5 fatos da nova Honda PCX que a aproximaram da Yamaha NMax (além do preço)
... e um que ainda as matêm afastadas
A Honda renovou recentemente a PCX para a linha 2023. Além de uma série de melhorias que incluíram até um motor maior, a scooter mais vendida do país ainda ganhou alguns itens a mais para se manter na liderança e não se ver ameaçada pela maior rival da categoria: a Yamaha NMax.
Com o novo conjunto, a nova Honda PCX 160 2023 se aproximou mais da Yamaha NMax ABS, e não foi apenas no preço. A primeira custa entre R$ 15.460 e R$ 17.400, enquanto a segunda, oferecida em versão única, tem preço sugerido de R$ 19.690. Reunimos 5 novidades da PCX que a deixaram mais perto da NMax e deixamos para o final uma diferença fundamental que ainda permanece entre as duas.
Eternas rivais: PCX x NMax
Galeria: Nova Honda PCX 160 2023
Motor maior e mais potente
Nova Honda PCX 160 2023 Primeiras Impressões
A grande novidade da PCX 2023 foi a introdução do inédito motor 160, maior e mais potente que o antigo. Seu monocilíndrico de 156,9 cm³ tem arrefecimento a líquido, comando simples no cabeçote e 4 válvulas. Na prática, entrega 16 cv de potência e 1,50kgfm de torque. Já a Yamaha NMax 160 tem um monocilíndrico tem 155 cm³, comando simples variável no cabeçote e 4 válvulas. Com isso, é capaz de entregar 15,4 cv de potência e 1,40 kgfm de torque. Por outro lado, pesa 131 kg e o tanque acomoda apenas 7,1 litros.
Chave presencial em todas as versões
Na antiga Honda PCX, a versão de entrada CBS contava com uma chave física convencional, enquanto a Yamaha NMax sempre vem acompanhada de uma chave presencial. O item, antes exclusividade das versões ABS e DLX da scooter da Honda, passou a ser de série em todas as configurações da PCX 2023, independente do preço.
Praticidade
Com a nova geração da PCX, agora 160, trocou a roda traseira de 14 polegadas por uma de 13 polegadas com pneu mais largo e novos amortecedores para deixar o rodar menos duro. A vantagem foi que o espaço sob o assento na moto da Honda foi de 28 litros para 30. Parece pouco, mas é o suficiente para acomodar um capacete integral e sobrar espaço. E esse é justamente um ponto que a Yamaha NMax entrega menos. A Honda também modificou o porta-trecos no escudo frontal, que agora acomoda uma garrafa d'água de 500 ml e tem tomada padrão USB-C.
Painel maior e mais visível
Pode parecer um pequeno detalhe, mas a Yamaha NMax sempre trouxe um painel de instrumentos digital com informações bem grandes para facilitar a visualização. A nova geração da Honda PCX 160 2023 adotou o mesmo expediente: com tela maior e mais inclinada para o condutor, ajudando a visualização mesmo sob sol forte.
Iluminação total de LED
Quando a Honda apresentou a PCX no mercado brasileiro pela primeira vez, ainda em 2013, seus faróis eram convencionais. Já a Yamaha NMax já contava com faróis de LED. A PCX veio ao longo dos anos encorporando a tecnologia, mas hoje, com a linha 2023 da scooter da Honda, toda a iluminação é feita por LED, enquanto a da Yamaha ainda usa lâmpadas convencionais nos piscas.
Parando no contraponto
Diz a Honda que a PCX segue oferecendo a versão de entrada CBS sem ter freios ABS de série por uma demanda vinda principalmente das pessoas que estão comprando a primeira moto. Enquanto o freio dianteiro é a disco como na Yamaha NMax, a versão mais barata ainda conta tambor na traseira.
Mesmo as duas versões mais caras, ABS e DLX ABS, que já possuem disco na roda traseira, trazem o ABS de série apenas na roda da frente. Na NMax, o ABS opera nas duas rodas. Por outro lado, as configurações mais completas da PCX com ABS também trazem controle eletrônico de tração, algo que a rival da Yamaha não traz.
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