Em seu 4º mês consecutivo atrás das vendas diretas, o varejo representou em outubro 46,75% dos 168.474 automóveis e comerciais leves emplacados no país. Com 18,09% de participação, a Fiat retomou a liderança perdida para a Chevrolet (16,155%) em setembro. Toyota (14,74%), VW (11,16%) e Hyundai (10,82%) completaram as cinco primeiras colocações.
Com mais de 93% de suas unidades na modalidade, o Hyundai Creta (4.705) repetiu a liderança do mês anterior entre os automóveis, além da 7ª posição de honra consecutiva entre os SUVs / crossovers. O pódio, aliás, foi exatamente o mesmo de setembro, com o Chevrolet Onix (4.434) à frente do Chevrolet Tracker (4.219). Nº 1 nas vendas diretas, o Hyundai HB20 (2.868) venceu apertado o VW T-Cross (2.833) na disputa pelo 4º lugar.
Considerando a 6ª posição do Toyota Corolla Cross (2.825), a 7ª do VW Nivus (2.746) e a 8ª do Fiat Pulse (2.695), tivemos novamente 60% do top 10 composto por representantes do segmento mais aquecido do mercado. Chevrolet Onix Plus (2.652) e Toyota Corolla (2.556) foram os únicos sedãs presentes entre os vinte primeiros colocados.
12º, o Renault Kwid (2.451) foi o melhor entre os veículos de entrada. Com 2.388 unidades, o novato Fiat Fastback se aproximou de seu 1º top 10 vendendo mais do que o Fiat Argo (1.874), 15º. Representantes premium, Mercedes Classe C (198), Land Rover Discovery (108) e Porsche Macan (93) tiveram todas as suas unidades sem depender das vendas diretas.
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
OUT.22 (A) |
1º |
HYUNDAI CRETA |
4.705 |
93,21% |
5.048 |
2º |
CHEVROLET ONIX |
4.434 |
57,08% |
7.768 |
3º |
CHEVROLET TRACKER |
4.219 |
49,66% |
8.496 |
4º |
HYUNDAI HB20 |
2.868 |
31,57% |
9.084 |
5º |
VW T-CROSS |
2.833 |
50,68% |
5.590 |
6º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
2.825 |
87,60% |
3.225 |
7º |
VW NIVUS |
2.746 |
72,80% |
3.772 |
8º |
FIAT PULSE |
2.695 |
62,51% |
4.311 |
9º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
2.652 |
36,06% |
7.354 |
10º |
TOYOTA COROLLA |
2.556 |
77,78% |
3.286 |
11º |
HONDA HR-V |
2.464 |
94,66% |
2.603 |
12º |
RENAULT KWID |
2.451 |
40,57% |
6.041 |
13º |
FIAT FASTBACK |
2.388 |
84,00% |
2.843 |
14º |
NISSAN KICKS |
2.032 |
78,03% |
2.604 |
15º |
FIAT ARGO |
1.874 |
28,27% |
6.628 |
16º |
TOYOTA YARIS HATCH |
1.731 |
76,80% |
2.254 |
17º |
CITROËN C3 |
1.563 |
59,66% |
2.620 |
18º |
FIAT MOBI |
1.375 |
20,40% |
6.741 |
19º |
HONDA CITY HATCH |
1.255 |
94,93% |
1.322 |
20º |
JEEP COMPASS |
1.185 |
22,33% |
5.307 |
21º |
VW GOL |
1.021 |
32,95% |
3.099 |
22º |
HONDA CITY |
1.011 |
88,92% |
1.137 |
23º |
CAOA CHERY TIGGO 8 |
965 |
98,67% |
978 |
24º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
938 |
64,42% |
1.456 |
25º |
FIAT CRONOS |
931 |
25,05% |
3.716 |
26º |
HYUNDAI HB20S |
906 |
42,04% |
2.155 |
27º |
VW TAOS |
880 |
88,98% |
989 |
28º |
JEEP RENEGADE |
853 |
21,56% |
3.957 |
29º |
RENAULT DUSTER |
848 |
44,33% |
1.913 |
30º |
TOYOTA SW4 |
797 |
91,71% |
869 |
31º |
VW POLO |
692 |
93,51% |
740 |
32º |
CAOA CHERY TIGGO 7 |
458 |
95,02% |
482 |
33º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
429 |
94,08% |
456 |
34º |
BMW 320i |
409 |
90,09% |
454 |
35º |
CHEVROLET SPIN |
405 |
23,33% |
1.736 |
36º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
337 |
81,60% |
413 |
37º |
JEEP COMMANDER |
301 |
14,25% |
2.112 |
38º |
CHEVROLET EQUINOX |
234 |
80,97% |
289 |
39º |
MITSUBISHI ECLIPSE CROSS |
211 |
79,92% |
264 |
40º |
MERCEDES CLASSE C |
198 |
100,00% |
198 |
41º |
AUDI Q3 |
177 |
79,02% |
224 |
42º |
LAND ROVER DEFENDER |
163 |
95,32% |
171 |
43º |
VW VIRTUS |
159 |
41,62% |
382 |
44º |
PEUGEOT 208 |
156 |
12,66% |
1.232 |
45º |
BMW X1 |
153 |
95,03% |
161 |
46º |
CITROËN C4 CACTUS |
148 |
12,64% |
1.171 |
47º |
RENAULT SANDERO |
137 |
23,30% |
588 |
48º |
LAND ROVER DISCOVERY |
108 |
100,00% |
108 |
49º |
CHEVROLET CRUZE SPORT6 |
102 |
95,33% |
107 |
50º |
PORSCHE MACAN |
93 |
100,00% |
93 |
Entre os comerciais leves a Fiat Strada (3.446) completou cinco meses consecutivos no topo, com pouco mais de 700 unidades de vantagem sobre a Toyota Hilux (2.712). O pódio foi completado pela Fiat Toro (1.053), mas desta vez sem a mesma folga em relação à adversária mais próxima – desta vez, a Ford Ranger (803) ficou à frente da Mitsubishi L200 (521).
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
OUT.22 (A) |
1º |
FIAT STRADA |
3.446 |
42,83% |
8.046 |
2º |
TOYOTA HILUX |
2.712 |
64,53% |
4.203 |
3º |
FIAT TORO |
1.053 |
35,34% |
2.980 |
4º |
FORD RANGER |
803 |
57,23% |
1.403 |
5º |
MITSUBISHI L200 |
521 |
41,95% |
1.242 |
6º |
FIAT FIORINO |
437 |
22,94% |
1.905 |
7º |
CHEVROLET S10 |
297 |
18,28% |
1.625 |
8º |
RENAULT DUSTER OROCH |
285 |
19,75% |
1.443 |
9º |
VW AMAROK |
272 |
62,96% |
432 |
10º |
NISSAN FRONTIER |
269 |
44,68% |
602 |
11º |
KIA K2500 |
256 |
99,61% |
257 |
12º |
RENAULT MASTER |
158 |
21,18% |
746 |
13º |
PEUGEOT EXPERT |
147 |
46,82% |
314 |
14º |
VW SAVEIRO |
135 |
3,04% |
4.447 |
15º |
IVECO DAILY |
121 |
100,00% |
121 |
16º |
FORD TRANSIT |
114 |
72,61% |
157 |
17º |
CITROËN JUMPY |
104 |
80,62% |
129 |
18º |
VW / MAN EXPRESS |
88 |
70,40% |
125 |
19º |
EFFA V21 |
74 |
100,00% |
74 |
20º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 315 |
55 |
100,00% |
55 |
21º |
PEUGEOT PARTNER |
43 |
20,98% |
205 |
22º |
EFFA V22 |
27 |
100,00% |
27 |
23º |
FIAT SCUDO |
25 |
11,36% |
220 |
24º |
FORD MAVERICK |
19 |
47,50% |
40 |
25º |
HYUNDAI HR |
14 |
66,67% |
21 |
26º |
IVECO DAILY 30-130 |
14 |
100,00% |
14 |
27º |
FIAT DUCATO |
11 |
73,33% |
15 |
28º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 416 |
10 |
100,00% |
10 |
29º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
9 |
100,00% |
9 |
30º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 314 |
9 |
100,00% |
9 |
31º |
EFFA V25 |
7 |
100,00% |
7 |
32º |
RAM 1500 |
7 |
3,41% |
205 |
33º |
JEEP GLADIATOR |
6 |
35,29% |
17 |
34º |
FOTON AUMARK 3.5-14DT |
5 |
100,00% |
5 |
35º |
IVECO DAILY 35-150 |
4 |
100,00% |
4 |
36º |
JAC V260 |
4 |
100,00% |
4 |
37º |
RAM 3500 |
4 |
1,50% |
267 |
38º |
CITROËN JUMPER |
3 |
100,00% |
3 |
39º |
CHEVROLET SILVERADO |
2 |
100,00% |
2 |
40º |
FOTON AUMARK 1039 |
2 |
100,00% |
2 |
41º |
FIAT DOBLÒ |
1 |
100,00% |
1 |
42º |
FORD F250 |
1 |
50,00% |
2 |
43º |
FORD F75 |
1 |
100,00% |
1 |
44º |
GMC SIERRA |
1 |
100,00% |
1 |
45º |
PEUGEOT BOXER |
1 |
50,00% |
2 |
46º |
RAM CLASSIC |
1 |
2,44% |
41 |
47º |
SHINERAY P VAN |
1 |
100,00% |
1 |
48º |
TOYOTA TUNDRA |
1 |
100,00% |
1 |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
Volkswagen Tera: este é o nome do novo SUV rival de Pulse e Kardian
Disputa acirrada e Compass em alta: os mais vendidos no final de outubro
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
Alemanha: VW Tiguan lidera vendas pela 1ª vez em sua terra natal