW X1 |
153 |
95,03% |
161 |
46º |
CITROËN C4 CACTUS |
148 |
12,64% |
1.171 |
47º |
RENAULT SANDERO |
137 |
23,30% |
588 |
48º |
LAND ROVER DISCOVERY |
108 |
100,00% |
108 |
49º |
CHEVROLET CRUZE SPORT6 |
102 |
95,33% |
107 |
50º |
PORSCHE MACAN |
93 |
100,00% |
93 |
Entre os comerciais leves a Fiat Strada (3.446) completou cinco meses consecutivos no topo, com pouco mais de 700 unidades de vantagem sobre a Toyota Hilux (2.712). O pódio foi completado pela Fiat Toro (1.053), mas desta vez sem a mesma folga em relação à adversária mais próxima – desta vez, a Ford Ranger (803) ficou à frente da Mitsubishi L200 (521).
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
OUT.22 (A) |
1º |
FIAT STRADA |
3.446 |
42,83% |
8.046 |
2º |
TOYOTA HILUX |
2.712 |
64,53% |
4.203 |
3º |
FIAT TORO |
1.053 |
35,34% |
2.980 |
4º |
FORD RANGER |
803 |
57,23% |
1.403 |
5º |
MITSUBISHI L200 |
521 |
41,95% |
1.242 |
6º |
FIAT FIORINO |
437 |
22,94% |
1.905 |
7º |
CHEVROLET S10 |
297 |
18,28% |
1.625 |
8º |
RENAULT DUSTER OROCH |
285 |
19,75% |
1.443 |
9º |
VW AMAROK |
272 |
62,96% |
432 |
10º |
NISSAN FRONTIER |
269 |
44,68% |
602 |
11º |
KIA K2500 |
256 |
99,61% |
257 |
12º |
RENAULT MASTER |
158 |
21,18% |
746 |
13º |
PEUGEOT EXPERT |
147 |
46,82% |
314 |
14º |
VW SAVEIRO |
135 |
3,04% |
4.447 |
15º |
IVECO DAILY |
121 |
100,00% |
121 |
16º |
FORD TRANSIT |
114 |
72,61% |
157 |
17º |
CITROËN JUMPY |
104 |
80,62% |
129 |
18º |
VW / MAN EXPRESS |
88 |
70,40% |
125 |
19º |
EFFA V21 |
74 |
100,00% |
74 |
20º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 315 |
55 |
100,00% |
55 |
21º |
PEUGEOT PARTNER |
43 |
20,98% |
205 |
22º |
EFFA V22 |
27 |
100,00% |
27 |
23º |
FIAT SCUDO |
25 |
11,36% |
220 |
24º |
FORD MAVERICK |
19 |
47,50% |
40 |
25º |
HYUNDAI HR |
14 |
66,67% |
21 |
26º |
IVECO DAILY 30-130 |
14 |
100,00% |
14 |
27º |
FIAT DUCATO |
11 |
73,33% |
15 |
28º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 416 |
10 |
100,00% |
10 |
29º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
9 |
100,00% |
9 |
30º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 314 |
9 |
100,00% |
9 |
31º |
EFFA V25 |
7 |
100,00% |
7 |
32º |
RAM 1500 |
7 |
3,41% |
205 |
33º |
JEEP GLADIATOR |
6 |
35,29% |
17 |
34º |
FOTON AUMARK 3.5-14DT |
5 |
100,00% |
5 |
35º |
IVECO DAILY 35-150 |
4 |
100,00% |
4 |
36º |
JAC V260 |
4 |
100,00% |
4 |
37º |
RAM 3500 |
4 |
1,50% |
267 |
38º |
CITROËN JUMPER |
3 |
100,00% |
3 |
39º |
CHEVROLET SILVERADO |
2 |
100,00% |
2 |
40º |
FOTON AUMARK 1039 |
2 |
100,00% |
2 |
41º |
FIAT DOBLÒ |
1 |
100,00% |
1 |
42º |
FORD F250 |
1 |
50,00% |
2 |
43º |
FORD F75 |
1 |
100,00% |
1 |
44º |
GMC SIERRA |
1 |
100,00% |
1 |
45º |
PEUGEOT BOXER |
1 |
50,00% |
2 |
46º |
RAM CLASSIC |
1 |
2,44% |
41 |
47º |
SHINERAY P VAN |
1 |
100,00% |
1 |
48º |
TOYOTA TUNDRA |
1 |
100,00% |
1 |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Veja quais foram os 50 carros usados mais vendidos do Brasil em 2024
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Veja quais foram as picapes mais vendidas do Brasil em 2024
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
Ranking: os sedãs mais vendidos do Brasil em 2024
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
Fiat Strada líder e Chevrolet Tracker em destaque: mais vendidos na quinzena