Depois de estrear em mercados latinos como Uruguai, Chile, México e Paraguai, a picape Peugeot Landtrek parece finalmente próxima do lançamento no Brasil. Prova disso são as imagens deste flagra, que revelam a caminhonete praticamente sem disfarces rodando nos últimos testes antes da chegada oficial ao nosso mercado. A estreia acontecerá no fim do ano, em apresentação praticamente simultânea no Brasil e na Argentina.

Os dois mercados têm demandado atenção especial da Peugeot e são os mais importantes da região neste segmento. Não por acaso, a Landtrek destinada a ambos contará com diversas particularidades na comparação com as configurações que já são vendida em países vizinhos.

Galeria: Flagra: Fiat Argo 2023 e Peugeot Landtrek

A primeira delas diz respeito ao conjunto mecânico. Ao que tudo indica, a Landtrek que chegará às lojas brasileiras e argentinas terá motorização exclusiva. As principais apostas são no 2.0 turbodiesel de 181 cv e 40,8 kgfm de torque identificado pelo codinome PSA DW10. Já usado em diversos modelos do grupo Stellantis na Europa, o motor é considerado moderno, eficiente e capaz de atender às mais novas regras anti-poluição.

Além disso, poderá ser combinado com câmbio automático de 6 marchas da Aisin, tração 4x4 e caixa de redução. Para efeito de comparação, a Landtrek vendida nos mercados mexicano, chileno e uruguaio é equipada com motores 1.9 turbodiesel de 150 cv 35,6 kgfm de torque ou 2.4 turbo a gasolina de 210 cv e 32,6 kgfm. Nas pesquisas, estes propulsores não foram bem aceitos pelos consumidores brasileiros e argentinos.

Peugeot Landtrek

Outro diferencial para o Brasil será o país de origem da fabricação. Para cá, a picape não será importada da China, mas sim do Uruguai. A produção será realizada pela Nordex, empresa que já fabrica as vans Peugeot Expert, Citroën Jumpy e Fiat Scudo para o mercado brasileiro. A operação local será fundamental para facilitar a logística e evitar a cobrança de 35% de Imposto de Importação.

Quando estrear por aqui, a Landtrek marcará a volta da Peugeot ao mercado de picapes de 1 tonelada de carga, depois da finada 504 vendida na década de 1990. Brigará diretamente com Toyota Hilux, Chevrolet S10, Ford Ranger e companhia.

Flagra: Fiat Argo 2023 e Peugeot Landtrek

Fiat Argo 2023

Nas imagens, a Landtrek aparece ao lado de outro importante lançamento do grupo Stellantis para o Brasil: o Fiat Argo 2023. O hatchback aparece ainda bastante camuflado na dianteira, mas também já realiza os últimos testes antes da estreia oficial. Entre outras novidades, ganhará motor 1.3 Firefly associado ao câmbio automático do tipo CVT, exatamente como na picape Strada e no SUV Pulse.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com