Nova lei do insulfilm: veja o que muda e saiba como evitar multas
Desrespeito às regras gera infração grave e pode resultar na retenção do veículo
Medidas estabelecidas recentemente pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) trazem importantes mudanças nas regras de instalação e uso do insulfilm no Brasil. De acordo com a resolução 960/2022 do órgão, ficam proibidas as bolhas formadas em alguns tipos de película, especialmente em espaços como vidros laterais dianteiros e para-brisa. As bolhas comprometem a visão dos motoristas e afetam a condução, gerando riscos à segurança.
Há novas diretrizes também para a transmitância luminosa mínima dos vidros. Até então, a quantidade de luz e brilho que atravessa o conjunto composto por vidro e película não podia ser inferior a 75% para os itens incolores e 70% para os coloridos. Agora, a resolução não faz essa distinção e fixa o percentual em 70%, independentemente da cor. Nos demais vidros, sem interferência à condução, o percentual mínimo permanece em 28%.
Galeria: Comparativo: Jeep Renegade S x Jeep Compass Sport
Além disso, o Contran proibiu em definitivo películas do tipo opaca ou refletiva. Dependendo do caso, elas impedem a total passagem de luz e, dependendo da situação, podem comprometer seriamente a visibilidade. Dessa forma, ficam vetadas em qualquer vidro da cabine do veículo. A exceção fica apenas para vidros do teto e dos veículos blindados, bem como máquinas agrícolas, florestais, rodoviárias e veículos destinados à circulação fora de vias públicas.
O descumprimento das novas regras é considerado infração grave, com multa de R$ 195,23, cinco pontos no prontuário da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e retenção do veículo para regularização. Para liberar o veículo do pátio, vale lembrar, será necessário resolver a irregularidade e recolher os valores relativos ao guincho e às estadias.
A fiscalização fica por conta dos Detrans (Departamentos Estaduais de Trânsito), além de PRF (Polícia Rodoviária Federal), DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), e DER (Departamento de Estradas de Rodagem).
VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Rodízio Municipal de Veículos em São Paulo (SP) já voltou em 2025
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Quando volta o rodízio veicular de São Paulo (SP) em 2025?
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
Detran RJ: veja os prazos e preços de IPVA e licenciamento 2025
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
Licenciamento SP 2025: como calcular o seu?