O lançamento da Peugeot Landtrek no Brasil e na Argentina está atrasado. A picape média, que já tem unidades pré-série sendo montadas no Uruguai, estava prevista para ser lançada por aqui ainda em 2022, mas executivos ligados à Stellantis confirmam que só veremos a picape em 2023, como disse Gabriel Cordo Mirando, gerente da Peugeot Argentina.
No entanto, enquanto a fábrica uruguaia espera por uma ordem para iniciar a produção em série, diversas unidades da Peugeot Landtrek camufladas começaram a circular no entorno da planta da Stellantis em Córdoba (Argentina). Os pilotos de teste tem dirigido perto da fábrica do Cronos e também das instalações em Oreste Berta. Poderia ser só um teste normal, mas parece ser bem mais do que isso.
Segundo apurado por Motor1.com Argentina, obtendo informações com fontes ligadas à fábrica, a presença dos protótipos da picape média faz parte de algo diferente: trata-se do Projeto KP1, que dará origem a uma picape média da Stellantis a ser produzida em Córdoba. A ideia do grupo nascido da fusão entre Fiat-Chrysler e PSA (Peugeot-Citroën) é aproveitar o desenvolvimento da Landtrek para produzir uma caminhonete do mesmo porte em Córdoba, usando a mesma plataforma e diversos componentes.
É um projeto ambicioso, que iria testar os limites e liberdades do grupo Stellantis em compartilhar desenvolvimentos, fábricas, fornecedores, departamentos de engenharia e até mesmo linhas de montagem. A ideia é que o Projeto KP1 seja baseado na Landtrek, mas que possa ser oferecido por outras marcas, como Fiat ou Ram. Não é uma ideia original. A própria Peugeot criou a Landtrek em uma parceria com a fabricante chinesa Changan, com quem tem uma joint venture no país asiático. Tanto é que estreou primeiro como a Kaicheng F70 antes da Peugeot lançar a sua própria versão.
Segundo o que ouvimos das fontes ligadas ao Projeto KP1, a fábrica em Córdoba já trabalha com diversas equipes para buscar a aprovação final do modelo, que deverá ser acompanhada por um anúncio de investimento para o complexo. Porém, as datas consideradas até o momento "não seriam antes de 2024".
Produzir uma picape média em Córdoba é um desejo antigo da Fiat. Tão antigo que as primeiras informações sobre uma possível caminhonete argentina surgiram quando Cristiano Rattazzi, ex-presidente da Fiat Argentina, falou a respeito durante o lançamento do Palio em 2009. Hoje, Rattazzi nem trabalha mais na Fiat e dedica-se ao mundo dos helicópteros, mas o sonho de fazer uma picape no país continua. A Peugeot Landtrek está atrasada, é verdade. Mas sua plataforma está perto de gerar boas notícias para a fábrica da Fiat Cronos.
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