Renault 5: futuro hatch elétrico também será vendido no Brasil
Modelo será ocupará espaço do Zoe ao se posicionar entre os elétricos Kwid e Megane
Após o lançamento do Renault Kwid E-Tech elétrico e da apresentação do novo Megane E-Tech Elétrico, a marca francesa prepara o caminho para a chegada de mais um modelo 100% elétrico: o Novo Renault 5.
Inspirado em um clássico do passado, o novo Renault 5 chegará ao mercado aos principais mercados da marca em 2024. Com um visual mais esportivo, será o sucessor em termos de preço e posicionamento do atual Zoe. E a chave para sua vinda ao mercado brasileiro é justamente o Zoe, pois a estratégia é a de que o novo Renault 5 elétrico também o substitua por aqui.
Renault 5 Concept mostrado no Salão de Paris
Por enquanto, o hatch compacto apareceu apenas como conceito inspirado no mítico R5. Nós fomos até a França e o conferimos de perto no Salão de Paris. Embora seja um carro compacto, deve oferecer um espaço interno semelhante ao do Zoe por ter sido totalmente concebido na plataforma CMF-B EV, uma derivação para modelos elétricos derivada da base CMF-B, o que permite o melhor aproveitamento do espaço interno e acomodação das baterias otimizado no assoalho.
Futuro Renault 5 será um hatch compacto 100% elétrico
Outro ponto de muito expectativa foi antecipado por Luca de Meo, CEO do Renault Group, é referente ao seu preço. A versão de produção do Renault 5 será oferecida "a um preço que um grande número de pessoas pode pagar", disse o executivo. Na Europa já se fala que será mais barato até que o Zoe, parte por conta da nova plataforma e parte por evoluções da bateria que a deixarão mais barata. Espera-se que por lá custa cerca de 20.000 euros. Para se ter uma ideia do que isso significa, o Zoe custa 33.700 euros (com o bônus de 6.000 euros dados pelo governo cai para 27.700 euros).
O modelo será o sucessor natural do Renault Zoe em todos os mercados
Aqui no Brasil será posicionado entre o Renault Kwid E-Tech Elétrico e o novo Megane E-Tech Elétrico (que chega em 2023). Motor1.com conversou com executivos da marca que sinalizaram que o seu lançamento deve seguir cronograma semelhante ao do Megane, ou seja, poucos meses após o início das vendas no mercado europeu, o que na prática, deve mesmo ser em 2024.
Novo Renault 5 ao vivo
A Renault convidou o Motor1.com/InsideEVs.com Brasil para visitar o Salão do Automóvel de Paris para sentir um pouco do que a marca está preparando para o futuro. A estrela do seu estande foi o Renault 4Ever Trophy (veja aqui), conceito que antecipa um futuro SUV da marca, e logo em seguida, o conceito do Renault 5.
É um carro que a marca conseguiu se inspirar no clássico do passado em uma releitura moderna, com linhas atraentes e porte interessante. A boa notícia desta nova era de elétricos é que, mesmo compacto, pode oferecer um espaço interno otimizado com o posicionamento das rodas bem mais próximos dos para-choques (aumentando o entre-eixos).
Algumas firulas, como a inscrição Renault em LED nos para-choques, retrovisores finos e acabamento do teto com uma espécie de tecido. Fora isso, todo o restante deve estar no modelo de produção. Inclusive a faixa de LED que integram as duas lanternas, com o emblema do losango descentralizado.
Retrovisor fino característico de carros conceito deve dar lugar a um equipamento tradicional
Para que você possa ter uma ideia do porte, imagine o Mini Cooper SE, Peugeot e-208 e Fiat 500e, por exemplo, mas como se trata de um carro de concepção mais moderna, sempre com 4 portas e espaço utilizável para 4 pessoas. Será uma opção bem interessante, ainda mais se a marca realmente conseguir atingir a meta do preço de 20.000 euros.
Viagem à convite da Renault do Brasil
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novos SUVs da Renault terão 'menos cara de SUV' a partir de 2028; entenda
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Renault volta atrás e garante que Clio terá nova geração; veja projeção
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Ausente desde 2021, Renault relança o Kwid na Argentina
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Renault Stepway, Sandero e Logan recebem nota zero em teste de segurança