Sucesso comercial para a Renault, o pequeno Zoe está comemorando seu 10º aniversário em 2022, mas seus dias estão contados. A empresa anunciou que irá descontinuar o pequeno elétrico nos próximos anos para abrir espaço para uma nova onda de carros de emissão zero. Os conceitos Renault 4 e Renault 5 foram vistos como conceitos antes de seus lançamentos previstos para 2025, mas agora surge uma projeção que antecipa um carro elétrico barato.
No início deste mês, no Salão de Paris, o Renault 4ever Trophy Concept foi o centro das atenções e antecipou o que está por vir no papel de elétrico de entrada. Agora tentamos reduzir os exageros de design de um carro conceito numa tentativa de imaginar como será o veículo que irá para as ruas dentro de três anos. Espera-se que seja muito maior que o Renault 4 clássico, uma vez que o conceito tem 4.160 mm de comprimento e 1.950 mm de largura.
As divertidas rodas de 19 polegadas do conceito deram lugar a um conjunto menor com um design mais convencional. Nossa tentativa de ver o futuro do mini SUV elétrico inclui maçanetas escondidas tanto na frente quanto atrás, juntamente com espelhos retrovisores convencionais e uma carroceria mais estreita sem as molduras salientes das caixas de rodas e saias laterais espessas. Também removemos o rack de teto de fibra de carbono que segurava o estepe e nos livramos das âncoras de amarração do conceito no capô à la Ford Bronco.
Assim como o Renault 5, o novo Renault 4 vai ser feito com base na plataforma CMF-BEV e deve ter cerca de 1.900 mm de altura para fazer menção ao protótipo. Lembraremos que o conceito foi projetado para acomodar uma bateria de 42 kWh que fornece carga suficiente para 402 quilômetros. Caso a versão de produção seja algo parecido com o conceito, um motor elétrico montado na frente deverá fornecer cerca de 130 cv de potência, o suficiente para uma aceleração de 0 a 100 km/h em menos de nove segundos.
Caso a lógica seja seguida, é provável que o Renault 5 faça sua estreia antes do Renault 4, já que a marca francesa revelou o pequeno elétrico no início de 2021.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Renault Oroch seguirá em linha mesmo com chegada da nova picape Niagara
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são básicos
Teste Renault Kardian Evolution MT: manual, mas tão bom quanto o automático
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Electric Days: Renault premia sua 1ª concessionária com selo ESG Ouro
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Mitsubishi terá mais dois SUVs da Renault com logotipos trocados