page ad skin

Volvo EX90: Novo SUV elétrico de luxo terá multimídia que evita distrações

Marca apostará em sistema de telas que auxiliem o motorista e que não o distraia

Volvo EX90 2024 - interior

A Volvo segue mostrando a conta-gotas seu próximo grande lançamento: o EX90, modelo que será o substituto do atual XC90, mas que virá com motorização 100% elétrica. Desta vez a marca sueca revela pela primeira vez o interior do novo SUV de luxo, que exibirá as informações necessárias em telas de uma forma bem intuitiva e segura – livre de distrações. Algo totalmente em sintonia com o DNA da empresa, que desde sempre destacou a segurança de seus carros.

É sabido que com o passar dos anos, as telas dentro dos carros seguem cada vez maiores e com diversas funções. Mas de acordo com a Volvo, a proposta para o novo EX90 é que o seu sistema multimídia seja inteligente no sentido de mostrar as informações de forma clara e simplificada na tela. Nas palavras da Volvo, a marca diz querer que “que essas características tornem sua vida mais fácil e segura, em vez de criar mais distrações ou confusão”.

Volvo EX90 2024 - interior

A Volvo afirma que a transição de modos de condução será mais assertiva, com a alternância entre os modos manual, assistido e de condução autônoma (previsto para o futuro) feitas de forma intuitiva, sem esforço. Atualmente, os carros da Volvo têm o sistema Pilot Assist, que hoje é ativado por meio de botões no volante. Além disso, tem o modo de condução Drive Mode para alternar entre uma condução mais econômica ou com maior foco em esportividade, por exemplo, que pode ser selecionada pela tela vertical ou por um botão no console. Porém, a ideia da Volvo é deixar toda essa operação ainda mais fácil.

Assim como no lançamento da atual geração do Volvo XC90, que ditou o design de todos os outros modelos da marca, o EX90 servirá de inspiração com um conceito atualizado de interior. A tela principal vertical continua lá, sendo base para acesso ao navegador GPS, mídia e telefone, bem como demais funções básicas como o sistema de climatização. A marca afirma que, caso o motorista esteja estacionado ou dirigindo, ou mesmo numa ligação, uma barra contextual especial vai sugerir ações compatíveis com aquela situação.

Galeria: Volvo EX90 (interior)

Visualmente, o painel segue um conceito todo minimalista, com a tela vertical principal ficando ainda mais destacada, já que não está mais entre as saídas de ar (agora são horizontais) como no XC90. Já as informações focadas na condução ficarão concentradas numa tela menor horizontal posicionada logo atrás do volante, que exibirá velocidade, dados de autonomia e informações de direção. O estilo minimalista não estará apenas presente na cabine, como também no software (baseado no Android Automotive), com telas trazendo um layout bastante limpo e apenas com as informações necessárias.

Volvo EX90 2024 - interior

Com sensores e câmeras (serão 16 sensores ultrassônicos, 8 câmeras e 5 radares) que propiciam uma visão 360 graus do carro, a Volvo afirma que o SUV 100% elétrico EX90 vai reagir a situações ao seu redor de forma proativa, mesmo que o sistema Pilot Assist esteja inativo. Já em momentos em que o sistema estiver ativo, a Volvo garante que o carro “continuará informando o que está vendo no momento, e em que informações está agindo”.

"É tudo sobre fornecer-lhe as informações certas na hora certa", conta Thomas Stovicek, chefe de UX da Volvo Cars. "Queremos que sua experiência de condução seja focada, simples e segura. Como o carro também entende seu entorno e você melhor do que nunca, podemos criar uma situação ainda mais segura reduzindo a confusão do modo, a distração e a sobrecarga de informações".

Por fim, a boa notícia é que o Volvo EX90 já está pronto para a tecnologia de direção autônoma não supervisionada, o que quer dizer que no futuro (e quando a legislação dos países permitirem) o carro poderá rodar sem motorista no comando. O lançamento do novo SUV da marca está programado para o próximo dia 9 de novembro, com vendas a partir de 2023.


VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE:

Envie seu flagra! flagra@motor1.com
Edição atual
Brasil
INSCREVA-SE GRÁTIS

Deixe seus comentários