A Porsche tem se envolvido em conversas sérias com a Red Bull sobre uma possível parceria na Fórmula 1. Mesmo que as discussões tenham chegado a um estágio avançado, o acordo foi cancelado e a fabricante de Stuttgart acabou sem ter um parcerio para entrar na categoria. No entanto, a marca continua interessada em entrar na principal competição de automobilismo do mundo e até mesmo a FIA confirma estes planos.
Nossos colegas do Motorsport.com reportam que a FIA enviou um comunicado após o encontro durante o Conselho Mundial de Automobilismo, que aconteceu ontem, falando sobre as regras da Fórmula 1 sobre motores para 2026. A mensagem não incluía nenhuma informação detalhada sobre os planos da Porsche para entrar na F1, embora confirme que ainda há o interesse por parte da fabricante.
"Em agosto, durante a corrida de Spa-Francorchamps, a Audi anunciou que entrará na temporada 2026 da Fórmula 1 como uma fabricante de motorização. Este anúncio foi endossado por um trabalho duro por todos os acionistas para desenvolver as novas regras. Temos que destacar que a Porsche ainda está discutindo com equipes da Fórmula 1."
Porsche F1 - Projeção por Camille De Bastiani
Isto é, literalmente, tudo o que a FIA tem a dizer sobre os planos da Porsche e o Motorsport.com vê a Williams como o novo parceiro mais provável. Também há a possível entrada da equipe Andretti, o que seria uma oportunidade para a Porsche. Andretti tem buscando uma vaga na Fórmula 1 há um tempo, mas as outras equipes têm mostrar uma resistência contrária. A inclusão de uma fabricante como a Porsche poderia mudar este panorama.
Porsche F1 - Projeção por Camille De Bastiani
A Porsche a Red Bull estavam em uma negociação bem avançada, chegando ao ponto que até buscou permissão da FIA e da Liberty Media (dona da F1) para aprovar a proposta. Porém, a Red Bull mudou de ideia e decidiu que "o DNA das duas empresas é bem diferente" e que isto poderia comprometer a independência da Red Bull. A Porsche, por sua vez, não ficou feliz com o fim das discussões e, em setembro, parecia que as suas opções eram bem limitadas.
No começo de setembro, o Motorsport.com relatou que a Porsche queria adquirir 50% das ações da equipe da Red Bull na Fórmula 1. Aparentemente, a Red Bull não gostou nem um pouco desta ideia e cancelou a negociação.
Fonte: Motorsport.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Jipe projetado pela Porsche na Guerra Fria renasce em Itu após 70 anos
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
Carro da Xiaomi acaba de destruir um recorde da Porsche
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Porsche 911 manual voltará ao Brasil na versão Carrera T 992.2
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
Porsche: "há uma tendência clara'' de preferência por carros a gasolina